Todos deveriam experimentar o grande prazer que é o da leitura, pois ao abrir um livro, revista, etc, nos deparamos com um mundo novo, cheio de descobertas fantásticas, capaz de mexer com nossas emoções, nossos sentimentos, além de enriquecer nosso vocabulário e nos proporcionar a facilidade de entender e interpretar melhor as coisas.

Sabemos que a leitura requer concentração e, o mais indicado é começar com algo fácil, com uma linguagem fácil de entender, um artigo de revista, por exemplo, ou os chamados "livros de bolso" que são aqueles livros pequenos e que podemos carregar aonde quer que formos. Um ambiente calmo e tranqüilo é o mais indicado, procure por bibliotecas, cafés, ou até mesmo parques, onde o ambiente seja agradável e tranqüilo, um lugar onde o leitor se sinta bem. Ler um bom livro antes de dormir é uma boa pedida, pois a leitura em si acaba sendo extremamente relaxante e confortável.

 

À propósito, ler acaba se tornando um hábito como outro qualquer, como escovar os dentes ou tomar banho, só depende de queremos ou não. Para iniciantes, o mais indicado seria começar de vagar, uma leitura de 15 a 30 minutos por dia para nos acostumarmos com as palavras e criarmos um ritmo, assim, conforme o passar do tempo, a leitura pode se estender de 30 para 1 hora por dia, dependendo do tipo de leitura.

Ter o hábito de ler, além de proporcionar conhecimento e bem estar, acaba sendo um excelente exercício mental, pois lendo nosso cérebro se exercita, estimulando nossa concentração, criatividade e nos tornando formadores de opinião.

 

Por tudo isso, entendemos que a leitura tem um papel muito importante em todas as áreas de nossa vida, seja ela pessoal, social ou profissional, pois acaba desenvolvendo o ser humano, tornando-o uma pessoa mais culta, com uma mente mais aberta, pronto para a vida!

 

Simone Santos

Faculdade FNC

Orientador: Esther Cosso