Edson Silva

Depois de mais de um milhão e trezentos mil de brasileiros letrados e iletrados votarem, seja por protesto ou qualquer outra razão, no palhaço "Tiririca" e fazê-lo o campeão de votos no país, entre os deputados, agora partidos e candidatos que se sentiram "prejudicados" com a expressiva votação no palhaço e a Justiça Eleitoral se deram conta que o eleito pode ser completamente analfabeto, o que seria impedimento para ocupar cargos eletivos, segundo a Lei Eleitoral.

Sinceramente, isto está me parecendo piada, e de muito mal gosto, com o palhaço em questão e com seus eleitores, afinal como só depois de passar a Eleição se descobre que um candidato não sabe ler ou escrever? Não era de se esperar, no mínimo, que todos os candidatos lessem e depois preenchessem de próprio punho e na frente de pessoas idôneas e isentas, quem sabe tenha gente assim trabalhando na própria Justiça Eleitoral, uma ficha de candidatura? Se o interessado não conseguir preencher está inapto e pronto! Não é simples?

Poderíamos pensar ainda em prova oficial de escolaridade, diploma mesmo, mas do jeito que evoluíram falsificações e outras falcatruas, além de o próprio ensino andar tão ruim, que permite pessoas concluírem até faculdades sem que saibam ler ou escrever, isso não seria confiável. Se alguém tem alguma dúvida sobre términos de cursos superiores com graves sintomas de analfabetismo, imaginem alguém começar com "c cedilha" uma palavra que começaria com s ? Fato acontecido, mas conto o "milagre" sem revelar o "santo".

Partindo-se do principio de que os eleitos para serem deputados vão discutir e elaborar leis, não é exagero algum que sejam alfabetizados, mas porque isto já não está claro há muito? Onde está a reforma política? Aliás, os mesmos vícios eleitorais, que podem tentar pegar um candidato supostamente analfabeto, desde que ele tenha se destacado na votação a ponto de chamar atenção, são usados por espertos letrados.

O que dizer do tempo verbal na Lei da Ficha Limpa que provocou tanta confusão no processo eleitoral? A polêmica se ficha suja podia ou não ser candidato; depois podia, mas seus votos estão anulados, tudo isso prejudicando rumos de candidaturas até de governos de Estados e fazendo ficar fora de cena política eventualmente candidatos verdadeiramente de ficha limpa. Ah, e querem pessoas mais estudadas do que ministros do Supremo Tribunal de Justiça? É, eles não se sentiram capazes, e empataram em 5 a 5, de decidirem se a Lei da Ficha valia ou não para esta Eleição e com isso milhões de votos aguardam sua validade ou não...

Como diriam meus avós, nobre deputado "Tiririca" conta só mais uma piada prá gente antes que o senhor se torne alguém sério para assumir seu cargo de Deputado Federal...

Edson Silva, 48 anos, jornalista, mora em Campinas e trabalha como assessor de imprensa em Sumaré.

[email protected]