Faculdade Nossa Cidade

O estilo de liderança possui um papel importantíssimo no desenvolvimento dos colaboradores de uma companhia, o comportamento do líder para com seus liderados influi diretamente no cumprimento de tarefas, metas, grau de motivação dos colaboradores e realização de projetos.

A liderança autocrática apesar de muito criticada esta presente em muitas companhias onde o líder possui um comportamento autoritário, é o grande tomador de decisões, fixa as diretrizes de trabalho, onde, como e quando os processos serão feitos, a equipe não opina, e em grande maioria dos casos costuma ter um comportamento distante, ofensivo em relação aos seus colaboradores. Costuma utilizar o comportamento pessoal e não profissional dos colaboradores para fazer criticas ou elogios.

Esse estilo de liderança possui um forte impacto negativo no desempenho do grupo, pois, os colaboradores de sentem ameaçados, coagidos, e sem perspectiva de crescimento ou aprendizado, a desmotivação se torna o grande e trágico resultado desse grupo e pode trazer consequências graves a  empresa como o não atendimento de prazos, falta de qualidade na realização de processos e aumento na rotatividade de pessoal pois os colaboradores tendem a optar pelo desligamento ao ter que conviver com o líder.

Contudo esse estilo de liderança se faz necessário ao lidar com equipes indisciplinadas, inconsequentes, improdutivas e até mesmos rebeldes.

Uma analise do perfil do grupo liderado é imprescindível para se decidir qual estilo de liderança deve ser adotado.

Autor: Adriana Da Silva

Trabalho realizado sob a orientação da professora Esther Cosso.