1. Introdução

                A atual situação educacional aponta para novas e radicais mudanças no processo ensino-aprendizagem, pois estamos frente a um mundo globalizado com grande quantidade de informação e difusão de conhecimentos, e a função social da escola e do educador mudou muito ao longo dessa trajetória educacional, o professor deixou de ser o detentor do conhecimento e passou a ser um mediador desse processo.

           É possível verificar assim, que a atual situação em que se configura a educação do Brasil nos remete a uma grande renovação tanto na relação professor aluno, quanto  nas metodologias de ensino ou seja  a forma  de conduzir o processo de ensino  aprendizagem na sala de aula . Pois nos dias atuais é inadmissível que eduquemos nossos alunos por aquele velho e tradicionalista método onde só o professor fala e o aluno escuta e decora de forma passiva, mas infelizmente isso ainda acontece, por que a escola de hoje configura-se como uma das instituições mais difíceis de se produzir mudanças significativas; isso acontece devido a grande resistência principalmente da  parte  dos educadores  em  renovar suas metodologias e a forma de ensinar e  relacionar-se  com  o educando, mas isso   não  é privilegio  de uma disciplina  ou  outra   isso  acontece   na  grande maioria  e com grande  parte  dos educadores brasileiros.

              Mas vamos nos ater aqui apenas ao ensino de literatura e suas metodologias que é o foco principal de nosso estudo e assim como as demais disciplinas e professores também  encontram-se  arraigados a aquele  velho sistema tradicionalista de ensino focado   na memorização  dos conteúdos  propostos pelo professor.

            Diante do contexto aqui apresentado, faz-se necessário refletirmos sobre a forma com que o ensino de literatura vem sendo trabalhado nas escolas de ensino médio, para isso  vamos analisar as metodologias utilizadas pelos  professores, a forma com que o aluno  ler e se  relaciona  com o texto , bem  como  o material  didático  utilizado  em sala de aula. 

Assim, este trabalho busca enfatizar como se processa a prática do ensino de literatura no contexto escolar. Diante disso, a relevância desta reflexão consiste em identificar os déficits do ensino de literatura e propor melhorias no que refere a  metodologia adotada  pelos professores.

        Nessa perspectiva, este trabalho objetiva-se a analisar as metodologias de ensino, a sua prática em sala de aula e sua relação  com o processo  de ensino-aprendizagem.  E especificamente constar se estas contribuem para o crescimento do educando como leitor e como critico literário.      

          Para tanto traçou-se   um roteiro  para observação  das turmas de 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio em duas escolas públicas tradicionais  localizadas no  centro  da cidade   de Picos- PI . Para que a partir dessa realidade observada possamos traçar  um perfil   de  como  se encontra o ensino  de literatura  nos dias atuais e  a partir deste  perfil  tentarmos  apontar  soluções  práticas  para complementá-lo ou  melhorá-lo.