Introdução

O trabalho com literatura infantil, em sala de aula, requer condições favoráveis para a prática em questão que não se restringe apenas aos recursos materiais disponíveis, e sim, despertar o hábito de ler no alunado, e cabe à escola, por sua vez, assumir o verdadeiro papel na formação de leitores, convertendo a literatura e a leitura em um objeto de aprendizagem.

A principal dificuldade é que os alunos não despertaram para a importância do hábito da leitura, nem tão pouco os educadores se deram conta de que a Literatura Infantil é uma via importante que permite o contato direto com a leitura e o conhecimento, neste sentido, esta problemática despertou o interesse de trabalhar com a literatura infantil voltada para a leitura.

Para tanto, faz-se necessário indagar: que tipo de estratégias os educadores têm adotado para que seus alunos estabeleçam uma relação importante entre o hábito de ler e o mundo no qual está inserido?

É imprescindível enxergar com novos olhos o verdadeiro, o universo mágico e encantador do livro em sala de aula e, consequentemente, entende-se aí toda a prática cotidiana do aluno. È neste sentido que este trabalho objetivará despertar no aluno o prazer pela leitura através da literatura infantil, oferecendo-lhe oportunidades para que se tornem leitores assíduos, o que constitui um direito que nem sempre tem  merecido à devida atenção no âmbito escolar.

Este estudo buscou apresentar as inúmeras possibilidades que a literatura infantil pode proporcionar ao leitor em formação, como também o estudo do tema é importante para todos aqueles que fazem parte deste processo de educar. 

Literatura infantil: um pouco de sua história 

Há muitos anos a literatura infantil era vista apenas como forma de entretenimento, como um brinquedo, algo que pudesse ser de muito valor para a formação da consciência humana. Com o passar dos anos esta concepção foi sendo modificada, as novas gerações puderam perceber que é na literatura que os seres humanos têm a oportunidade de ampliar, transformar e enriquecer sua própria experiência de vida, aos poucos, a literatura infantil foi ocupando seu espaço e abrindo possibilidades.

A arte de contar histórias é praticada há anos, mas a sua valorização vem sendo destacada cada vez mais nos dias atuais, visto que seu grande objetivo não é só o entretenimento, mas abrir novos caminhos e formando cada vez mais o leitor para a aquisição do conhecimento, e é neste sentido que a autora Abramovich aborda:

Ah, como é importante para a formação de qualquer criança ouvir:

Ah, como é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor, é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo... (1997: 16).

Na realidade, as histórias prendem a atenção das crianças e dos adultos fazendo com que, através da informação, haja socialização, mas para isto, é preciso que o contador de histórias seja influenciado, e a serenidade aconteça de forma espontânea.

Originado da camada burguesa, a literatura infantil é hoje um dos principais produtos culturais, acessíveis a muitos, sendo que os primeiros textos produzidos eram confundidos com o livro didático. 

[...]