LEMBRANÇAS DE VIDAS PASSADAS

Na psicoterapia existe um tratamento em que o paciente é hipnotizado com a finalidade de recordar algum fato ocorrido em sua vida que possa ser a causa de seu problema de saúde.  

Na crença que a morte seria o fim apenas do corpo físico mas não de uma parte imaterial e eterna existente nele, que se manifestaria posteriormente em outros corpos através do processo de reencarnação, alguns psicoterapeutas admitem que a regressão pode ir além da vida atual do paciente e identificar fatos ocorridos em suas vidas passadas que seriam a causa de doenças atuais. Na literatura sobre Terapia de Vidas Passadas consta que alguns fatos, ocorridos em vidas anteriores, relatados pelos pacientes foram comprovados através de pesquisas e grande parte destes tratamentos foram bem sucedidos, o que reforça a crença na imortalidade e existência de vidas pregressas.

A lembrança de fatos ocorridos antes de a pessoa nascer é possível, porém eles não aconteceram em vidas passadas da própria pessoa e sim de seus ancestrais, conforme descrito a seguir. 

Tudo o que ocorre no cosmos é devido a um programa existente nos componentes fundamentais da matéria, o programa cósmico. Ele é um programa auto evolutivo, que torna a matéria mais complexa e que também evolui com a complexidade dela tornando-a cada vez mais complexa. Ele é o responsável pela formação das partículas subatômicas, átomos, elementos químicos, moléculas, substâncias, minerais, gases, organismos, etc.

A vida não é algo introduzido transcendentalmente na matéria orgânica. Ela é um dos produtos do programa cósmico da matéria orgânica, por ele gerada. O programa cósmico está em todas as células de todos os órgãos de um ser vivo. Durante o processo de geração do ser vivo o programa cósmico torna-se específico para as células que comporão cada órgão e suas atividades. Este processo de especialização pode ser comprovado através das células do embrião, quando elas se especializam para a formação dos órgãos do feto. Nas células cerebrais existe um programa específico para geração da mente.

O programa cósmico evolui não só em função da complexidade da matéria mas também em função do meio em que a matéria está situada, pois ele cria na matéria as condições para adaptá-la ao meio ambiente. No caso dos seres vivos não só  as situações físico-químicas do meio, como também suas atividades físicas e mentais influenciam no desenvolvimento do programa cósmico. Assim, o programa cósmico das células cerebrais gerador da mente de um ser vivo, é também função das emoções sofridas pelo ser durante suas atividades ao longo da vida.

Os programas cósmicos das células dos órgãos de uma pessoa são resultantes dos programas cósmicos dos respectivos órgãos de seus antepassados transmitidos através dos genes, por isso características pessoais, doenças, habilidades, talentos, etc. de antepassados podem se manifestar nos descendentes. Deve-se entender como antepassado  todo aquele que viveu antes de uma pessoa e cujo programa cósmico tem relação com o programa cósmico dela.

Assim como doenças e deformações físicas de antepassados podem ser transmitidas para os descendentes, os problemas emocionais de antepassados que influenciaram na evolução dos programas cósmicos de suas mentes podem ser a causa de fobias e outros distúrbios mentais de uma pessoa, pois o programa cósmico gerador de sua mente é função dos programas cósmicos das mentes de seus antepassados. A mente de uma pessoa pode captar situações das vidas de antepassados ocorridas até mesmo após a transmissão dos genes.

Em vista do exposto, é possível que uma pessoa pode ter lembranças de fatos ocorridos antes de sua geração, porém estes fatos não se referem às outras vidas dela e sim às vidas de seus antepassados. É possível também que situações emocionais  vividas por algum dos antepassados de uma pessoa seja a causa de distúrbios mentais dela, o que justifica o tratamento psíquico através do processo de regressão.