Literatura de cordel: uma contribuição para o ensino-aprendizagem
 
Literatura de cordel: uma contribuição para o ensino-aprendizagem
 


RESUMO

O presente estudo tem como objetivo identificar o valor educativo da Literatura de Cordel para o auxílio no ensino-aprendizagem nas Séries Iniciais e em todos os outros níveis de ensino. A pesquisa de campo contou com estudos bibliográficos sobre o tema de pesquisa e observações em salas do 5º ano de uma escola do município de Sobral, usando como instrumento de coleta de dados, questionários aplicados aos professores das salas observadas. O trabalho se apresenta da seguinte forma, abordagem histórica sobre o cordel, conceituação e experiências com o uso do folheto na sala de aula, em seguida fizemos um apanhado sobre a importância dos saberes populares e a sua articulação com a educação escolar para desenvolvimento do ensino-aprendizagem, seguindo identificamos experiências no trabalho com o cordel na sala de aula que vai das séries iniciais ao ensino superior e por último enfocamos a cidade de Sobral e o seu uso ou não do cordel. Pelo estudo feito em torno dessa temática, ficou claro que a Literatura de Cordel, apesar de ser desconsiderada nas escolas do município de Sobral, pode ter uma contribuição significativa na facilitação do ensino-aprendizagem, não só nas Séries Iniciais, mas em várias séries e níveis de ensino.

Palavras-Chave: Literatura de Cordel, saber popular, ensino-aprendizagem

1.Introdução

A presente pesquisa tem como tema a Literatura de Cordel como contribuinte na facilitação do ensino-aprendizagem nas Séries Iniciais e em outros níveis de ensino. O valor educativo do cordel muitas vezes é desconhecido por grande parte dos educadores, dificultando assim, o seu conhecimento em relação ao uso do folheto como recurso educativo. Procuramos identificar ao longo da nossa pesquisa experiências que nos dessem um embasamento teórico para que mostrássemos o quanto o cordel pode ser útil na sala de aula, não só nas Séries Iniciais, mas em todos os outros níveis de ensino, inclusive no superior.
A escolha dessa temática se deu por conta da admiração que adquirimos ao conhecer a Literatura de Cordel e por sabermos que ela é uma poesia popular e como tal, nos fez recordar a época em que víamos grupos de reisado e cantadores de viola fazendo apresentações na nossa localidade, onde o cordel se fazia presente nessas apresentações. A Literatura de Cordel, dentro do contexto da educação popular, vem se configurando, nos últimos anos, como um apoio significativo a educação escolar, como podemos perceber durante a pesquisa.
Vemos no cordel, a oportunidade, enquanto estudante de Pedagogia Social, de manter viva uma forma de expressão da cultura popular que vem resistindo ao longo dos séculos e que não podemos deixar morrer. Nesse sentido, consideramos de papel fundamental a participação da escola enquanto organização e movimento social que é, pois essa instituição, apesar de sua maneira sistemática de organização dos conteúdos de ensino, também é uma organização social, na medida em que trabalha com os diversos tipos de camadas sociais, que tiveram e tem na sua cultura, conhecimentos que necessitam ser preservados e não podem ser omitidos por essa instituição.
Para a realização da nossa pesquisa, colocamos como objetivo principal analisar qual é a contribuição educativa da Literatura de Cordel na sala de aula e como objetivos específicos: identificar experiências com o uso do cordel em sala de aula; verificar se os professores da rede púbica de ensino do município de Sobral conhecem e usam o cordel na sala de aula; perceber qual a contribuição educativa do cordel a partir da visão de professores da rede pública de ensino de Sobral e cordelistas e analisar como os conhecimentos populares podem ser articulados aos conhecimentos científicos dentro do ambiente escolar.
Escolhemos como local para a realização desse estudo, a escola Vicente Antenor Ferreira Gomes que fica localizada no Distrito de Rafael Arruda, pertencente ao município de Sobral. Rafael Arruda fica localizado a 45 km da sua sede municipal. A escolha se deu por conta da proximidade da escola em relação à localidade onde moramos, Pedrinhas, zona rural e por termos passado boa parte da vida escolar nessa instituição, procurando assim, fazermos um estudo detalhado sobre essa escola para procurarmos ter uma visão de pesquisador em relação ao ensino de Sobral e para em um futuro próximo, podermos contribuir com a nossa pesquisa.
O nosso trabalho é de caráter qualitativo, com uma abordagem no estudo bibliográfico de material produzido em relação ao tema de estudo, sendo utilizados como instrumentos para a obtenção dos dados analisados os seguintes: a observação e o questionário aberto. A observação foi realizada em duas turmas do 5º ano da escola Vicente Antenor, sendo quatro dias de observação na turma "A" e quatro dias na turma "C", durante aulas regulares em ambas as turmas. O questionário foi aplicado aos professores das duas turmas, durante o período das observações e a um cordelista que reside em Sobral.
Nosso trabalho está dividido em três momentos: referencial teórico onde buscamos fazer uma abordagem histórica sobre o tema de estudo, seu conceito, procuramos identificar experiências com o cordel em sala de aula. Ainda nesse referencial fizemos um estudo sobre a relação entre conhecimento popular e a sua relação com o conhecimento escolar, uma análise a partir da concepção de cordelistas e pesquisadores dentro da nossa temática sobre o uso do cordel nos mais variados níveis de ensino e como última abordagem, centramos nosso estudo no município de Sobral, para entendermos como o município trabalha esse estilo literário. No segundo momento, o trabalho conta com os caminhos metodológicos, onde fazemos referências ao tipo de estudo realizado na pesquisa, o caminho percorrido e os instrumentos usados para a coleta e análise dos dados. No último momento apresentamos a análise e discussão dos dados coletados na pesquisa, fazendo uma discussão aprofundada e reflexões sobre o tema sobre a pesquisa.
O trabalho aqui apresentado é um estudo feito a partir da concepção de uma busca no ensino-aprendizagem mais facilitada e prazerosa, onde a união entre conhecimento popular e conhecimento científico se configura como tarefa importante nesse sentido.
 
Avalie este artigo:
(2 de 5)
15 voto(s)
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
sou professor de escola publica, formada em pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraáu, que fica localizada no município de Sobral no Ceará. tenho 25 anos e estou estudando para entrar num mestrado, a área em que pretendo escolher como campo de pesquisa é a da educação social.
Membro desde junho de 2010
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: