Por: André Augusto Locatelli – E-mail: [email protected] 

Site: http://andreaugustolocatelli.blogspot.com.br/

 1ª- Deus escolhe aquele que Ele deseja que pregue sua palavra às demais pessoas (Jn 1,1)

Prática: Estudar com afinco a palavra de Deus e pregá-la com amor e sabedoria.

 2ª-  Deus sempre envia uma pessoa para advertir quando um povo ou uma pessoa se desvia do caminho que o Pai propõe aos seus filhos (Jn 1,2)

Prática: Ouvir a palavra de Deus quando pregada e meditar sobre os pecados que temos cometido.

 3ª – Não adianta tentar fugir de Deus e seguir seu próprio caminho. (Jn 1,3-5)

Prática: Não fugir das grandes responsabilidades que Deus nos propõe. Quando uma pessoa foge de Deus grande mal sobrevêm sobre ela e sobre as pessoas que estão a sua volta, não porque Deus pune, mas sim, porque quando uma pessoa foge de Deus automaticamente ela esta se afastando do amor e da misericórdia de Deus. Uma pessoa destituída do amor de Deus não cumpre seu papel de levar outras pessoas destituídas deste amor ao conhecimento do Deus verdadeiro.

 4ª- O Espírito Santo age por outras pessoas, mesmo pagãs, para que voltemos ao Deus verdadeiro. (Jn 1,6)

Prática: Devemos estar atentos e termos discernimento para ouvir a palavra de Deus que pode vir por outras pessoas com as quais estamos convivendo, é preciso analisar os sentimentos que temos em determinado momento de nossas vidas com aquilo que ouvimos no dia a dia. O Espírito Santo age constantemente, não podemos negar a palavra de Deus às pessoas, devemos sim apresentar o Deus verdadeiro, porém, desprendidos de preconceitos inúteis.

 5ª – Não há mal ou desobediência que cometamos que não venha a ser conhecida por todos. (Jn 1,7)

Prática: É inútil pensar que os pecados e todo o mal cometido não virá a ser conhecido por todos, haverá um dia em que tudo é revelado, portanto, se fizer somente o bem, somente o bem será revelado a tua pessoa.

 6ª – Quando existe o reconhecimento do erro por aquele que errou, aí existe a misericórdia de Deus. (Jn 1,12)

Prática: Os erros e os pecados fazem parte da vida humana, infelizmente. Deus em seu amor concede misericórdia para aquele que reconhece seus erros, erros pelos quais, muitas pessoas podem vir a padecer.

7ª- Somente os esforços humanos são inúteis para a salvação. (Jn 1,13)

Prática: Não existirá para qualquer pessoa que seja, a salvação, sem a conversão sincera e verdadeira ao Deus único e criador, o nosso Pai Celestial. Ninguém é salvo por si mesmo, mas sim, pelo amor de Deus.

 8ª- A oração sincera é atendida por Deus. (Jn 1,14-16)

Prática: Devemos estar em constante oração porque vivemos em um mundo turbulento, estamos constantemente no meio da tempestade. Somente Deus pode aliviar o medo, os sofrimentos, as angústias e todo o mal que sobrevém sobre as pessoas, a oração sincera não é aquela repetitiva, quase que decorada e sem sentimentos; a oração verdadeira provém do coração e às vezes nem palavras são pronunciadas, mas Deus, quando oramos, lê nosso coração e não nossas palavras.

 9ª- Deus nos põe em isolamento para o nosso próprio bem. (Jn 1,17)

Prática: Deus nos mostra que quando estamos afastados de seu amor e misericórdia existe um mal enorme que nos engole, ou seja, que nos aprisiona. Neste sentido, estamos isolados do amor de Deus e quando isto acontece, nos sobrevêm um profundo desânimo e nossa alma e espírito sentem falta de Deus. Nesta situação nos cabe a reflexão sobre a vida atual e seus acontecimentos, para a mudança, Deus nos dá a sua misericórdia, caso a aceitemos de coração sincero e humilde.

Jonas esteve isolado do mundo por três dias e três noites do mundo por sua desobediência a Deus. Jesus esteve isolado por três dias e três noites, por seu amor a humanidade, e ainda, para nos ensinar que a vida é eterna. (Mt 12,40)

 10ª- A oração sincera leva à proximidade com Deus. (Jn 2,1-10)

Prática: No momento em que Jonas está no ventre do peixe, ele sente a necessidade de voltar seu pensamento a Deus e reconhece:

- Que nos momentos de angústia devemos voltar nosso coração para Deus e não nos desesperar;

- Deus responde às orações sinceras;

- Deus ouve as confissões das pessoas que estão em estado de desespero;

- Aqueles que se deixam cegar pelo mundo e suas ilusões (idolatrias vãs) se afastam de Deus e ficam longe do seu amor e misericórdia.

- Há de sempre se cumprir aquilo que é prometido e acordado com Deus

- Somente ao Senhor Deus pertence à salvação

 11ª- Deus sempre concede uma segunda chance. (Jn 3,1)

Prática: Depois de meditarmos sobre nossa vida e nossas ações devemos nos despojar da vida velha, das ações praticadas e tudo aquilo que nos prende ao passado e orar ao Senhor para que nos guie por seus caminhos. Viver novamente em Deus e em Jesus Cristo, guiados pelo Espírito Santo.

 12 ª- Quando obedecemos a Deus o Espírito Santo age em nós. (Jn 3,2-4)

Prática: Obedecendo a Deus o Espírito Santo proclama através de nós as palavras de Deus para o seu povo. Tais palavras proclamam a vontade de Deus que deve ser obedecida pelo povo sem que haja relutância, o Pai deseja que todos os seus filhos, sem exceção, sejam salvos, porém, cada filho deve cumprir com sua parte dizendo sim ao amor do Pai.

 13ª- O arrependimento requer um sacrifício pessoal de cada um. (Jn 3,5-10)

Prática: - O verdadeiro arrependimento requer ações sinceras e não apenas intenções;

- Cada pessoa deve despojar-se de si mesma e entregar-se a Deus;

- O verdadeiro arrependimento requer que oremos com sinceridade a Deus;

- Requer conversão, ou seja, não mais praticar os atos dos quais já se foi arrependido;

- Mediante o arrependimento verdadeiro, Deus, exerce sua misericórdia para com os homens;

 14ª- Não devemos questionar as decisões de Deus. (Jn 4,1-5)

Prática: - Não temos o direito de nos decepcionar com as decisões de Deus;

- Devemos pregar a palavra de Deus para  todas as pessoas e aceitar as decisões de Deus pois a Ele e somente a Ele, pertence todo o conhecimento, verdade, vida, bondade e misericórdia.

- Nosso descontentamento em certa situação que não nos parece favorável não deve tomar conta de nossos pensamentos e coração, porque não temos o conhecimento que Deus possui, na verdade nem sabemos o que é bom para nós, somente Deus o pode saber.

- Devemos entregar nossas vidas para Deus e repousar em seu amor.

 15ª- Deus nos ensina sempre. (Jn 4, 6-11)

Prática: - Devemos pedir o dom do discernimento para aprendermos as lições que Deus nos envia;

- Deus nos dá mais do que precisamos para viver;

- Não devemos construir uma vida ao redor de nós mesmos, ou seja, não devemos construir uma vida voltada para o engrandecimento pessoal;

- Não devemos construir uma vida firmando como base os bens materiais;

- Deus nos despoja daquilo que gostamos para nos ensinar muitas vezes o quanto nos importamos com nós mesmos e não com os outros;

- Deus se importa somente com a salvação de seus filhos.