No meio dos protestos nos campos dos refugiados sarauís sobre o território argelino, e para distrair a opinião pública interna  e iludir o mundo de que as coisas estão bem, o líder do Polisário ( o mais antigo presidente no mundo 76-2014 ) chamou a eleição parlamentar que é a segunda do tipo no perîodo de dois anos. E em um discurso na frente da comissão que ia supervisionar as eleições, o dito líder disse :


"A formação de um comitê nacional para supervisionar o renovamento da guarda do Conselho Nacional saraui, incluindo quadros e ativistas de todo o espectro da sociedade, traduzindo uma forte mensagem que a Frente do Polisário está apostando na reabilitação e na formação de pessoal nacional , um dos pilares para garantir o futuro."


O novo comitê composto de 125 membros, dirigido por seu líder Polisário constitui um acontecimento  através da palavra que ele pronunciou na frente de seus membros, isso não era que uma réplica do comitê que supervisionou a mesma eleição no início de 2012 ( com 80,5% ), se não for alguns mortes e indicaçoes  no exterior entre os antigos membros da Comissão identica que procede a indicar os nomes.

O comitê é originalmente composta de (72 %) dos membros da liderança política do Polisário, e todos os membros do governo e os líderes membros dos aspectos militares do Estado-fantasmo , além da mesma classificação no decreto presidencial especificado para a formação do gabinete em janeiro 2012.

 Presumivelmente, esta Comissão espera supervisionar a eleição dos representantes do povo no Parlamento,  tendo a observar o trabalho do órgão executivo composto por membros da liderança política e do governo ? ? .

Artigo 75 º da Constituição do Polisário: o Conselho Nacional saraui é o órgão legislativo do país. Pretende supervisionar os corpos e as órgãos executivos ...
Embora  esta mesma Constituição curta o caminho perante a competição política:
Artigo ( 31) O direito a criar associações e partidos políticos banidos antes da independência.
Artigo ( 32) até là a Frente do  Polisário permanece o quadro político (ûnico), que compreende o saraui politicamente ...
Embora a Constituição do polisario limita aos parlamentares potenciais em um estreito círculo dos empregados da frente, originalmente recrutados de acordo com suas funções ou pelo presidente ou primeiro-ministro. Como conhecido os empregos do Polisário são dados segundo os beneficiários e pelo grau de sua lealdade a liderança e não pelas qualificações.
Artigo ( 80) : a condição para a candidatura do membro do Conselho Nacional  (paragrafo n. º 4):
- Certificado de concluão da faculdade com cinco anos de serviço, ou experiência do campo não inferior a cinco anos, em um emprego ou mais de uma das seguintes funções:

_ Um posto no exército regional e ou acima (qualquer posto ou comandante do batalhão do Corpo , seja um dos mais altos escalões militares ).

a - Membro de um conselho regional e ou acima  (diretor de um dos setores ministeriais ao nível do Estado).

b - Diretor central ao nível do ministério e ou acima.

c - Embaixadores e chefes das missões e representantes a nível do estado.

d - Ex- parlamentar .

e - Membro do Escritório Executivo da organização popular  (jovens, mulheres, trabalhadores e estudantes) .

Embora o artigo 82 da mesma Constituição esvazia a instituição legislativa da sua função através da imposição do seu presidente de fora tornando-o  vigelante e controlador:
- A reunião inaugural do Conselho Nacional, sob a presidência do Presidente da República dedica-se a sessão da eleição do Presidente da Assembleia Nacional , entre os seus membros do Secretariado Nacional (compostos e membros da liderança política do Polisário 29).


Apesar de todas estas condições, que deveriam produzir um parlamento e um tamanho pretendido (com a ausência da competição política, das condições da elegibilidade e do chefe da liderança política) e, embora as eleições não são atendidas por observadores independentes, o líder da Frente Polisário reconhece que a comissão da supervisão tinha problema só dos membros da liderança e do Governo da frente e alguns de seus assistentes conhecidos por lealdade ao líder.


O líder da Polisário detem o mesmo apoio com as mesmas pessoas para supervisionar tudo nos campos, a idéia que a Polisário alcançou o limite máximo do cerco político e a perda da confiança, não só em seus batalhadores ou de seus cidadãos da sua república designado, mesmo como órgãos e instituições . Os candidatos para o Parlamento no final são os principais membros das instituições do Polisario: seja eles comandantes ou embaixadores e chefes de missões ou gerentes e funcionários a nível de ministérios , setores ou estados de acordo com o artigo 80 da Constituição.


 E não é habitual e de costume da Polisário realizar duas ocasiões eleitorais em menos de um mês, e  elas que não são para os seus líderes e seus governantes  trabalhos a não ser supervisionar a perpetuação dos acontecimentos nacionais e eventos eleitorais , muitas vezes esperam-se muitos  meses entre as eleiçoes e eleiçoes  porque são o único mecanismo para preender a opinião popular dos campos, enquanto não tem  um acontecimento  externo relacionado a uma importante questão do saara servindo os interesses da agenda da frente do polisario como produto da coesão interna temporariamente.


A idéia do líder da Frente Polisário para chamar as eleições parlamentares , neste momento, e depois de menos de um mês da eleição do congresso dos jovens , e não é porque o sistema do Polisário visa bloqueiar o processo democrático nos campos, e promover à formação do pessoal que será um dos pilares para garantir o futuro , como sublinhou o líder antes dos membros da comissão da supervisão e da renovação do Conselho Nacional , mas por causa dos atuais protestos que varreram a maioria dos acampamentos, e que não há nenhuma ocasi ão ou evento internacional ou nacional capaz de levantar a moral interna, motivo pelo qual a Frente do Polisário passou a usar a carta da eleição nesta circunstância perturbadora internamente e difícil  podendo levar a explosão, especialmente depois da turnê fria do Ross, Enviado Especial da ONU para o Saara que não proporicionou qualquer ganho para a frente, mas sim o tornou vergonhoso porque esta visita  coincidiu com os protestos sem precedentes em todos os acampamentos na capital ( Rabouni ), em particular, com a esperança que a competição eleitoral possa levar a separação entre os membros das tribos sarauís , desde que a unidade no momento dos protestos não é ao seu favor.

E o discurso do líder antes dos membros da comissão da supervisão das eleições  é como uma mensagem para todos os órgãos do sistema, que iria supervisionar a eleição para torná-lo um evento extraordinário , e, assim, incitando  e trabalhando no sentido de aquecer o mercado eleitoral. Porque a eleição é a oportunidade da vida para ganhar um posto dentro da Organização para os concorrentes , e uma ocasião para dispersar as tribos, e levatar os cliques entre elas, através dos confrontos para juntar os votos para seus filhos  que cobiçam ser seus salavadores, intercessores ou intermediários junto ao líder e da sua comitiva.

E com isso o líder do Polisário tenta  ter o alongamento do seu regime, e cortar a estrada para unir a palavra dos sarauis unistas que exigem sua demissão, e ele pode ter sucesso ao  livrar-se de alguns parlamentares que não são leais sobretudo o grupo que exigiu na última sessão do parlamento, uma comissão de inquérito sobre o desaparecimento de 31 tanques de água dos registros do Ministério da Água e foram direcionados para contrabandear combustível em vez de trazer água potável para os refugiados.

Lahcen EL MOUTAQI