Introdução

O atual nível de competição global conduz não apenas a uma concorrência acirrada por maiores participações no mercado, mas a necessidade primordial de gestores altamente qualificados, promotores de mudanças e transformações, que não são meras adaptações e ajustamentos na forma vigente de atuar nas organizações.

Os lideres devem ter um bom relacionamento interpessoal para conduzir as mudanças necessárias para a sobrevivência da organização deve saber como transmitir a visão da empresa para seus liderados e ser capazes de recompensar as pessoas com justiça, baseada nas contribuições que estas dão para a organização. Eles devem se preocupar com todos os stakeholders da empresa, fornecedores, funcionários clientes e acionistas devem estar preparado para satisfazer os interesses destes grupos.

O objetivo do artigo é abordar sobre as competências que lideres devem possuir para liderar uma equipe, conseguir com que pessoas façam o que é preciso para cumprir uma meta ou alcançar um resultado que beneficiara a todos, pessoas possuem múltiplos interesses em uma organização, de acordo com MORGAN no artigo de (BENEDETTI, et al, 2003) categoriza os interesses em três domínios interligados, são eles: os interesses relativos aos cargos, que diz respeito as suas funções dentro da organização ; os interesses relativos à carreira, que diz respeito a seu futuro profissional e os interesses externos, aqueles que envolvem sua vida pessoal, crenças, valores, preferência e atitudes que são levados para dentro da organização. Assim sendo procurou-se através da aplicação da pesquisa apresentada no artigo de (BENEDETTI, et al, 2003) verificar como os liderados observam seus lideres.

Liderança: conceitos e processos

Liderança significa um conjunto de ações para tratar de assuntos relacionados a pessoas, elase preocupa com as pessoas (ORR,2001) influencia as pessoas em busca de um beneficio mutuo identifica e satisfaz as necessidades legitimas das pessoas (HUNTER,2004) , o líder precisa treinar- orientando criticando e ajudando cada pessoa para que melhore seu desempenho sob todos os aspectos (WELSH,2005) o líder deve satisfazer as necessidades e não as vontades de seus empregados (HUNTER,2004) .

O líder deve ter um bom relacionamento interpessoal, criar um clima de confiança , tentar entender onde e como esta à outra pessoa e o que ela esta sentindo no momento , é bom ouvinte, se interessa pela que a pessoa tem a dizer, age com tato não invadindo a vida particular de seus liderados , respeita o ponto de vista destes , sendo assim não julga e nem condena naqueles pontos em que o sistema de valores do liderado não difere do o seu , é honesto para que as pessoas ajam da mesma forma com ele.(ORR,2001).

"Para liderar é importante ter visão e desta visão devera surgir três elementos: propósito, objetivo e alvos" (ORR,2001,pg.143),lideres fazem com que todos vivenciem a visão (WELSH,2005) visão é a imagem mental de como será o resultado futuro, ela é cheia de possibilidades(ORR-2001), e apresenta oportunidades potenciais (BENEDETTI, et al ,2003) surgindo o compromisso que é ater-se aos resultados (HUNTER,-2004). "A visão é a cola que une as pessoas num esforço e propósito comuns" (ORR,2001,pág 145), a visão para ser vivida e respirada dentro da empresa é preciso que o líder adote um bom sistema de recompensa (WELSH-2005).

(BENEDETTI, et al, 2003) apresentam baseados em pesquisas que foram identificados cinco regras que permitem que os lideres façam coisas extraordinárias, (1) desafiar o estabelecido; (2) inspira uma visão compartilhada; (3) permitir que os outros ajam, (4) apontar o caminho; e, (5) encorajar o coração.(HUNTER, 2004) apresenta que o amor podeser uma boa definição de liderança e tem com ponto chaves a : paciência, bondade, humildade, respeito ,generosidade, honestidade e confiança; lideres e liderados seguem um mesmo caminho unido por um propósito comum.

BENEDETT (2003) apresenta dois caminhos na interação do relacionamento entre lideres e liderados, a liderança transacional e a transformacional. A liderança transacional é um tipo de relacionamento que promete recompensa aos seguidores em troca de desempenho e a liderança transformacional é aquela que levanta a conscientização das pessoas acerca daquilo que querem. Os Lideres Transacionais trabalham dentro da situação e os Transformacionais mudam a situação (ORR,2001), o Líder Transacional fala a respeito de resultados e os negocia e o transformacional fala de alvos e os simboliza, considera os liderados individualmente e os influencia atravésde seus ideais e carisma. (ORR,2001).

Líder: atributos e qualidades.

Para liderar é preciso desenvolveralgumas habilidades e regras e entre varias temos que lideres eficazes são firmes no que se refere a valores.(ORR-2001). O líder é uma pessoa que serve e da o exemplo, possui uma visão influenciadora, transfere essa visão para as pessoas através de ações capazes de desenvolver uma pessoa ou equipe entre essas ações temos : equipar, treinar instruir, encorajar ,capacitar , facilitar energizar, fortalecer , confiar , motivar e edificar o líder usa essas ações e tenta através delascumprir a visãocom seuspropósitos, objetivos e alvos(ORR,2001).

