Lições da infância que valem pra vida...

Desde criança ouvimos historias de pessoas mais velhas que costumam (ou deveríamos) levar pra vida toda... sentada a beira do portão lembro-me de ouvir minha primeira explicação sobre o verdadeiro sentido da palavra Amizade.

Em uma historia que minha vó jura de pés juntos ser totalmente real, aprende que temos que pensar duas vezes antes de denominarmos uma pessoa como amiga.

Conta-se que na cidade do interior onde foi nascida e criada tinha um rapaz que estava no auge de sua juventude vivia rodeado de festeiros... e bagunceiros de plantão um dia ao chegar em casa sua mãe lhe deu uma bronca por estar bêbado e tão mal trapilho....ele irritado mais do que depressa respondeu de boca cheia “Estava com meus  amigos” a mãe assustada com a má criação do filho(o que na época era realmente muito incomum) respondeu com os olhos cheio d’água   “eles não são seus amigos,são colegas de farra,são oportunistas de uma fase boa mas nunca amigos.O rapaz mais do que depressa no ímpeto de seu atrevimento respondeu  “são meus amigos sim,a senhora está com inveja por só ter um amigo....” a mãe ainda em estado de choque propõe ao filho um desafio “ dizendo isso saiu e matou o porco que se encontrava no quintal voltou para casa e esfregou as mão sujas de sangue na roupa do filho que sem entender perguntou “mãe o que esta fazendo” ?A mãe já recomposta respondeu que queria que o filho saísse e fosse à casa de cada um dos seus intitulados amigos e lhes dissessem que havia matado uma pessoa, queria saber quem seria capaz de lhe oferecer abrigo.

O jovem então saiu e bateu na porta da pessoa que ele julgava ser seu melhor amigo, o outro rapaz ao vê-lo sujo de sangue perguntou o que havia acontecido e ele contou a historia que havia combinado com sua mãe, o amigo mais do que depressa colocou o rapaz pra correr decepcionado o rapaz tentou outras casas e outros amigos e a resposta foi sempre a mesma, muito chateado e com o orgulho ferido voltou pra casa e relatou a mãe o que havia ocorrido antes de qualquer comentário a mãe falou com o filho “volte pra rua e vá atrás do meu único amigo e conte a ele a mesma historia... assim foi feito e ao bater na porta do amigo de sua mãe contou-lhe a mesma historia então o homem disse” entre e tome um banho quente tire esta roupa suja e me conte melhor isso tudo “...no fundo do coração naquele momento ele entendeu a sutil diferença exatamente o que a mãe quis dizer....

Neste momento minha avó me olhava com olhos fixos esperando que eu na minha inocência infantil lhe dissesse o que havia entendido... nunca  disse a ela, mas esta história vem a minha mente sempre que alguém ou eu mesma uso em vão a palavra amizade.

Aprendi com minha avó que quem tem um amigo de verdade é rico e deve zelar por este tesouro... o difícil nessa vida não é fazer amigos é reconhecê-los e cultivá-los.