Liberdade de expressão
*Katiana Pereira

São Paulo foi sede de um encontro em defesa da democracia e da liberdade de expressão. Esse fórum contou com a participação de representantes de várias empresas de comunicação. Impossível falar em liberdade de expressão sem puxar na memória a recente história da RCTV. Emissora da Venezuela que foi tirada do ar depois de se recusar a transmitir um discurso de Hugo Chávez.

O presidente da RCTV esteve no fórum e não deixou dúvidas em suas falas: é preciso defender a liberdade de imprensa na América Latina. Mas para que ir tão longe à questão da liberdade de expressão, se aqui mesmo  passamos por uma censura.

Sim! Uma censura, em que qualquer matéria que arranhe o ego dos “intocáveis” gera processos. Tem um aspirante a político local que moveu uma ação contra um jornalista aqui da casa. Nessa ação o dito cujo impõe uma multa no valor de R$ 10 mil, se o jornalista citar o seu nome novamente.

Para quem estará em campanha em breve, é uma ótima idéia bloquear o uso de seu nome e eventuais críticas. Pelo menos assim poupa os leitores.

No fórum sobre a tal liberdade mostraram vários donos, editores, figurões das grandes empresas de comunicação soltando o velho discurso: Democracia não existe sem liberdade de imprensa. Sim. Que lindo! Só no país de Oz. No mundo real não funciona. Pois a primeira censura encontrada será nesse seio da comunicação, comandada pelo judiciário.

Até o mais liberto editor cumpre ordens. Até o mais compreensivo e temerário dono de jornal, é ameaçado por pessoas que tem medo de mostrar o rastro e se valem de liminares, ameaçando os veículos de comunicação financeiramente.

Já é difícil se manter. Imagine fazer isso tendo que pagar multas e possíveis danos morais? Usam o poder que detém nas mãos para barrar a informação, que a sociedade tem o direito de saber. E assim vai por água abaixo a democracia, pois o leitor não tem seu direito de escolha preservado. E puxa com ela a liberdade de expressão, que limita os profissionais de imprensa a seguirem uma cartilha de modos e condutas.

Enfim... o Brasil está jogando, Robinho pedalando e a Unidos da Tijuca foi campeã do carnaval carioca.

Katiana é jornalista, repórter em jornal impresso e site de notícias, em Sinop - MT