"Ninguém consegue sucesso sem se capacitar para ler adequadamente. Através do hábito da leitura, as novas gerações poderão ampliar o seu vocabulário e readquirir a imaginação criativa para fortalecer a busca do aprendizado contínuo, tão necessário em nossos dias de profundas mudanças". A afirmação, do escritor Benedicto Dutra, define o principal objetivo do seu novo livro "Conversando com o Homem Sábio – A Visão de um Melhor Futuro".

Com edição e produção aprovadas pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, a obra visa contribuir para a formação de jovens estudantes e terá sua edição inicial doada às escolas da rede pública de ensino. "Queremos incentivar inspirações enobrecedoras e atitudes positivas em relação à vida, oferecendo aos professores e educadores em geral um apoio para motivar os alunos, desenvolvendo um ambiente de mútua consideração e respeito", diz o escritor. "Além disso, vamos prosseguir levando o livro aos estudantes e ao público em geral, através de palestras, divulgações e novas edições", acrescenta Dutra.

Segundo Dutra, ensinar as novas gerações a ler, escrever e usar o computador não é suficiente. "Devemos despertá-las e prepará-las para assumir a posição de seres humanos que saibam cuidar do planeta e beneficiar a vida em todos os sentidos, com a certeza de que, dessa forma, alcançaremos um futuro melhor", afirma.

Tendo como cenário a excitante cidade de São Paulo, "Conversando com o Homem Sábio – A Visão de um Melhor Futuro" narra a busca de um jovem pelo real sentido da vida. Em meio à riqueza, à pobreza, a conflitos e inquietações e esbarrando em muitos obstáculos para alcançar essa compreensão, ele percebe a sobrevivência e a conquista da felicidade se tornarem cada vez mais difíceis.

Em sua caminhada, vê claramente as novas gerações ansiosas por um novo rumo para a nossa trajetória, mas sem o devido preparo, a coragem e perseverança indispensáveis para enfrentar grandes desafios. Depois de tantas andanças, já desanimado, finalmente o jovem encontra o Homem Sábio e adquire uma nova forma positiva de enfocar os acontecimentos, passando a ver com clareza o sentido da existência, o que o torna capaz de relacionar-se melhor com o mundo que o cerca — sua família, seu trabalho e o convívio em geral.

"O livro fala de propósitos de vida e do significado da vida, ambos extraviados nesta fase de pouca cultura e muitas informações. Estamos no século XXI, a tecnologia já deu passos largos em inovações, mas o ser humano ainda não alcançou a verdadeira consciência humana, indispensável ao progresso harmônico e pacífico", afirma Dutra.

Segundo ele, é preciso surgir um novo foco na educação, voltado prioritariamente para o desenvolvimento do ser humano que sabe harmonizar intuição e raciocínio. "Precisamos ensinar o jovem a não se deixar abater, a ser autoconfiante, a evoluir e alcançar suas metas sem ser dominador, sem ferir o próximo com arrogância e truculência. Assim, ele será feliz e atuante, saberá como realizar seus sonhos e tudo em sua vida terá sentido", completa.

Atualmente, o autor trabalha no desenvolvimento de um projeto para dar continuidade à distribuição de livros paradidáticos de sua autoria, com o apoio de prefeituras em todo o país, visando atingir o maior número possível de alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas.

* Benedicto Ismael Camargo Dutra, graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, é articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. Atua na coordenação dos sites www.library.com.br e www.vidaeaprendizado.com.br e é autor dos livros  Encontro com o Homem Sábio, Reencontro com o Homem Sábio,A Trajetória do Ser Humano na Terra e Nola – o Manuscrito que Abalou o Mundo, editados pela Editora Nobel com selo Marco Zero. E-mail: [email protected]