Associação de Ensino Superior da Amazônia
Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia ? FARO









Docente: Neusa Rocha
Discente: Maria Nilce S. Monteiro















LITERATURA INFANTIL
















Porto Velho ? RO
Setembro/2008
1. Título: Maria e o boneco de neve
Autor: Maria José Sacré
Temática:
Maria vivia com seu pai numa floresta, no inverno quando a neve cobria tudo de branco, enquanto seu pai saia para trabalhar, Maria ficava cuidando da casa. Um dia, resolveu fazer um boneco de neve...
Todos dormiam calmamente na casa, quando uma estrela desceu do céu e ficou rodando o boneco, foi então que o milagre aconteceu. Lentamente nos seus olhos começou a surgir um brilho azulado, enquanto suas mãos e seus pés começaram a se mover. Então ele andou...

2. Título: Ali Babá e os 40 ladrões
Autor: Roberto Belli
Temática:
Esta história fala de um homem que viajava muito pelo reino informando as notícias para o rei.
Em uma de suas viagens encontrou um tesouro que foi escondido por 40 ladrões. Ali Babá ficou tão feliz que foi ao reino pedir a filha do rei em casamento, os dois casaram e viveram felizes para sempre.

3. Título: O burro e a pele de leão
Autor: Esopo
Temática:
Certo dia um burro passava por uma estrada no meio do bosque e deparou com um leão que na verdade não era leão de verdade, e sim somente uma pele enfiada na árvore.
Pensou com ele mesmo: esta pele será muito valiosa para mim. Logo vestiu e saiu para aprontar uma brincadeira com os outros animais que tinham medo do leão; assustou todos os animais, mas não conseguiu assustar a raposa porque ela foi esperta e reconheceu a fala do burro.

4. Título: A princesa e o sapo
Autor: Roberto Belli
Temática:
Nesta história, a princesa além de ser muito bonita era muito bondosa, ela tinha um amiguinho que a ajudava nas horas de perigo...
O sapo passou a perseguir a princesa em todo lugar, mas a moça nem imaginaria que aquele sapo um dia pudesse virar príncipe... Assim ele se apaixonou pela princesa e pediu a mão dela em casamento, fizeram uma linda festa que durou uma semana inteira; então os dois juntaram dois reinos e foram felizes para sempre.

5. Título: Raquel
Autora: Valéria Freitas
Temática:
A história que Raque e Jacó é uma linda história de amor, por ser a filha mais nova não podia se casar antes da mais velha; ela cuidava do rebanho de seu pai que se chamava Labão.
Por amor a Raquel, Jacó serviu a Labão durante sete anos que lhe pareceram poucos dias, mas Jacó foi enganado por Labão que lhe deu a filha mais velha em casamento; quem ele amava realmente era Raquel, passou então mais sete anos trabalhando para Labão até se casar com ela.

6. Título: O leão e o ratinho
Autor: Esopo
Temática:
Conta à fábula que um ratinho pôs-se a passear nas costas do leão quando ele estava dormindo.
Mas leão acordou e o ratinho gritou pensando que seria devorado, o leão pensou: como pode um bichinho desse tamanho me ajudar em alguma coisa. Quando e leão caiu em uma armadilha o ratinho lhe ajudou.

7. Título: A conversa de Serafim
Autora: Cristina Porto
Temática:
Nesse texto, uma menina muito sapeca queria saber do início do mundo, na escola ela não gostava de fazer a tarefa e quando crescesse queria ser prefeita da cidade onde morava.

8. Título: A planta e o vento
Autor: Camargo Silva
Temática:
Nessa história a planta é desanimada por saber que tem muitas sementes e não pode sair do lugar para secá-las.
Então ela descobre que esse é o trabalho do vento, sentiu-se muito alegre ao ver que suas sementes, uma a uma estavam voando que nem pára-quedas.

9. Título: A conversa das palavras
Autora: Jandira Masur
Temática:
A história fala que as palavras resolveram conversar e que cada uma contaria a sua significação, a palavra livro falou que era um cofre inventado para guardar os pensamentos.

10. Título: O menino e a lua
Autor: Pontes Neto
Temática:
Havia menino gostava de ficar olhando e céu pela janela de seu quarto, certa noite quando estava na janela viu uma linha pendurada e piscou quente. Ele puxou e nem percebeu que vinha algo na linha, era a lua cheia de luz e toda prateada.

11. Título: A árvore e a onça
Autor: Roberto Saliro
Temática:
Era uma árvore grande e frutífera, de muitas flores e de frutos docinhos. Um dia dois homens quiseram cortá-la, mas nesse mesmo instante apareceu uma onça pintada e avançou neles, eles saíram correndo.
A onça deitou-se em baixo da árvore, ela sai somente para caçar; até hoje a onça vive em baixo da árvore.

12. Título: A perereca sapeca
Autor: Mario Barata
Temática:
Muita gente tem medo de perereca, mas não teriam se conhecesse a Teca. Ela é esperta, engraçadinha e muito sapeca; enquanto pula para lá e para cá, Teca se alimenta de insetos e ajuda a manter a vitalidade das plantas.

