Banco de Dados é um conjunto de informações organizadas e disponíveis para processamento, que servem para auxiliar as pessoas e as organizações no seu dia a dia, a fim de facilitar o acesso aos dados e eliminar duplicidade de informações. Neste artigo, será mostrada a linguagem SQL Structured Query Language, que é utilizada para manipulação dos dados contidos na base de dados.

Um banco de dados é mantido por um Sistema de Gestão de Bases de Dados (SGBD), o qual serve, sinteticamente, para indexar as informações, tabelas e a estrutura dos dados armazenados em seu interior. Também, provem maior segurança na administração das informações. O modelo de dados mais adotado hoje em dia é o modelo relacional, onde as estruturas têm a forma de tabelas, compostas por múltiplas linhas e colunas.

Um SGBD não é nada mais que um conjunto de programas que permitem armazenar, modificar e extrair informação de um banco de dados. A fim de proporcionar uma interface de comunicação de fácil assimilação por parte do usuário, criou-se uma linguagem denominada Structured Query Language, a qual ficou conhecida pela sigla SQL. Esta divide-se em três tipos:

? linguagem de definição de dados Data-definition Laguage (DDL): é uma linguagem usada para criar a estrutura de armazenamento. Com ela, é possível criar, alterar e excluir instâncias do banco, assim como inserir chaves primárias e estrangeiras, que servem para criar referência entre tabelas;

? linguagem de manipulação dos dados, Data Manipulation Language (DML): utilizada para manipular os dados contidos no banco de dados como inserção, consultas, remoção e modificação das informações;

? linguagem de controle de dados, Data Control Language (DCL): controla os aspectos de autorização de dados e licenças de usuários para controlar quem tem acesso para ver ou manipular dados dentro do banco de dados.

A seguir, demonstra-se um exemplo de cada estrutura, divididos por itens:

? A: DDL cria tabela TB_CLIENTE na base de dados;

? B: DML insere dados na tabela;

? C: DML faz uma consulta por ESTADOS na tabela;

? D: DML retorno da consulta, os dados são mostrados em tela.

Exemplo rotina SQL

Detendo o domínio desta linguagem, é possível extrair inúmeras combinações de informações de um banco de dados, enriquecendo as consultas e criando relatórios gerenciais de forma rápida e precisa.

Também, pode-se ter acesso a modificar e inserir informações nas tabelas contidas no banco, trazendo muito mais rapidez e benefícios para o dia a dia de trabalho.