Líder é a pessoa que treina e prepara os seguidores para se tornarem lideres, desenvolvê-los para que se tornem bem sucedidos é a arte de combinar idéias, pessoas e recursos, administração, gerenciamento, fé e amor para cumprir um objetivo especifico (ORR,2001).

Segundo (GOFFE e JONES , 2001) os lideres precisam de visão e energia e alem disso quatro outras características : (1) mostrar seus pontos fortes e fracos de maneira seletiva par não ter suas franquezas inventadas; (2) ter capacidade de coletar e interpretar dados percebidos somente de formas não racional; (3) devem ser capazes de se interessar pelo trabalho de seus interessados e sentirsimpatia pelas pessoas; (4) coragem de ser diferente ou através da aparência pessoal o pelo seu conhecimento, habilidades competência e atitudes.

Liderança é a habilidade de "fazer com que o individuo faça aquilo que o líder quer , quando vocêquiser , do jeito que você quer e porque o individuo quer fazer !" (ORR,2001) Segundo (WELSH,2005) os lideres estimulam sua equipe em busca de ação deve intervir com perguntas do tipo "E se?" , "Porque não?" e "Porque é assim ?" .

O líder deve ter habilidade em lidar com as mudanças e mudar a si próprio (BENEDETTI, et al, 2003) o medo do desconhecido ou medo da mudança pode atrapalhar na visualização, pelas pessoas, de mudanças necessárias, pensam que as mudanças ameaçam sua segurança, é preciso que o líder seja paciente com este medo de mudar presente nas pessoas , descubra o motivo do medo e avalie esse medo para se certificar se eles têm fundamentos ou não.(ORR,2001). Para (HUNTER,2004)a mudança nos desinstalanossa zona de conforto e nos obriga a fazer as coisas diferentes. Os processos de mudança são de responsabilidade de lideres e liderados, onde os lideres não abandonam o processo de mudança e todos são encorajados a tentar algo novo sem temer o fracasso (BENEDETTI,at al ,2003), lideres incentivam a tomada de riscos e o aprendizado que tiveram com esses erros(WELSH-2005), sabem que há muitas soluções para um problema e que alguém terá uma solução inovadora (BENEDETTI,at al ,2003), por isso deve-se aceitar correrriscos, sendo assim o líder deve ser bem humorado e espontâneo para que as pessoas captem que os erros não são fatais (WELSH-2005).

Comportamento do líder: ótica do liderado

O verdadeiro líder é o primeiro que veste a camisa da inovação e a inspirar seu grupo ele deve ter uma visão clara de onde quer levar sua organização e para atingir o alvo precisa criar uma definição coletiva e solidária do sucesso (BENNIS,WAREM, 2004), os lideres são criados a partir de decisãoe determinação pessoal , são fieis a sua própria visão e identidade e tem capacidade de ir em frente depois de seguidos reveses , confiam em seu próprio tino mesmo quando tudoparece que vai dar errado (SANTA CRUZ, SELMA, 2005) Para que seus liderados o auxiliem na solução dos problemas da organização o líder deve buscar para si uma melhoria continua conhecendo seus pontos fortes, usando-os de uma melhor maneira possível , e também deve conhecer seu pontos fracos de maneira a minimizá-los. (JORDÃO, SONIA, 2004).

Ações dos lideres são observadas e avaliadas por seus liderados e mesmo os funcionários de

nível mais baixo tem ações baseadas neste comportamento (BENEDETTI,et al ,2003).O líder mostra o caminho a ser seguido, a participação, a afirmação e o exemplo são características do líder exemplar (ORR,2001), o líder deve ser sensível e perspicaz com as pessoas em seu redor deve compreendê-las para desenvolvê-lase não prejudicá-las, de demonstrar confiança , ele demonstra confiança quando compartilha o crédito com as pessoas que fazem os trabalhos, o líder imprevisível é irritante para seus seguidores e sendo assim não os consegue .(ORR,2001).

Os lideres celebram grandes realizações (WELSH,2005) , eles não são egoístas , não se isolam , são servidores e servem por amor e bondade , não esperam nada em troca e são seguidos por aquilo que fazem aos outros .(ORR-2001).

Uma das grandes questões da liderança contemporânea é a integridade, ela é necessária para que o líder consiga difundir segurança entre os liderados (BENNIS,WAREN-2004).

Para (ORR,2001) o líder deve ser percebido por características que capazes de facilitar o surgimento de alianças e parcerias estratégicas com as pessoas para que sua equipe funcione como um time são elas : lealdade, capacidade de influenciar, ser flexível, fazer elogios , ser comunicativo e bom ouvinte e deve saber dar incentivo e capacitar o colaborador.

