A História está cheia de exemplos de mulheres que exerceram o poder e influenciaram as suasépocas de forma marcante, dentre as quais lembramos Cleópatra, rainha do Egito no último século antes de Cristo ou, então, Alexandrina Vitória, que ficou conhecida como a Rainha Vitória da Inglaterra e que foi muito mais que chefe de governo do Império Britânico entre 1837 e 1901, deixando como legado o que ficou conhecido como "Era Vitoriana".

No século XX elas foram se inserindo no mundo do trabalho e conquistaram o direito que, até então não lhes era dado, de votar e de serem votadas o que, no Brasil só ocorreu a partir de 1932 e a partir de então, em todo o mundo, foram surgindo mulheres que fizeram História ao assumir postos de comando jamais ocupados pelo sexo feminino, como foi o caso, por exemplo, da primeira-ministra Indira Gandhi, que foi governante da Índia entre 1966 e 1977 e, depois, de 1980 a 1984, quando foi assassinada por agentes da sua guarda pessoal.

Outra mulher que marcou a sua época foi Golda Meir, primeira-ministra de Israel entre 1969 e 1974.

Nos anos 70, subiu ao poder na Argentina, sua terra-natal, Maria Estela Martinez Perón, a Isabelita Perón, que havia sido eleita vice-presidente e assumiu o governo com a morte de seu marido, Juan Domingo Perón, político populista que deu origem ao peronismo, movimento até hoje cultuado na Argentina.

Isabelita foi presidente do país entre 1974 e 1976 quando foi deposta por um golpe militar que instalou na Argentina uma ditadura que se estendeu até 1983.

Conhecida como a "dama de ferro", Margaret Thatcher governou o Reino Unido como primeira-ministra por 11 longos anos, entre 1979 e 1990, sendo considerada a precursora das políticas liberais que se firmaram internacionalmente durante os anos 80.

Em 1986, subiu ao poder nas Filipinas, Corazón Aquino, a primeira mulher a chegar ao poder naquele país e que governou até 1992.

No Oriente Médio, em 1988, Benazir Bhutto foi nomeada primeira-ministra do Paquistão, sendo, então, a primeira mulher a governar um país de maioria muçulmana na História e ela permaneceu no poder por dois anos.

Mary Robinson foi presidente da Irlanda entre 1990 e 1997, sendo substituída por Mary McAleese,e Mireya Moscoso foi presidente do Panamá entre 1999 e 2004.

Helen Clark governa a Nova Zelândia desde 1999... Tarja Halonen é presidente da Finlândia desde 2000...

Ângela Merkel foi a primeira mulher a ocupar o cargo de chanceler (primeira-ministra) na Alemanha.

Ellen Johnson foi aprimeira mulher a governar um país no continente africano ( a Libéria).

Michelle Bachelet venceu as eleições presidenciais no Chile em 15 de janeiro de 2006.

Enquanto isso, no Brasil, há apenas duas governadoras nos nossos 26 estados mais o Distrito Federal: Rosinha Matheus, no Rio de Janeiro, e Vilma de Faria, no Rio Grande do Norte ...

Entre os 81 integrantes do Senado Federal, apenas nove são mulheres ...

Na Câmara, são 46 deputadas entre os seus 513 membros: apenas 9% ...

No Judiciário, o Supremo Tribunal Federal conta com uma ministra, a juíza Ellen Gracie, entre os seus 11 integrantes (9%) ...

E dos 5.560 municípios brasileiros, apenas 418 são governados por mulheres ...