Universidade Luterana do Brasil

Graduação em Letras - EaD

ESTÁGIO DOCÊNCIA.

 

 

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR III

 

 

 

 

 

HÉLIO MANGUEIRA DE ALMEIDA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAMPO ALEGRE DE LOURDES- BAHIA, ANO DE 2011

 

 

Universidade Luterana do Brasil

Graduação em Letras - EaD

ESTÁGIO DOCÊNCIA.

 

 

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR III

LITERATURA BRASILEIRA

 

 

 

 

 

HÉLIO MANGUEIRA DE ALMEIDA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CAMPO ALEGRE DE LOURDES- BAHIA, ANO DE 2011

 

 

AGRADECIMENTOS

 

          

  “Agradeço imensamente, com toda minha força, a meu Deus. Louvado seja sempre; E a minha família pelo apoio e compreensão.”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SUMÁRIO

 

 

  • RESUMO................................................................................... 05
  • OBSERVAÇÃO DA INSTITUIÇÃO........................................06
  • ENTREVISTAS.........................................................................
  • PLANEJAMENTO.................................................................... 08
  • CONTEÚDOS:

2. A LITERATURA E SEUS CAMINHOS

2.1. Literatura Informativa

2.2. Literatura Jesuítica

2.3. Literatura Barroca

2.4. Literatura Arcadista

2.5 Literatura Romântica

2.6. Literatura Real/Naturalismo

2.7. Literatura Parnasianista

2.8. Literatura Simbolista

2.9. Literatura Pré-Modernista

2.10. Literatura Modernista

2.11. Literatura/Romance de 30

2.12. Literatura Contemporânea

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................09

ENTREVISTAS.................................................................................................10

OBSERVAÇÃO.................................................................................................11

DESCRIÇÃO DAS AULAS.............................................................................13

 

RESUMO

            Através de umalinguagemacessível, tenciona-semostrarprincipaismovimentosliteráriosexpressivosno BrasilemperíodocompreendidoentrePero Vaz deCaminhaeFerreiraGullar, cujafinalidadeémostrara possibilidaderealdefusãoentreafalae aescrita.Provaqueumalinguagemsimplesnãotiraagrandezadotextoneminterfere noquese pretendedizere podeperfeitamenteserclassificadocomoumtextoproduzidodentrodatradiçãoliteráriabrasileira. Éaindaumatentativadereavivarosonho‘sonhado’porJosé de Alencar - abraçadoporAdolfoCaminhae Rachel de Queirós –queé,senãoacabar,diminuiradistânciaentreoquesefalae oquese escreve, criandoassimcaminhosparaquemelhor se expresse aidentidadenacionaltãoalmejadoporquasetodososintelectuaisdediferentesdenominaçõesliterárias. Almeja-sefazerbrotar,nãoapenasdabocaprafora,masdasentranhasdaalma,umsensodebrasilidadetãocompacto,tãobemresolvidoqueconduza o individuovidaaforaequeo norteieporentreasgrandesnaçõesdaterra. Oconto“Caramuru” pretendemostrarqueépossívelpadronizarumaformadelinguagemquepossaserusadaemfavordapopulaçãopoucoescolarizadasemridicularizarorigorformalesemrupturasdrásticas. É,ainda,umchamamentoparaummeiotermo,umacordoentreopopulare o culto, além de despertar o interesse pelo mesmo por se tratar de um conto que acontece na Bahia. Pretende-se mostrar umpassoparaa concretização de umalinguagemnormativa,masqueseja compreendida, defato,pelosfalantes.Paraqueserveumidiomacheiodeartifícios-lexicaisegramaticais-tãocomplexosqueinduz ofalanteapensarquejamaisserácapazde compreendê-lo?

Palavras-Chave: Fala.Escrita.Linguagem.

      De acordo a instituição de ensino, deve-se estudar literatura, por se tratar de uma arte que apresenta material para estudo de diversas ciências. Por meio de um texto literário, conseguimos perceber as ânsias de um povo em determinada época, muitas de suas características e o modo de enxergar a vida.

