Nossa literatura esta ficando para trás, e nos não estamos fazendo nada para corrigir isto, ela esta acabando em todos os lugares e aonde ela mais deveria existir em nossas escolas.

  A literatura é muito importante e devemos começar a se preocupar com o estado critico que ela esta há muito tempo caindo. Nossos professores de hoje no ensino médio não pedem mais para lermos livros, e isso já vem dos nossos livros didáticos que só trazem trechos de livros e textos que seriam importante nossos alunos lerem, e esses professores estão muito preocupados em perguntas toscas,como quem é o autor?Quem é o personagem principal?Onde se passou essa historia? Ou ate mesmo só na gramática. Eles não conseguem perceber a riqueza de sabedoria que os livros literários nos trazem, agora o porquê eles não conseguem perceber isso? Por que isso já esta vindo de anos atrás, nossa literatura esta há anos se decaindo e quase ninguém consegue ver isso. Pois os políticos só pensam em mandar livros didáticos e receber propinas, mudar nossa gramática para encher mais um pouco o bolso deles.E nos cidadãos o que estamos fazendo?Nada, absolutamente nada.

  Devemos mudar esse quadro principalmente os estudantes de Letras têm que começar a ler mais para poder chegar na hora de dar uma aula mostrar o amor as aventuras que um livro pode trazer, mais tem que mostrar com muito amor, porque não tem como passar uma coisa para o aluno sendo que o professor não adquiriu. Pelo exemplo um professor que quando estudava leu um livro muito interessante e chega à sala de aula e fala para seus alunos, como foi bom ler aquele livro, seus alunos vão ficar curiosos e vão atrás para saber mais.

   E como nossos jovens de hoje anda muito interligados na internet e televisão eles se interessam por essas coisas. E que ver eles curiosos e entusiasmados de uma coisa que esta no momento, por exemplo, Crepúsculo fala para eles que primeiro eles vão ter que assistir ao filme e depois eles vão ler a o livro Crepúsculo e escrever o que eles acharam e as diferenças do filme para o livro. Eles vão adorar e vão perceber que o livro tem mais detalhes, a imaginação fica livre daquelas imagens já prontas, e é assim que devemos começar, pois tudo tem que começar do degrau de baixo não adianta começar de cima por que eles vão assustar e não vão querer ler nunca mais, pois é igual aquela frase “a primeira imagem, é a que fica”.

  Por tanto devemos dar o primeiro passo e começar por nos, para quando chegarmos como docentes poder ensinar com amor.