Líder e os Stakeholders

Conforme (BENEDETTI,et al ,2003) os empregados e as relações com seus lideres é muito importante para a organização porem o bom líder não deve esquecer de buscar o equilíbrio entre os outros stakeholders da empresa, organização, clientes e investidores e para que haja este equilíbrio é preciso que os lideres e liderados compartilhem a mesma visão e desejem se auxiliarem mutuamente.

Cada grupo tem interesses diferenciados dentro da organização e estes orientam o comportamento dos quatro grupos de stakeholdersmencionados anteriormente . Os autores expressam que acorde MORGAN categoriza os interesses em três domínios interligados , são eles : os interesses relativos aos cargos, que diz respeito as suas funções dentro da organização ; os interesses relativos à carreira, que diz respeito a seu futuro profissional e os interesses externos, aqueles que envolvem sua vida pessoal, crenças, valores, preferência e atitudes que são levados para dentro da organização.

A literatura sobre o interesse dos empregados na organização permite abordar como um líder pode se comportar para motivar os liderados a participarem e compartilhem a visão da organização.Conforme (GHOAN e REIS, 2003) é preciso que se realizem pesquisas regulares "para saber o que os colaboradores pensam da administração, da qualidade da comunicação, da rapidez da tomada da decisão eda clareza das contribuições e das responsabilidades"para o autor o líder precisa ter preocupação em motivar as pessoas , não se deve passar a idéia de que tudo que se faz na organização é em função do cliente ou do acionista é preciso olhar para os colaboradores sem distinção de função ou cargo, as conquistas devem ser partilhadas com todos , com honestidade e justiça , os benefícios devem ser estendido a todos porem alguns se beneficiam mais que os outros"mais também alguns contribuirão mais que outros" (GHOAN e REIS, 2003,pág. 103 )

Segundo (BLECHER,HERZOG,2005) existem no Brasil empresas que usam a meritocracia cujo principio é que os melhores desempenhos devem ser recompensados e estimulados para continuarem colaborando com a empresa pois as empresas são feitas de talentos .O líder deve encontrar uma maneira de privilegiar os colaboradores que mais se destacam , para os autores, acorde Jack Welsh, a meritocrácia transformaempresa medíocres em empresas de notáveise esta deve ser tratada como justiça , o líder deve reconhecer as diferenças individuais . Quando líderes avaliam devem estar atentos a três grupos , (1) superiores (20%) os que merecem recompensas; (2) intermediários (70%) são os que merecem seremtreinados para que ingressem no primeiro grupo (3) inferiores , a estes é reservado o desligamento da organização .

Os autores ainda elencam o que as organizações classificadas na lista "As Melhores Empresas para Você Trabalhar" da revista Exame valorizam e detestam nos colaboradores. Valorizam: trabalho em equipe, comprometimento com as metas, flexibilidade para adaptarem-se as mudanças e agir com autonomia . Repudiam: funcionários que atuam como agente transmissor de intrigas, o ser de duas caras, que criticam nas horas erradas, pessimistas a qualquer hora e os acomodados.

Por tudo que foi dito podemos concluir que liderar é muito mais que uma simples vocação se trata de uma conquista de sua equipe e o trabalho e cumprimento de objetivos depende de como os liderados enxergam o líder.

Referencia Bibliográfica.

BENEDETTI, MAURICIO HERIQUE; HANASHIRO, DARCY MIKITO MORI; POPADIUK SERGIO, "Lideres e Liderados: uma Relação com Base no Gerenciamento de Stackeholders"Artigo apresentado no Enanpad de 2003.

BENNIS, WAREM. "Para Mudar Empresas e Paises" , Revista Exame 18/08/2004 Ano 38Nº 16, Editora Abril, São Paulo.

BLECHER, NELSON , "A Maior Angustia" , Revista Exame 27/02/2005 Ano 39 Nº 2Editora Abril, São Paulo .

BLECHER, NELSON, HERZOG ANA LUIZA , "Para os Melhores Tudo" Revista Exame , Ano 39 14 de Setembro de 2005 p. 19-25 Editora Abril, São Paulo.

GHOSN, CARLOS; REIS PHILIPPE. "Como Vencer a Crise" Revista Exame Ano 37 Nº 21 15/10/2003 p 102-108, Editora Abril, São Paulo.

GOFFE, ROBERT; JAMES GORETH, "Porque Alguém deve Seguir Você?" Pag. 58 HSM Menagement ,São Paulo ,2001

HUNTER, JAME C. "O Monge e o Executivo". Rio de Janeiro ,Editora Sextante,2004.

JORDÃO, SONIA. "Como Nascem os Lideres", Universidade Digital Ano 1 Nº 2 Editora DigiratiSão Paulo, 2004.

ORR, Roberto Alexander "Liderança que Realiza". Belo Horizonte AME Menor, 2001.

SANTA CRUZ, SELMA. "Aprendendo com os Melhores", Revista Exame 27/02/2005 Ano 39 Nº 2Editora Abril, São Paulo .

WELSH, JACK; WELCH, SUZY Como Ser um Grande Chefe.paginas 26 a 30, Revista Exame 27/04/2005 ano 39 nº 9 , São Paulo,Editora Abril.