Liberdade???

 

       Liberdade consiste em que você pode fazer quase tudo, baseado em regras que ela mesma impôs. Você pode fumar, baseado na hora que lhe der vontade, mas olha depois o resultado do bombardeio nos pulmões e conforme-se. Você pode beber, mas nem sempre o fígado vai querer desopilar, ele também pode se “encher” da brincadeira e empapuçar.

        Liberdade é estar onde bem quiser, mas cuidado para não ficar enclausurado nas grades que sua própria censura criou. Cante e cante, até a garganta ficar rouca, mas a liberdade não permite que ouçamos desafinações e nem canções de plástico. Você pode amar quem quiser, mas a vizinha do lado já tem dono, então não se arrisque no amor, porque você pode morrer de amor, literalmente.

        Liberdade permite você fazer o que quiser, mas não queira sonhar com que não poderá realizar. Você pode se tornar um tolo na vida. Sonhe com o provável e espere o impossível, assim o que vier a mais será lucro. Liberdade consiste em você fazer tudo, mas o todo pode causar ressaca moral. Você pode ser o que quiser, mas o peso da cruz só você pode carregar.  Não escancare as portas da tua vida, pois pode entrar quem você não quer. Mantenha entreabertas as janelas do coração, pra que quando lhe chamarem você possa olhar e saber quem lhe chama. Ande com sua identidade, mas crie uma personagem para conquistar a sociedade. Guarde seus sonhos e alegrias num banco, pois a tristeza num dado momento pode vir lhe assaltar.

        Liberdade é poder mandar tudo pra aquele lugar, mas antes tente escutar o som da vida e perceba que ela já lhe mandou há muito tempo. Aprisione seus desejos e domestique seus anseios, a liberdade e a libertinagem andam lado a lado. Você pode bater no banheiro, mas cuidado que ele está sempre ocupado na hora que se mais precisa. Por isso chame sempre antes de entrar.

        A liberdade permite você fazer o que der na telha, mas antes coloque laje em sua consciência, porque a pedra quebra telhados de vidro. Guarde então seu bodoque! Liberdade consiste em fazer tudo que você quer, baseado na ditadura que ela impôs. A constituição da vida aprisiona mais do que as leis judiciais que criamos.

 

Mário Sílvio Paternostro Menezes