"Os únicos limites que eu tenho na vida sao os limites que eu imponho a mim mesmo" - Nick Vujicic. Partindo dele, estas palavras assumem um tom de autoridade inquestionável. Nascido sem os braços e sem pernas, Nick é um exemplo de superação. Viajando por todo o mundo e ministrando palestras motivacionais, tem tocado o coração de milhares de pessoas, motivando-as a nao se entregarem ao desanimo, nem desistirem, mas a crerem que nada é impossível para aqueles que ousam nao impor limites a si mesmos.

Limites sao bons, quando nos recordam que precisamos respeitar o espaço de outros, honrar nossos compromissos, amar as pessoas e nao esquecermos que nao vivemos em uma ilha. Sem limites a sociedade humana desapareceria em breve, tornando impossivel qualquer forma de convivencia. È por nao conhecer limites que muitos filhos agem como se seus pais fossem seus serviçais, cuja unica funçao no mundo seria satisfazer os seus caprichos. A falta de limites em sala de aula tem causado a decepção pedagogica de muita gente capacitada e que sonhava com uma educação que promovesse um mundo melhor.

A falta de limites no transito tem provocado mortes de jovens em pleno vigor, que na descarga da adrenalina, desafiam os riscos de uma velocidade nao adequada a ruas construidas para trafegos lentos. Sem limites, o excesso de álcool compactua com a direção, provocando acidentes irreversiveis, vitimando familias cheias de sonhos.

Sem limites, politicos, ávidos por lucros maiores, pisam a ética e a decência escondendo o dinheiro mas mostrando sua falta de vergonha a todo o país. Os limites nao sao uma censura, um moralismo religioso, mas sim uma questão de sobrevivencia das insituições e das relaçoes humanas. Perguntado certa vez porque Moisés havia permitido a certidão de divorcio, que, em seus dias, estava banalizado, Jesus respondeu: "È por causa da dureza de seus corações, mas nem sempre foi assim". A certidão de divorcio foi necessaria para colocar um pouco de limites numa brincadeira que havia se tornado o casamento. Mas, Jesus lembra, os limites existem porque o coraçao humano é mau e egoísta.

Quero voltar a Nick. Limitado por uma questão genetica, contudo, nao permitiu que isso fosse obstaculo a sua vida. Vida cheia de bons exemplos, inspiradora e que colabora para levantar muitos da falta de sentido. Ele nos ensina que, os limites desnecessarios, tais como autocomiseração, sindrome de fracasso, e amarguras precisam ser removidos para que alcancemos o máximo potencial com que fomos criados por Deus. Mas, ao mesmo tempo, a vida de Nick é um modelo de obediencia a outros limites: respeito ao proximo, altruismo em viajar pelo mundo com seus proprios recursos para ajudar pessoas, direção respeitosa(ele guia o proprio carro) e honestidade no agir.

Que você entenda a finalidade destes limites. Eles servem, afinal, para protege-lo, ensina-lo a amar, e para tornar a humanidade um pouco menos destrutiva.