Literatura Infantil, “A Galinha Ruiva”.

  Subtema: Despertando o prazer pela Literatura

                                         ROSICLEY APARECIDA ROQUE ALVES

Justificativa:

 O impulso de contar histórias deve ter nascido no homem, no momento que ele sentiu necessidade de comunicar aos outros alguma experiência sua, que poderia ter significado para todos. Concentram-se aqui a intima relação entre a literatura e a oralidade. A leitura é uma atividade permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo. Lê-se para sonhar, viajar com a imaginação. Lê-se por prazer e curiosidade. Lê-se para aprender e ficar informado. Lê-se para questionar e resolver uns problemas. A leitura permite ao leitor manipular o próprio tempo, acontecimentos e fazendo-o interagir com o mundo de forma mais atraente.

Sabemos que as crianças, principalmente na infância, desenvolvem-se segundo determinadas etapas evolutivas. Nesse momento é que á criança está se estruturando e se faz necessário um ensino que contribua para a autonomia posterior da criança.

Pois “o primeiro contato da criança com um texto é feito oralmente, através da mãe, do pai ou das avós, contando contos de fada, trecho da bíblia, historiam inventadas (tendo a criança e os pais como personagens) a noite antes de dormir.” (ABRAMOVICHE, Fanny)

Sendo assim cabe a nos educadores estarmos atentos e preocupados com os desenvolvimentos tanto afetivos quanto cognitivo da criança. Buscando desenvolver atividades como ouvir e ler historia poemas, par lendas, sempre ao nível de interesse das mesmas, proporcionando-lhes situações que possam aguçar sua curiosidade seu interesse em fazer observar e participar. Deste modo será mais fácil a criança extravasar seus sentimentos, suas emoções, permitindo-lhes assim crescer emocionalmente, pois a criança nessa faixa etária é capaz de construir, transformar, inventar o real naquilo que deseja.

É nesse sentido que escolhemos a historias “A Galinha Ruiva” por acreditarmos que através dela podemos desenvolver as mais variadas atividades, pois em seu contexto traz sentidos fantásticos, onde os personagens (animais) falam como seres humanos mostrando também a questão do trabalho.

 OBJETIVO GERAL:

 Através da leitura da história “A Galinha Ruiva” propor atividades que propiciem momentos para que eles percebam a importância de realizar um trabalho com a colaboração de todos. Proporcionando situações variadas, em que a criança possa manifestar ativamente, despertando assim sua curiosidade, criatividade, a imaginação, alimentando sua fantasia ampliando assim o universo lingüístico da criança.

 OBJETIVO ESPECIFICOS:

 Contar a historia de forma dramatizada;

Incentivar a importância do trabalho em cooperação;

Valorizar o trabalho cooperativo;

Estimular a interação dos educando com o educador e o educador com o educando.

 FINALIDADES:

 A história “A Galinha Ruiva” tem por finalidades despertar na criança o gosto pelo trabalho coletivo, ajuda mutua e o espírito de solidariedade.

 METODOLOGIA:

 Para iniciar as atividades, e preparados os alunos para o momento da hora da historia, onde será cantado a musica:

“ESTÁ, ESTÁ NA HORA DA HISTORIA”.

 E A MINHA CABEÇA COMEÇA A PENSAR?

COMO SERÁ? COMO SERÁ?ESSA HISTORIA QUE EU VOU ESCULTAR.

Assim as crianças ficam sentadas no chão em circulo, dentro da sala, num ambiente agradável, ouvindo o professor que narrará a historia com bastante ênfase, mudando a voz nos diálogos.

Através da historia “A Galinha Ruiva” pode ser trabalhado os animais que apresentam na mesma através de pesquisa com os alunos em revistas e jornais.

Também podemos trabalhar a interpretação da historia através de desenhos, recortes, colagens, os desenhos poderão ser colocados no mural das historias.

 SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

 *Jogo da memória;

*Bingo;

*Cruzadinha;

*Sete erros;

*Confecção do livrinho com os personagens da historia;

*Mascara;

*Musica da galinha ruiva.

 RECURSOS:

 *Papel cartão;

* Sulfite;

* Lápis de cor;

*Xérox;

*Tesoura;

*Cola;

* Papel contact;

*Pincel anatômico;

*Giz de cera;

*Papel crepom;

*livro baú do professor volume 4°.

 AVALIAÇÃO:

 A avaliação será feita através de observação do envolvimento da participação e da colaboração dos alunos nas atividades desenvolvidas em sala de aula.

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

 ABRAMOVICH, Fanny - Literatura Infantil, gostosuras e bobices.

 COLEÇÃO PARAISO