Líderes comuns, resultados extraordinários

(título do novo livro do Professor Paulo Sérgio)

 

“O maior desafio não é treinar os funcionários, mas sim os gerentes e proprietários” (John Naisbitt).

 

            Falar sobre liderança é maravilhoso. Não há outros culpados pelos bons ou maus negócios de uma empresa a não ser os seus líderes. São eles que decidem, orientam, informam, comunicam, organizam, cobram, exigem, enfim, são os responsáveis pelo sucesso ou fracasso de uma organização.

            Ser líder é conquistar a força, o cérebro, a mente, mas, sobretudo, o respeito, a admiração, para assim, conquistar o coração dos liderados, para que estes entreguem seu potencial máximo no trabalho que estão fazendo.

            Chefes, quando conseguem, conquistam a força e o intelecto, mas não são capazes de conseguir o coração das pessoas, não são capazes de fazer com que seus liderados sonhem com dias melhores. Não conseguem mover céus e terras porque não entregam missões, obras, mas apenas tarefas aos seus liderados.

            Líderes comuns, que buscam resultados extraordinários engajam as pessoas a trabalhar arduamente, pois elas reconhecem no líder a possibilidade de transformarem seus sonhos em realidade. As pessoas compreendem que trabalham com o líder e não para o líder.

            Líderes comuns superam o cárcere da arrogância, dão o exemplo, expressam a humildade, controlando a força que possuem. São fortes, mas usam de sutilezas e educação para expor, e não impor suas ideias. São poderosos, mas conseguem obter o respeito das pessoas por sua autoridade. Líderes comuns fazem as pessoas viajarem para dentro do universo que são, para compreenderem que será por meio da dedicação, garra, empenho, motivação, entusiasmo que atingirão os melhores resultados.

            Líderes não são atores, por isso, o carisma não é tão importante quanto a confiança que revelam aos liderados, por suas ações e comportamentos serem o espelho do que discursam.

            Pesquisas, cursos, treinamentos, novidades são trazidas anualmente, mensalmente, semanalmente sobre o tema. Verdades que sustentaram os mais diversos conceitos sobre liderança vão sendo aniquiladas ao longo do tempo. As pessoas mudam, a forma de trabalho muda, a maneira de remunerar se modifica rapidamente, de setor para setor, de empresa para empresa. Além disso, o ambiente social se modifica. Cada pessoa tem sua história, suas crenças, seus valores. Como harmonizar todas essas diferenças, de maneira que possa, cada pessoa, respeitá-las?

            Diante dessa incrível e constante mudança, quais são as bases para a formação de um líder que será capaz de continuar proativo e que não será devorado por crise alguma e não deixará seus liderados à deriva quando for instado a agir?

            É o que procurei revelar no livro que já está pronto e aguardando aprovação.

 

            Um abraço e felicidades sempre!

 

            Professor Paulo Sérgio

            www.professorpaulosergio.com.br