Liderar...
Palavra pequena, porém de grande responsabilidade.
Liderar é uma maneira de agir, uma maneira de ser, é influenciar pessoas para que trabalhem em busca do mesmo objetivo, mas como fazer isso com pessoas que são diferentes, que pensa diferente e que age diferente uma das outras?
Como dizem... "o lado divertido de liderar é que cada dia é um desafio, e a única saída é dar o melhor de si." Aí está o segredo: conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados.
Pode até ser verdade quando muitos dizem que o líder já nasce líder, porém eu também acredito na capacidade que as pessoas possuem para se desenvolver, basta termos um bom mestre à nossa frente, disposto a nos orientar, a nos corrigir e a nos impulsionar para uma vida profissional com excelência.
Hoje ouvimos muito sobre este tema, mas será que os lideres realmente têm a noção exata do que é estar à frente de uma equipe?
Uma preciosidade da boa liderança é a comunicação, é essencial entender que comunicação é aquilo que o outro entende, e não aquilo que você fala... você também deve abusar da empatia, isso faz uma grande diferença no dia-dia das pessoas que convivem com você... pena que não tratamos os outros como gostaríamos de ser tratados, esta é uma frase tão "batida" e de fácil entendimento... que deveria ser o ABC das nossas relações, porém as pessoas têm dificuldade em praticá-la.
Um líder precisa ser motivador, precisa saber exaltar aquilo que sua equipe tem de melhor, ele deve ser muito mais um sábio do que um técnico, têm que acompanhar todas as mudanças... têm que saber compartilhar e investir nas pessoas para que elas dêem o melhor de si mesmas.
Ser Líder significa desenvolver competência e talentos internos, , é criar um ambiente saudável para todos da equipe, atingindo resultados esperados e superando-os sempre!
De preferência esteja sempre de mãos dadas com o bom humor, atitude essa que trará leveza ao ambiente.