Muito tenho observado que o assunto das pessoas tem girado em torno de problemas; crise financeira e política, violência. Não basta falarem e terem acesso as notícias por meio dos veículos de comunicação, precisam postar nas redes sociais. Isto me dá a sensação de que elas se acostumaram a falar e viver neste clima e não percebem o mal que estão fazendo para si.

            Claro que ninguém vai viver de forma alienada negando o momento que estamos vivendo, mas não podemos paralisar frente a crise. Temos que procurar meios para sair dela, buscando alternativas, sendo criativo, procurando não se alimentar só de notícias negativas como muita gente faz. Existem pessoas que estão paralisadas frente a crise e não conseguem fazer nada.

            Outro dia escutava duas pessoas conversando e uma delas disse que já estava acostumada a sofrer e fiquei desconfortável ao escutar isto, mas como eu não fazia parte da conversa, não podia dizer nada. Porém, fiquei pensando o que faz uma pessoa a se acostumar a sofrer. Este não é um caso isolado, vejo que as pessoas estão sofrendo muito, seja pelo motivo que for. Algumas potencializam situações que poderiam ter ocorrido, mas não ocorreram e sofrem por isto. Outras catastrofizam o momento que estão passando, se lamentam, sofrem e quando lhe são apresentadas possíveis alternativas para sair do problema, não aceitam. Verbalizam que não vai dar certo, mesmo sem tentar. Isto denota o quão presas estão no sofrimento e a dificuldade que têm de se desvencilhar do mesmo.

            Este tipo de comportamento deve ser compreendido como sintoma, apesar de conscientemente todo mundo dizer que não quer sofrer. Procurar culpados para justificar a sua situação é um ato pueril, porque ninguém pode ser responsabilizado pelas nossas escolhas, atitudes, pensamentos, crenças, etc.

            O primeiro ponto que deve ser pensado é porque a pessoa precisa estar na situação em que se encontra. Depois pensar porque precisa ficar se alimentando de notícias que só retratam crise, violência, impunidade; qual o ganho secundário que está tendo com isto, no que isto poderá lhe ajudar. Para tanto, é necessário que a pessoa deixe um pouco o externo e sintonize consigo mesmo a fim de encontrar as respostas que busca.

            Outro ponto a ser destacado é a maneira como a pessoa olha para situação ou fato ocorrido, se perceber como um problema, com certeza irá sofrer. Agora, se ao se encontrar em uma situação delicada pensar sobre o que aquela situação tem a lhe ensinar, quais as transformações que poderão ocorrer a partir daquela situação ou fato, com certeza, sofrerá menos, aprenderá mais e levará a vida com mais leveza.

            Desintoxicar-se dos problemas e procurar olhar às situações que se apresentam com um novo olhar colabora para eliminar vários sintomas como raiva, angustia, irritação, intolerância, impaciência, etc; melhora o humor, permite a pessoa estabelecer relações mais saudáveis e mantém a vida em equilíbrio, isto é o que na maioria das vezes as pessoas almejam, porém, comportam-se e conduzem suas vidas de maneira que não conseguem ir ao encontro do que buscam e vivem em eterna luta interna e sofrimento. Liberte-se dos problemas, reveja a sua maneira de olhar para vida, livre-se de crenças e de pensamentos que só lhe geram sofrimento, reveja suas atitudes e siga em frente confiante, pois com certeza viverá melhor, conseguindo enxergar os encantamentos que a vida oferece a todo momento.