13. Título: Uma noite muito barulhenta
Autora: Diana Hendry
Temática:
Ratinho fica com medo quando vai dormir. O que será aquilo soprando e bufando? Será um fantasma gritando: "uuuuuuuuuu"? Perguntou para o ratão, mas ratão não quer dividir a cama e está certo de que ratinho deve dormir sozinho.

14. Título: O menino e a bola
Autor: Raquel
Temática:
Em o menino e a bola, Simone Goh e Ana Raquel fazem nossa imaginação correr e saltar no campo dos sonhos, para que possamos perceber que o coração deve ser a morada daquilo que amamos.

15. Título: É o bicho futebol clube
Autor: Guto Lins
Temática:
É o bicho futebol clube, um livro com um jogo no meio, ou um jogo cercado de livro por todos os lados? Entre também neste jogo, o respeito, a igualdade, a solidariedade, a ética e a pluralidade cultural.
É o bicho futebol clube ? bate bola, você também pode jogar

16. Título: O perde-tudo
Autora: Maria Mazetti
Temática:
Até para sair o perde-tudo perdeu... Perdeu a porta, teve que fazer um buraquinho na casa. Deus um trabalho!
Tomara que ele não perca mais nada.

17. Título: A onça lograda
Autor: (Adaptação de história do folclore)
Temática:
Certo dia, a onça saiu procurando comida, em cima de uma árvore, a onça viu uma araponga dormindo... Quando percebeu que ia virar almoço de onça, a araponga pediu para cantar pela última vez. E a onça deixou.
Então, a araponga cantou forte, bem na orelha da onça. A onça se assustou e caiu da árvore, soltando a araponga que voou para longe.

18. Título: Bom-dia, todas as cores!
Autor: Ruth Rocha
Temática:
Quando o sol começou a se pôr no horizonte, Camaleão resolveu voltar para casa, estava cansado do longo passeio e mais cansado ainda de tanto mudar de cor. Entrou na sua casinha e lá ficou a pensar:
Por mais que a gente se esforce não consegue agradar a todos. Alguns gostam de farofa, outros preferem farelo... E se não fossem os gostos, que seria do amarelo?

19. Título: A nuvem
Autor: Lúcia Pimentel Góes
Temática:
A nuvem estava no céu, era comprida. Veio o vento e enrolou a nuvem... Mas a nuvem gostava mesmo era de chover, então escureceu e ficou bem escura. Aí se transformou em milhares de gotinhas.
As gotinhas começaram a pingar: primeiro devagar, depois com força. Caiu uma chuvarada.

20. Título: A cama cobertina
Autor: Sylvia Orthof
Temática:
Cobertina era uma cama muito bagunçada, vivia toda desfeita, sem coberta, escancarada. Em cima de cobertina havia sapato e gato, rato, bandeja de café, chinelo...
Cobertina tinha dois lençóis, amassados, bem jogados e um cobertor que era assim: tinha alergia à lã e pula.

21. Título: Eugênio, o gênio
Autor: Ruth Rocha
Temática:
Desde pequeno, Eugênio era assim: empacava para comer, empacava para dormir, empacava demais para vestir... A mãe comentava: este menino tem um gênio... O pai confirmava: igualzinho ao avô...
Eugênio só desempacava depois que o pai suplicava: meu filhinho, bonitinho, faz a vontade do papai... Eugênio fazia pose e declarava: como é para o bem de todos... ? e desempacava.

22. Título: A rainha dos pavões
Autor: Rideel
Temática:
Ao ver a linda Renata, o rei se encantou. Apaixonado propôs-lhe casamento, ao mesmo tempo em que mandou soltar os irmãos Ricardo e Rogério, a malvada criada e sua filha foram trancadas numa escura prisão.
Os pavões agora estavam protegidos, e o cãozinho esperança, a partir daquele dia, foi alimentado com as mais finas comidas.

23. Título: A sementinha
Autor: D?Olim Marote
Temática:
Dentro de uma bagaço de laranja, já bastante ressecado, vivia uma sementinha. Que tristeza! ? diziam todos. ? Vai morrer ali sozinha. Um dia, passou um vento forte e... Zum! Levou a pequena semente e depositou num bom terreno.
E deitou-se na terra fofa e macia para receber as lágrimas da chuva sobre o seu rostinho seco.

24. Título: A salvação do passarinho
Autor: D?Olim Marote
Temática:
Vários dias se passaram e Piu-Piu continuava na gaiola, estava tão tristonho que já nem cantava mais. Quando menos esperava, viu à sua frente dois olhinhos negros e vivos, que o observavam com grande curiosidade. Era uma criança.
? Solte-me! Não agüento mais ficar aqui! A avezinha não precisou dizer mais nada; a acriança abriu a porta da gaiola e o canarinho voou feliz, em busca da liberdade.

25. Título: O elefante acrobata
Autor: D?Olim Marote
Temática:
Zimbo era um elefantinho do circo Zabumba, Zimbo viva muito triste, sabe por quê? Ele era tão desajeitado que não aprendia a fazer nada no circo. Um dia o treinador do circo lhe disse: se você quiser, aprenderá qualquer coisa. É só treinar.
Depois de algum tempo, não havia outro elefante que fizesse qualquer acrobacia melhor que ele. Subia no bumbo, tocava tambor com a tromba e dançava nas patas traseiras...