      São aspectos sociais e históricos que compõem um mundo mágico e encantado recriado pelo autor, sem comprometimento com a realidade.

      A entrevista realizada no Colégio Estadual Doutor Ives Orlando Lopes da Silva, entre estagiário e diretora, foi bastante relevante, pois permitiu um esclarecimento e compreensão clara e objetiva da realidade escolar e social vivenciada pela escola e discentes. A instituição não possui ainda um Projeto Político Pedagógico, mas não impede uma relação de planejamento e ordem, logo porque todos os funcionários se comunicam de forma harmoniosa, havendo sempre a troca de experiências. O ambiente é totalmente propício à aprendizagem, sendo bastante amplo, arejado, moderno. Contém biblioteca para pesquisas, sala de informática com acesso a internet, sala de vídeo, cantina, quadra de esportes e praça de recreação.

      Para as atividades de regência, procuramos elaborar aulas compatíveis com o nível e com as necessidades da turma. Envolvendo-os sempre nos assuntos de maneira que possa garantir a aprendizagem.  

      Nesse período, foram detectadas muitas dificuldades, principalmente as de despertar o interesse pela literatura. Então a metodologia a ser colocada foi a de trazer os assuntos que pudessem ser aproximado da vida cotidiana do aluno. Como se tratava de literatura foi-se criado uma linha do tempo das Escolas Literárias, para que houvesse uma compreensão melhor na hora de explicar do surgimento da literatura brasileira. Usaram-se materiais essenciais para melhorar a absorção dos conteúdos: Retroprojetor, cartazes, filmes, slides, desenhos e apostilas. Era de suma importância a opinião do aluno durante os debates, pois com isso podia-se observar e até mesmo detectar o nível de interesse e compreensão do assunto.

      Diferente de outras ciências, a literatura não possui uma utilidade prática e direta, ao contrário disso, é a marca cultural da sociedade.

      Num mundo caótico, em que as pessoas vivem para o trabalho, envolvidas pela ganância e violência, ter contato com a literatura é encontrar o belo, enxergar na vida um sentido que vai além do funcional, é ver o mundo a partir de uma nova perspectiva.

      O desafio atual para a educação em nosso país, depois da quase universalização do ensino, é investir na qualidade, de forma a garantir que a escola seja um espaço em que, de fato, se ensine com eficiência, onde os alunos aprendam a construir o conhecimento, a desenvolver os valores da cidadania e a exercitar suas habilidades. Para isso, tanto as instituições de ensino como os profissionais da educação precisam urgentemente, alcançar maior preparo para atuarem junto aos alunos, podendo também contar com o apoio das famílias dos mesmos, sem a qual se torna impossível viabilizar uma educação de aprendizagem qualificativa. Hoje vivenciamos um novo método de ensino nas escolas, colocando o aluno como protagonista. Sabemos que o aluno é o principal responsável para que haja ensino, educação, mas deve-se valorizar melhor o mediador dessa educação, que é o professor. Sabemos também que o acompanhamento familiar nas escolas melhora o desempenho dos alunos. Porém esse acompanhamento ainda é parcial, pois poucos pais acompanham o desenvolvimento escolar dos seus filhos. Deve-se implantar projetos de conscientização da importância da família na escola, a divulgação pode ser feita em programas de televisão, rádios, outdoors, entre outros. Isso poderia melhorar de fato o desempenho do alunado e o nível de aprendizagem em nosso País.

PLANEJAMENTO

  1. OBJETIVOS

       Objetivo Geral: Desenvolver a capacidade de refletir a respeito da literatura, de analisar sua estrutura e funcionamento, aperfeiçoar sua capacidade de leitura e escrita funcionais, religando-as com a vida, de forma a motivar, desvendar e aprimorar sua capacidade de auto-descoberta e auto-expressão.

