Lições preciosas na Epistola de III João

A Epistola

O presbítero ao amado Gaio, a quem em verdade eu amo 1.
Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma 2.
Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram, e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade 3.
Não tenho maior gozo do que este, o de ouvir que os meus filhos andam na verdade 4.
Amado, procedes fielmente em tudo o que fazes para com os irmãos, e para com os estranhos, 5.
Que em presença da igreja testificaram do teu amor; aos quais, se conduzires como é digno para com Deus, bem farás; 6.
Porque pelo seu Nome saíram, nada tomando dos gentios 7.
Portanto, aos tais devemos receber, para que sejamos cooperadores da verdade 8.
Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe 9.
Por isso, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da Igreja 10.
Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus 11.
Todos dão testemunho de Demétrio, até a mesma verdade; e também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro 12.
Tinha muito que escrever, mas não quero escrever-te com tinta e pena 13.
Espero, porém, ver-te brevemente, e falaremos de face a face 14.
Paz seja contigo. Os amigos te saúdam. Saúda os amigos pelo seu nome 15.

Lições Preciosas da Epístola

Gaio, um Lider exemplar

? João ora para que Gaio prospere em todo os aspectos de sua vida e que ele tenha uma boa saúde física, assim como a sua alma é curada vv.1,2.
1. Lição 01: Nestes últimos dias precisamos fazer este mesmo tipo de oração pelos membros do corpo de Cristo. Que o Senhor prospere a Igreja, a cure fisicamente e interiormente da mesma forma que Gaio era curado no fisico e na sua alma "...e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma".
? Gaio era obreiro e um fiel servo de Deus andando na verdade, isto é, na sã doutrina. Ele tinha um testemunho ilibado perante a Igreja, e todos testificavam a seu respeito. O apóstolo se alegre com seu filho na fé. vv.3,4.
2. Lição 02: Que nós possamos imitar esse servo do Senhor vivendo a mesma estirpe de vida que ele viveu, ou seja, de acordo com os princípios da Palavra de Deus!
? Gaio tratava com amor e dedicação todos os irmãos até mesmo os desconhecidos. A Igreja testifica a respeito do seu amor por toda a congregação. vv. 5,6.
 Lição 03: Quantos pastores e obreiros precisam amar e tratar com dedicação o rebanho do Senhor. Infelizmente, esta é uma falta patente na vida de muito "ministros". Oremos ao Senhor para que ele levante obreiros da estirpe de Gaio.
? Gaio tinha uma visão missionária. Ele tratava os desconhecidos (missionários) que chegavam de viagem na Igreja com amor. O apóstolo o elogia por isso e o orienta a tratá-los com dignidade dando todo apoio logístico e financeiro. vv. 6b-8.
 Lição 04: Missão nasceu no coração de Deus!. Desde neófito na fé ouço esta afirmação. Porém, pouco tenho visto ser feito pelos missionários que vivem principalmente nos países da Janela 10X40. Que o Senhor possa nos outorgar uma visão missionária e possamos investir verdadeiramente nesses homes e mulheres de Deus. Existem dois tipos de missionários:
1)- Os que fazem missão no seu próprio país sob uma liderança eclesiástica;
2)- Os que são enviados para outras nações com uma missão sob a benção e a cobertura da Igreja.

Não existem missionários sem Igreja. Estes são picaretas!

Diótrefes, o Líder rebelde

? Quem era Diótrefes? Ele era o líder da Igreja local. O que mais distingue esse indivíduo é a sua ambição de ter a preeminência na igreja. V.9-11. Ele chegou a se opor ao próprio apóstolo João em certa ocasião: João tinha escrito à igreja onde ele se reunia, recomendando que recebessem certos homens, mas Diótrefes recusou a aceitar a autoridade de João (atitude rebelde), ou, ao recusar receber aqueles homens, rejeitou o próprio apóstolo.
 Lição 5: João acusa Diótrefes de cinco ofensas:
1. Insistir em ser o líder absoluto da igreja local;
2. Recusar a recebê-lo;
3. Fazer comentários maliciosos contra os apóstolos;
4. Recusar-se a receber pregadores itinerantes (obviamente o motivo era porque queria limitar a pregação e o ensino a si próprio);
5. Expulsar da igreja quem recebesse os missionários a despeito da sua proibição.
Enfim, Diótrefes insistia em governar a igreja ele próprio, não admitindo interferência ou desobediência às suas ordens. Era auto-dogmático, auto-formado, auto-xaltado, auto-suficiente, auto-motivado, auto-satisfeito, auto- confiante, e diga-se de passagem, diabolicamente rebelde!
Existem muitos Diótrefes hoje em dia, gente que usa uma fachada de grande piedade e se impõe para conduzir a igreja ao seu próprio modo. Geralmente demonstram pouca estima ao ensino bíblico e não aceitam tudo o que a Bíblia diz, embora não o admitam abertamente.
Que o Senhor nos livre da síndrome de Diotrefes!
João não pediu que Gaio enfrentasse Diótrefes: ele faria isso pessoalmente.

Conclusão da Epístola. vv.12-15: O apóstolo termina a sua carta elogiando Demétrio. Mas quem foi ele? Um irmão confiável. Tudo que sabemos a respeito dele nesta carta está contido num só versículo (12). O seu nome significa "pertencente à Demeter" ou seja, Ceres, a deusa da agricultura dos gregos, do que pode-se deduzir que foi convertido do paganismo. Louvado seja a Deus!
Que as lições contidas nesta concisa Epístola possam penetrar profundamente em nossos corações!

Shalom Uvrachot!
Paz e benções!

Pr. Ronaldo Carvalho,
Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia e
Ciência da Religião-Fatem ?Am, e Especializado no Hebraico Bíblico.
[email protected]
[email protected]