Lembranças de um lugar

São trinta quilômetros de extensão,inúmeros nomes ao longo do percurso,em alguns trechos bastante deserta,em outros,paisagens emolduradas por coqueiros e lagos;localizada na Ilha de Santa Luzia, eis que surge a Atalaia nova,terra maravilhosa.
Luz e calor,sol,rio,beleza e caos, se contrastam num só ambiente. Gente hospitaleira, cativa,amiga,um verdadeiro show de beleza natural,um paraíso a céu aberto.Pele bronzeada,roupa pouca,pé no chão,simplicidade;a noite estrelada nos convida,farra,violão,luau e canção;encontro das tribos,pessoas de todo estilo,a procura de um refúgio,a procura de um ninho.
Terrinha pequena,mas uma grande família,onde todo mundo se conhece ,todo mundo se conquista... Comigo trago lembranças de um lugar,daquele lugar,sensações,cheiro,paladar,vontade,saudades...E sempre que posso é pra lá que volto.Alí fiz amigos,donos de bar,garçon,pescador,tocador,visitantes,nativos...todos muito queridos, reunidos num lugar cuja sensação de aconchego e paz parece transceder.
Acordar ,abrir a janela e sentir o cheirinho da maresia,à tardinha sentar na areia e assistir ao espetáculo que é o pôr do sol,um verdadeiro cartão postal. Mas nem todos desfrutam do mesmo privilégio ,poucos que dão ao direito de compartinhar das coisas simples da vida em meio a natureza,e olhe que ela nem cobra por isso,até porque não tem dinheiro no mundo que pague.Voltado pro rio Sergipe,o paraíso nos convida...Fazendo apenas uma pequeno apelo: clama por preservação,por cuidado,o que não anda acontecendo,caindo no desprezo...A Atalaia Nova está entregue ao caos,abandonada mesmo,o hidroviário entregue aos trapos,o trajeto fluvial das balsas,abolido.
Nos últimos dez anos esse paraíso vem sofrendo com o descaso.A praça Luíz Gonzaga,guarda o busto de uma das maiores figuras nordestinas; acolhe também uma escultura bastante danificada de um barco ,este, em homenagem aos pescadores,que alí residem e da pesca fazem brotar o sustento da família.
Lá esqueço dos problemas e das incoveniências que a vida na cidade nos traz,da poluição dos automóveis, do ritmo acelerado do dia-a-dia, dos atropelos,das cobranças,do excesso de responsabilidade e afazeres que nos tornam tão mecânicos e insensíveis,incapazes de valorizar as coisas mais simples da vida,sem se dá conta da grandiosidade na qual a natureza nos contempla a todo tempo.
Enfim,que fique aqui registrada, não apenas a minha devoção a ilha de Santa Luzia,mas a minha indignação relacionada ao descaso que alí se instala,pois dalí, garimpo minhas lembranças ,bem como o meu grito de protesto!
Lembranças de um lugar,muita história pra contar...