       Objetivos Específicos:

  • Desenvolver a habilidade de leitura funcional do aluno, buscando torná-lo mais capaz de associar o conteúdo linguístico de um texto com o conhecimento de mundo.
  • Desenvolver a habilidade de redigir pequenos textos, de um dado fato lingüístico Refletindo sobre a importância da literatura, seus usos e suas funções.
  • Ler o texto para destacar os efeitos produzidos no leitor pela sonoridade e pelas figuras de linguagem;
  • Conceituar e caracterizar cada um dos elementos da narrativa, comparando diversos tipos da mesma.
  • Compreender a norma culta, refletindo em suas produções textuais e em sua prática leitor/ouvinte.
  • Reconhecer os contos, prosa, verso, romances, etc.
  • Adquirir conhecimento sobre a origem da literatura brasileira.
  1. CONTEÚDOS:

Literatura Informativa, Literatura Jesuítica, Literatura Barroca, Literatura Arcadista,

 Literatura Romântica, Literatura Parnasianista, Literatura Pré-Modernista, Literatura Modernista, Literatura/Romance de 30, Literatura Contemporânea, Literatura/Geração 45.

  1. METODOLOGIA

ü    Leituras variadas para análise e interpretação de textos;

ü    Aulas contextualizadas com questionamentos, dinâmicas, debates, conduzindo no aluno à formulação de seus próprios conceitos;

ü      Exploração do conteúdo através de materiais audiovisuais, com exemplificações;

ü    Construção de conhecimentos novos a partir de relações com os conhecimentos anteriormente adquiridos 

ü    Exercícios de fixação, atividades extraclasse.

ü    Levantamento de hipóteses, debate, pesquisas.

  1. RECURSOS

        Livros didáticos, dicionário, quadro, pincel, fita adesiva, cartaz, textos digitados, apagador, dicionários, jornais e materiais audiovisuais.

  1. AVALIAÇÃO

        Trabalhos em classe, observações individuais, como: participação e criatividade, atividades em grupo e coletivas, debates, exercícios questionamentos, pesquisa, formulação de perguntas e conceitos, dinâmicas, produções textuais, resolução de atividade no quadro. Avaliar as capacidades cognitivas, atitudinais, e capacidades conceituais que possam formar indivíduos mais autônomos, com boa relação interpessoal e com fácil inserção social.

  1. BIBLIOGRAFIA
  1. ASSOCIAÇÃOBRASILEIRADE NORMASTÉCNICAS. NBR 6023:informação edocumentação:referências.Rio deJaneiro, 2002.
  2.  
  3. _________. NBR 10520:informação edocumentação:citaçõesemdocumentos.Rio deJaneiro, 2002
  4.  
  5.  
  6. AZEVEDO, Israel Belode. O prazer de produção científica:diretrizespara aelaboração detrabalhosacadêmicos. 4. ed. Piracicaba, SP: UNIMEP, 1996.
  7.  
  8. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org). Pesquisa social:teoria,método ecriatividade. 18. ed. Petrópolis:Vozes, 2001.80 p.
  9.  
  10.       
  11. ALENCAR, José de. Iracema.São Paulo: Publifolha 1977.
  12.  
  13. ALMEIDA, José Américo de. A Bagaceira, 21. ed.Rio deJaneiro: José Olympio, 1983.
  14.  
  15. ASSIS, José Maria Machadode.  Dom Casmurro. klick:ColeçãoLer eAprender –Estadão;São Paulo, 1989.
  16.  
  17. CAMINHA, Adolfo. A Normalista. Disponível em www.bibvirt.futuro.usp.br. Acesso em 13.11.2006.
  18. 24.   
  19. Caminha, Adolfo. O bom-crioulo. São Paulo: Martin Claret, 2000.
  20.  
  21. CUNHA, Euclides. Os sertões. São Paulo: Martin Claret, 2005.
  22.  
  23. FREYRE, Gilberto. Casa-grande & Senzala. 42.ed.Rio deJaneiro: Record, 2001.
  24.  
  25. MARTINS, M. de L. de Paula. Comissão do IV centenário da cidade de São Paulo. Boletim IV – Museu Paulista – Documentação Lingüística, 4.MOISÉS, Massaud. A literatura através dos textos. 24. Ed.São Paulo: Cultrix,2002
  26.  
  27. REGO, José Lins do. Fogo Morto,São Paulo, 1997
  28.  
  29. SOUSA, João Cruzde. Broqueis. Disponível em<www.pegue.com/livros>. Acesso 13/11/2006
  30.  
  31. TEIXEIRA, Bento; Prosopopéia,Provedor/Digerat.com (cd)
  32.  VIEIRA, Antonio. Sermões;Editora Lello &Irmão; Lisboa – Portugal, 1951

