FACULDADE NOSSA CIDADE

No ambiente organizacional existem vários tipos de liderança, dentre eles a Situacional, que se destaca pela sua flexibilidade.

A Liderança Situacional, é uma forma diferente de liderar, como o próprio nome já diz, o lider toma suas decisões de acordo com a situação. E com todo esse dinamismo o lider situacional é capaz de passar astarefas de uma forma mais flexível, conseguindo assim delegar e motivar sua equipe, para o alcance dos objetivos da organização.

Nos dias atuais esse tipo de liderança se encaixa muito bem, pois cada vez mais temos que conviver com os diferente tipos de profissionais. O lider deve conhecer a forma de pensar e agir de cada um de seus colaboradores, e elaborar tratamentos personalizados para cada um deles, com essa atitude ele terá uma equipe sempre motivada.

Para que tudo isso aconteça, acredito que os colaboradores necessitem de um grau de maturidade profissional elevado, pois ainda existem os conformistas que estão acostumados com uma liderança autoritária, e são resitentes a mudanças.

Concluindo, a liderança situacional é uma das melhores formas de liderar, pois o lider tem que um lado humano aflorado e saber ouvir seus colaboradores e agir de acordo com a necessidade do momento.

Autor: Isis Mara Alves

Orientado: Profª Esther Cosso