Comunicar é vital para o ser humano.
Por isso e desde que nasce o bebé, está motivado para comunicar e para interagir com as pessoas que fazem parte da sua envolvente.
Apesar de nos primeiros tempo de vida, a comunicação do bebé se caracterizar por uma comunicação não verbal- o choro, os arrulhos, os sorrisos -, a verdade é que o bebé rapidamente se apercebe que pode ainda assim, comunicar os seus agrados e desconfortos. À medida que vai crescendo, e porque o seu desenvolvimento motor é superior ao desenvolvimento dos órgãos do trato vocal - directamente relacionados com a emergência da fala - o bebé desenvolve naturalmente gestos para se fazer entender.
A língua gestual para bebés, é constituída por um conjunto de gestos simples, tais como "leite", "dói-dói", "água", entre muitos outros, permite ao bebé e ao seu interlocutor comunicar as suas necessidades e sentimentos. Quando estes primeiros gestos, são baseados na língua gestual oficial de cada país, podem representar, para os pequeninos surdos e para as suas famílias,os primeiros passos naquela que será a sua língua materna. Comunicar, brincar e partilhar momentos especiais, na primeira infância é na verdade muito importante, especial e único.
Os gestos na primeira infância representam a ponte para a fala e permitem comunicar. é simples:
Ponha as palavras em movimento e fale com o seu bebé muito antes de ele conseguir falar! Saiba mais em www.cuckoo.pt
http://www.youtube.com/watch?v=cFDkGVoyxP4&feature=related
Autor: Susana Azevedo