      

      A entrevista é um método de coleta de informações que consiste em conversas orais, individuais ou em grupos, cujo grau de validade, viabilidade e pertinência são analisados na perspectiva dos objetivos da coleta de dados. Por meio de tal teoria, houve um diálogo entre estagiário e diretora para adquirir as informações sobre a Escola Estadual Doutor Ives Orlando. Sendo o estagiário o próprio professor titular, a entrevista foi mais significativa e direta. No decorrer da entrevista ficou claro que a escola ainda não possui o Projeto Político Pedagógico. Porém a instituição busca sempre estar agindo de forma eficaz na aprendizagem do alunado, sempre trocando informações com os professores, comunidade e discentes. Há reuniões todas as terças- feiras no final das aulas, para troca de informações entre direção e docentes, algo que melhora não só o convívio entre os profissionais da educação, como também as metodologias de ensino. A escola sempre estar agindo de forma gradual e contínua, levando em consideração a realidade do aluno.

                Observar não significa simplesmente ”olhar”, mas discriminar e discernir. Significa separar, em meio à complexa vida social, aquilo que é essencial para garantir o melhor uso possível dos dados observados. Ao descrever de maneira precisa aquilo que observamos, estamos possibilitando que as análises sejam feitas em segundo momento, após a experiência da observação.

        Ao conhecer melhor o ambiente escolar do CEDIOLS (Colégio Estadual Dr. Ives Orlando Lopes da Silva), constatei que o espaço educativo é propício à educação.  Tem acessibilidade, áreas amplas, espaço físico agradável e muita ventilação.

        Em relação à estrutura física a escola conta com 06 salas de aula, sala de professores, sala da direção, secretaria, pátio, cantina, mural para expor os trabalhos desenvolvidos pelos alunos uma biblioteca com aproximadamente 900 livros, quadra de esportes, recursos audiovisuais à disposição dos professores. 

       A sala da turma onde irei concluir o Estágio Supervisionado III, sou também o professor titular. Ela é grande e arejada, com um ambiente agradável e propício a aprendizagem. Os alunos são comunicativos, porém desatentos e bagunceiros. Somente alguns demonstram interesse e cooperam com as aulas. Existe uma relação de respeito, amizade e diálogo entre alguns professores e alunos.Os discentes em parte são ativos e participativos, questionam, expõem suas opiniões de forma crítica e democrática, apesar de que nem todos demonstrarem a mesma participação e interesse (como já relatado).

       Apresento os objetivos de estudo, busco estar sempre em movimento em sala de aula, envolver todos na mesma. Reconheço a importância das perguntas feitas pelos alunos, os mesmos colaboram , tornando a aula movimentada e favorável.

       A turma é difícil, pois se tratam de alunos repetentes não só uma vez, mas cursam o primeiro ano do ensino médio já há alguns anos. Mesmo assim enfrento o desafio com esperança e garra.

       Se for possível, e mesmo necessário, distinguir aquele que observa daquele que é observado, parece-me, no entanto impensável, dissociá-los. Nos nunca somos testemunhas objetivas, observando objetos, mas sujeitos observantes de outros sujeitos no seio de uma experiência na qual o observador é ale mesmo observado. (LAPLANTINE, François. A discrição etnográfica)

PLANO DE ENSINO

 

1-      IDENTIFICAÇÃO:

1.1-            CURSO: LETRAS

1.2-            DISCIPLINA: PORTUGUÊS

1.3-            CARGA HORÁRIA: 136 HORAS

1.4-            PERÍODO: 06 SEMANAS

1.5-            SEMESTRE: 2º SEMESTRE DE 2010

1.6-            ANO LETIVO: 2010

1.7-            PROFESSOR: HÉLIO MANGUEIRA DE ALMEIDA

 

 

 

      As Escolas Literárias são convenções adotadas para facilitar o aprendizado.

