A imponente Sé-Catedral e o colorido Mercado do Bolhão são apenas alguns dos pontos turísticos mais conhecidos do Porto mas esta cidade ainda tem outra carta na manga que assombra os seus visitantes: a Livraria Lello e Irmão. O escritor espanhol Enrique Vila-Matas descreveu-a como “a livraria mais bonita do mundo” e o diário inglês The Guardian reiterou esta ideia ao catalogá-la como a terceira livraria mais bela do planeta.

J.K. Rowling, a escritora de Harry Potter, também sucumbiu ao encanto deste local. Por isso, algumas das cenas da sua popular saga são passadas precisamente entre as estantes desta livraria. E na verdade parece difícil imaginar um cenário mais adequado para dar vida a um mundo mágico.

A jóia neogótica que brilha com uma luz centenária

Situada no centro do Porto e a poucos passos da Torre dos Clérigos, verá surgir quase imediatamente a sua fachada de um branco acinzentado, onde se destaca a inscrição em letras góticas “Lello e Irmão”. Os restantes detalhes modernos e neogóticos não são mais do que uma pequena degustação do que irá encontrar no seu interior.  

Quando atravessar o seu umbral vai parecer que está a entrar num mundo de fantasia. Porém, esta livraria não é só um sítio onde comprar livros, as pequenas salas de leitura que podem ser encontradas no segundo andar incitam a beber um chá enquanto desfruta de uns versos do Pessoa.

O mais interessante é que esta livraria existe desde 1906 e cada detalhe mantém-se fiel à decoração original. Certamente que não vão passar desapercebidas as enormes estantes que chegam ao teto e que se encontram repletas de livros. No entanto, a sua escadaria de madeira lavrada é a protagonista absoluta. Os reflexos cor de mel da madeira contrastam delicadamente com o vermelho intenso do tapete e dominam todo o ambiente.

Só depois de os seus olhos se habituarem a tal gosto tão refinado e cerrado, irá reparar no precioso e colorido vitral que projeta a luz natural no interior das salas de leitura. Bem como no teto refinadamente trabalhado com arabescos de gesso que se assemelham a madeiras nobres.

Se ficou com vontade de visitar esta livraria, deve saber que ela se encontra situada no número 144 da Rua das Carmelitas. Na verdade, se optar por um dos hotéis no Porto situados no centro histórico, poderá chegar até lá a pé.