LITERATURA INFANTIL: UM RECURSO EDUCACIONAL PARA O ENSINO EAPRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Lidiane de Souza Assante (1); Wesley Gomes Feitosa(2)

Centro Universitário do Norte/LaureateInternationalUniversities

[email protected]/ [email protected]

Resumo: O presente artigo teve como objetivo analisar a Literatura Infantil como recurso educacional para o ensino-aprendizagem da língua portuguesa, aplicando estratégias de leituras e escrita diversificadas em atividades de interpretação textual dos alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Pedro Silvestre, onde foi possível constatar a inovação, no que diz respeito ao objeto abordado. Desta forma, o problema e as hipóteses levantadas confirmaram que há aproveitamento e interesse dos alunos no desenvolvimento de textos e de outras leituras com base na Literatura Infantil. Com isso seguiu-se por um caminho educacional tornando importante para o processo da leitura, interpretação textual e a valorização da Literatura em sala de aula, pois os temas são do interesse dos jovens adolescentes e partem sempre do conhecimento prévio de cada aluno, buscando uma aprendizagem significativa que desperte o prazer em aprender. Predispomos, assim, à curiosidade, criatividade e ao pensamento reflexivo para solução de situações-problema e o desenvolvimento da autonomia.

 

Palavras-chave: Literatura Infantil, Interpretação Textual, Leitura e Escrita no Ensino Fundamental.

 

1 INTRODUÇÃO

 

Trabalhar o ensino-aprendizagem através da Literatura é uma das tarefas mais difíceis, haja vista o grande desinteresse dos alunos pelo ato de ler. Daí a importância de dar ênfase, neste artigo em que estará voltada a Literatura Infantil, a fim de resgatar o gosto pela leitura de livros que lhes possibilitem entrar no universo de sonhos, magia e o fantástico que os textos infanto-juvenis oferecem.

A Literatura Infantil na vida dos jovens alunos nas escolas públicas do nosso Estado poderá se constituir de grande importância para o desenvolvimento mental e intelectual. O conhecimento é adquirido continuamente, o gosto pela leitura deve acontecer de maneira espontânea, através da participação da comunidade, pais e escola trabalhando em prol do crescimento dinâmico, criativo e construtivo do ser. Favorecer essa base de forma saudável e proveitosa é fazer com que o aluno aprenda com entusiasmo e interesse.

A leitura, como atividade de mundo em que o sujeito pertence ao domínio dos intelectos capazes de atuarem como cidadãos, é tornar o leitor crítico, não apenas um decifrador de sinais, mais sim um ser cooperativo para construir o universo textual a partir das indicações que lhes são fornecidas pelo autor e, com isso, sendo o sujeito do processo de ler e entender o mundo.

É necessário saber que num ambiente de aprendizagem devem ser consideradas, condições cogentes para uma educação em que os alunos permaneçam o tempo necessário com sucesso, prazer e, principalmente, liberdade de expressão e alegria.

Entende-se que educação é um processo de construção coletiva, contínua e permanente de formação individual. A escola é local privilegiado e restrito dessa formação, porque buscam alternativas para se trabalhar com conhecimento, valores, atitudes e construtor de hábitos.

Mostrar que a literatura infantil trabalhada desde a alfabetização até ensino fundamental (1ª a 8ª série) valorizaria a leitura como meio de comunicação mais bem visto na sociedade.

Assim, com a intenção de verificar pontos estratégicos para interpretação textual, leitura e escrita, procuramos trazer para o meio educacional, principalmente ao ensino fundamental, a literatura infantil, por ver a dificuldade na interpretação textual (leitura e escrita) dos alunos, deduzindo que se cogitarmos com este tipo de leitura, construiria e contribuiria com um ensino diferente, ajudando-os, a saber, ler, escrever e, principalmente, a desvendar textos, seja ele na disciplina de Língua Portuguesa ou nas demais matérias que requeiram um trabalho de enunciado e enunciação.

Então, a proposta foi trabalhar os textos literários infantis em sala de aula para que ajudassem os alunos a decodificar os enigmas existentes, seja na oralidade seja na escrita. Pois, apesar de falarmos que literatura infantil é uma ficção, aborda um ou vários problemas, seus textos não são óbvios, discursivos ou demonstrativos. Mas são capazes de envolver por completo o leitor, porque o fantástico assume o caráter de aventura, às vezes simbólico, subordinado à função puramente ideológica de provocar e experimentar a verdade.

Com isso, o referencial teórico notório neste artigo científico nos permite como sugestão de ensino - a Literatura Infantil como mais um recurso ao ensino-aprendizado da Língua Portuguesa.