Somos realmente condicionados à liberdade? Temos o direito de escolha ou somos influenciados e alienados? Eis a grande questão. Sabemos que, no mundo midiático, um dos principais objetivos é a indução das pessoas para um ponto convergente: a compra, a alienação e a persuasão. É notório que a minoria da grande massa percebe tal alienação, e aqueles que realmente percebem, muitas vezes calam-se. Afinal, a voz de um misero individuo não trará benefício a sociedade. É claro que não, mas a voz de uma comunidade, grupo ou multidão, sim.

                É esse o ponto a chegar. A disseminação do conhecimento é extremamente importante para a formação dos futuros cidadãos. Com o conhecimento disseminado, é provável que haja uma melhora individual, pois esse conhecimento trará aos cidadãos a base de uma sociedade ética e moral e isso destapará os olhos dos alienados.

                O capitalismo é a base da mídia, ele influencia e induz os indivíduos à compra. Pode ser relacionado aí, o raio gourmetizador, usado para encarecer os produtos fazendo deles importados ou sobrepostos e de alto valor aquisitivo. A escola de Frankfurt, criada no início do século XX, estudava os meios midiáticos, e comprova que a grande massa é persuadida pelos desejos capitalistas, isso influencia a nossas escolhas diretamente, afinal, todos querem estar na moda e fazer parte da “high society”.

                Outro ponto a ser comentado, é a política. Ela proporciona um falso significado de democracia. Elegemos representantes, então é colocado: tais representantes realmente expressam aquilo que é de bem e plausível para a sociedade? O individualismo toma conta de muitas mentes hoje em dia, e é por isso que ocorrem fenômenos de corrupção. Entretanto, o fato é que, a democracia vivida pelo Brasil passa por uma série de complicações e não expressa a vontade do povo. Para melhor esclarecer, o significado de democracia é governo em que o povo exerce a soberania. O povo exerce a soberania? Algo está errado. A liberdade de escolha e de governo é posta em xeque.

                Por fim, a liberdade é uma persuasão mascarada. A população é induzida e não escolhe simplesmente por gostar ou não, o ser humano é culturalmente construído, como já dizia Bourdieu, ou seja, os gostos, as culturas são construídos e disseminados sendo tomados como bons ou ruins, dependente da mídia para sua classificação. Esta hegemonizada pela pequena parte e sobreposta da população: a elite. Igualdade é liberdade.