O Linkedin teve início por volta do ano de 2002 e foi criado pelo empresário Reid Hoffman, em Mountain View, no Estado da Califórnia, que sempre teve o objetivo de aprender como desenvolver um software de raiz e criar uma empresa. Antes de Hoffman criar o Linkedin, ele teve outras ideias lançadas no mercado.

 A SocialNet foi umas das ideias. Esse novo negócio é um site de relacionamentos, que tinha como propósito conectar várias pessoas no mundo, porém não foi muito sucedido. Tempos depois seu colega, Peter Thiel, convidou-o para se integrar ao projeto Paypal, que se tornou o vice-presidente executivo da empresa, se responsabilizando pelo desenvolvimento do negócio. A Paypal virou uma empresa de credibilidade e foi vendida para Ebay e Hoffman acabou abandonando-a para iniciar a criação do Linkedin. 

O Linkedin foi criado em um ambiente de crise financeira, porém Hoffman afirma que foi um dos fatores que o ajudou no sucesso. Na época da criação, a confiabilidade que a internet tinha havia sido perdida, porém para Hoffman essa situação era algo que agradava, ele queria mostrar para as pessoas que apresentava algo interessante. O desafio inicial do Linkedin era se tornar um site viral, pois para Hoffman trabalhar nessas circunstâncias seria fundamental para conseguir construir o negócio.

No ano de 2005, o Linkedin lançou três prováveis fontes de receitas: a lista de trabalhos; a criação de uma assinatura, permitindo entendimentos mais rápidos; e uma melhor capacidade de pesquisa.

Em 2006, Hoffman percebeu dois grandes problemas em seu negócio. Uma foi que ele precisava redimensionar a empresa e a outra precisava fazer com que os utilizadores do Linkedin passassem a utilizar e aparecer mais em grupos ou nas pesquisas. Decidiu contratar o Dan Nye para melhorar o site.

Para Hoffman o que importava era o impacto que o seu negocio causava para as pessoas, promovendo a inovação no emprego. Durante os dois anos que Nye trabalhou na empresa, as visitas no site alavancaram, passaram de 9 para 35 milhões. E o Linkedin proporcionou também empregos para as pessoas e se expandiu para a Europa.