Com elas, apesar de seus limites não serem preciosos, conseguimos identificar a situação social, econômica e as características gerais de certo período. Fez-se uma linha do tempo resumindo sobre as datas e as principais Escolas Literárias da Literatura Portuguesa, para que pudesse ter a idéia de onde e como surgiu a Literatura. Sendo discutido e debatido o assunto, passou-se a estudar a Literatura de Viagem, sendo esta a introdução para nossa literatura com os relatos de Pero Vaz de Caminha. Foi de suma importância esse assunto abordado, pois muitos ali não sabiam sobre tais fatos ocorridos e tão pouco sobre as Cartas de “Caminha”, escritas no ano de 1500, quando os componentes da armada de Pedro Álvares Cabral chegaram ao Brasil.

      Falou-se também sobre as características da Literatura Jesuítica, Barroca, Arcadista, Romancista, naturalista, parnasianista, pré-modernista, modernista etc.

      Descaram-se o Barroco e o arcadismo. O Barroco, pelo fato de terem feito uma pesquisa sobre as obras de Aleijadinho e sobre as principais características do Barroco; Também foi de suma importância as características do arcadismo, principalmente pelo estudo realizado sobre a obra de Santa Rita Durão: Caramuru, retratando a vida de Diogo Álvares, na Bahia, onde o mesmo se relaciona com os nativos e se apaixona por Paraguaçu.

      Durante esse período que estudaram a Literatura Brasileira, houve comprovadamente um interesse maior pela história de nosso povo, na qual não sabiam anteriormente. Isso proporcionou, sem sombra de dúvidas, a aprendizagem e o gosto pela Literatura do Brasil, não esquecendo as origens dessa arte maravilhosa, que nos faz sonhar, imaginar e expressar os mais profundos sentimentos. Os demais assuntos foram explicitados de forma resumida, para que entendessem um pouco sobre outros tipos de Escolas Literárias, mas reforçando sempre a idéia de que esses demais assuntos seriam abordados nas séries seguintes, na disciplina de língua portuguesa, e que o estudo por etapas melhoraria a aprendizagem sobre os conteúdos.

      Para realização desse trabalho, durante esse período de estágio, foram usados recursos audiovisuais, cartazes, pesquisas na internet, debates e apostilas.

      Sem dúvida a tecnologia ajuda muito na metodologia de ensino, deixando o corpo discente mais interessado e comunicativo. Esses recursos usados na sala de aula, além de terem deixado as aulas mais interessantes, trouxe uma melhor compreensão dos assuntos abordados.

     Finaliza-se esse trabalho, que pode ser considerado despertador, com um projeto elaborado pela escola. Trata-se de uma Semana Cultural, envolvendo toda a comunidade escolar. A turma cujo estágio estava sendo efetuado, ficou com o tema “Maracatu”, onde mostraram essa dança realizada a sons de tambores, que encantou a platéia presente e aumentou o conhecimento de todos sobre a diversidade cultural de nosso País. O impacto foi imenso, atingindo sem sombra de dúvidas, aproximadamente 70% da comunidade local, envolvendo pessoas de todas as idades. A realização desse trabalho nos mostrou habilidades nos discentes e reações impressionantes, afirmando que é possível estudar e aprender literatura de forma agradável e com bastante interação.

Relato de Auto Avaliação

        Este Relatório vem apresentar resultados obtidos e vivenciados pela disciplina do Estágio Supervisionado, exigido pela faculdade ULBRA, na modalidade EAD.

       Entende-se o estágio como eixo articulado entre teoria e prática, como tal deverá ser executada em foco, onde o estagiário terá contato com a realidade profissional e irá atuar não apenas para conhecê-la, mas também para desenvolver as competências e habilidades específicas.

