O tema “Liderança” é importante e desafiador, e muitas vezes acaba confundido com “Poder” e “Autoridade”. Os líderes são o principal elo dentro de uma organização, pois interferem diretamente em seu desempenho, identificando talentos dentro das equipes e conhecendo as qualidades de seus subordinados para que o resultado atenda às necessidades da organização.

O fator “liderança” pode ser considerado uma essencial vantagem competitiva, devido à importância e à responsabilidade pelo desenvolvimento de uma visão condizente com a realidade das organizações, pela criação de estratégias para implementar essa visão, pela comunicação efetiva e eficaz dessa visão no sentido de conquistar adeptos a ela, pela delegação de poder às pessoas que estão ao seu redor e pelo depósito de confiança nas pessoas, para que possam criar e implementar essa visão.

Os líderes representam um papel fundamental nas organizações, refletindo diretamente na eficácia da equipe e nos resultados obtidos. A liderança não se deve apenas ao status do cargo, e sim à essência da pessoa que lidera, na influência que é capaz de gerar sobre a equipe, e aos aspectos éticos e morais.

Cada vez mais as organizações estão valorizando as pessoas que possuem habilidades de liderar. A liderança pode estar presente em todos os setores de uma organização, mas nem sempre as pessoas serão reconhecidas por esta habilidade. Trata-se da peça chave necessária ao desenvolvimento organizacional, levando entusiasmo aos liderados. Percebe-se em um bom líder as seguintes qualidades: facilidade de inspirar as pessoas; liderança pelo exemplo; visão abrangente da organização e do meio onde atua; boa capacidade de articulação; capacidade de apresentar-se como bom ouvinte. Tais qualidades levam a convergência dos esforços da equipe para um fim compartilhado. Desta maneira, difere-se o chefe do líder, onde o chefe encarregado por determinada tarefa ou atividade comanda através da autoridade.

Liderar exige respeito, humildade, disciplina e compromisso, pois o líder trabalha com as expectativas e sonhos de cada colaborador. Muitas vezes os lideres são para os colaboradores uma inspiração, e estes objetivam traçar caminhos semelhantes aos traçados pela liderança, tanto no âmbito profissional como, muitas vezes, no pessoal. Dentre os papéis mais importantes de um líder estão o de mobilizar o grupo e direcioná-lo para um mesmo objetivo.

No meio organizacional, uma pessoa que esteja motivada significa uma demonstração clara de disposição para a realização das atividades, o que refletirá diretamente na equipe ou cliente. As organizações trabalham em busca destas pessoas motivadas, para que componham suas equipes de trabalho, satisfeitas e felizes. Este, entretanto, é um dos grandes desafios encontrados pelos administradores.