       A identidade do professor conforme Pimenta (1999,p.19), é construída

        [...] A partir da significação social da profissão; da revisão constante dos significados sociais da profissão; da revisão das tradições. Mas também da reafirmação das práticas consagradas culturalmente e que permanecem significativas. Praticas que resistem a inovações porque preches de saberes válidos às necessidades da realidade. Do confronto entre as teorias e as práticas, da análise sistemática das práticas à luz das teorias existentes, da construção de novas teorias.

       O Estágio foi realizado no Colégio Estadual Dr. Ives Orlando Lopes da Silva.          Durante esse período pode-se reavaliar o fazer pedagógico, a função como educador, como também, colocar em prática os conhecimentos adquiridos no curso, aperfeiçoando-os através de estudos e pesquisas. Além de considerar que para ser um bom profissional na área da educação é necessário seguir alguns requisitos, entre eles: domínio do assunto; aproximação das práticas sociais às escolares; capacidade de decidir, segurança; competência, tolerância, compreensão, garantindo que os alunos utilizem o conhecimento que já possuem, a fim de aprender conteúdos diferentes e acima de tudo atuar com dedicação e confiança. 

       Houve uma boa relação com todos da instituição, inclusive com a diretora e o corpo docente, como também com os alunos que são bastante comunicativos e interagem tanto em sala de aula como em outros ambientes da escola, participando, debatendo e dialogando sempre sobre conteúdos didáticos e assuntos distintos, onde surge um ciclo de amizade e respeito (algo que no início não havia entre alguns). Através da interação existente entre toda a comunidade escolar, percebe-se o quanto é bom e indispensável estar em constante aprendizagem.

       Com otimismo, coragem, dedicação e apoio, pode-se superar os obstáculos e sentir a alegria de ver a funcionalidade do curso, verificar os objetivos alcançados, a interação dos alunos e o quanto eles necessitam de inovações que  os estimulem, como também perceber o quanto é fundamental que cada professor se sinta desafiado a repensar o seu conceito pedagógico e buscar subsídios que os levem a um plano de ação para melhorá-lo. A literatura em si torna-se um desafio encantador, pelo fato de retratar acontecimentos semelhantes e distintos com a realidade a qual se vive nos dias atuais. O maior desafio foi aproximar esses alunos da literatura, buscar interação, motivação e encantamento pela disciplina. Contudo foi uma luta vencida e com um bom aproveitamento entre todas as partes.

       Com força de vontade e responsabilidade, em meio às dificuldades é o momento de avaliar como se dá a construção de conhecimento, os valores e saberes que os alunos trazem, bem como os valores de seu contexto social. Constatou-se que a interação e a troca de experiências deram a oportunidade de estar aprimorando a prática como docente, criando marcas na vida profissional, chegando à conclusão que o estágio e um instrumento de interação em termos de treinamento técnico, cultural, científica e de relacionamento humano. Aprendeu-se bastante com essa turma, pois tratava-se de alunos “problemas”, que foram selecionados por algum motivo a estarem estudando num turno noturno. Talvez por passarem o dia todo trabalhando ou até mesmo por serem muitos deles alunos repetentes que não queriam de forma alguma estudar corretamente.

       Ao término do trabalho, em meio às dificuldades superadas, os objetivos alcançados, fica a certeza do quanto é gratificante chegar ao fim de uma etapa com sucesso. Muitos foram os limites encontrados, mas os conhecimentos adquiridos abrem caminhos para novas experiências. Continua-se a ensiná-los no decorrer do ano como professor titular, e espera-se que eles possam mostrar os mesmos interesses que desempenharam durante esse estágio.

       Freire(2003) afirma que educando com humildade, amorosidade, coragem, tolerância, competência, capacidade de decidir, segurança, eticidade, justiça, tensão, mesmo com falhas e incoerências, mas com disposição para superá-las, o professor cria uma escola feliz e alegre.