LEMBRAI-VOS DA MULHER DE JÓ
TEXTO: Jó 2:8-10 E Jó tomou um caco para se raspar com ele; e estava assentado no meio da cinza. Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre. Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios.
INTRODUÇÃO: Não nos é dado o nome da esposa de Jó. De fato, não é dita muita coisa sobre ela. Em toda a Bíblia, ela é citada em um único verso, e é com base nessa citação ? pronunciada em meio a dor e a tragédia tão grande que a maioria nem pode imaginar que ela tenha sido lembrada de uma forma diferente.
É comum julgarmos as pessoas pelo que falam ou fazem em momentos que desconhecemos, mas se pararmos pra analisar a vida desta mulher sem o olhar critico-julgador, mas com o olhar de misericórdia vamos aprender como viver uma vida conjugal de maneira que agrade a Deus.
SENTINDO A DOR DOS OUTROS
Quando lemos as calamidades que aconteceram a este casal registrado nos capítulos de Jó 1:1?2:8. Se nos colocarmos no lugar da mulher de Jó. O que deve ter se passado na mente dessa pobre mulher?
Embora a história de Jó se concentre em seus sofrimentos, não devemos nos esquecer de sua mulher. Foram seus servos, também, que foram destruídos; foi à propriedade de que ela se beneficiava que foi destruída; e foram seus filhos, frutos de seu ventre, que de repente foram mortos. Então, por cima de tudo, foi seu marido, com quem ela se tornara "uma só carne. "Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e será ambos uma carne". (Gn 2:24), que de repente foi derrubado com repugnantes feridas e furúnculos. Tudo o que Jó sofreu, ela também sofreu, talvez ainda mais. Deveríamos entender facilmente sua angústia. Da forma como a Bíblia apresenta a história, porém, ela recebeu uma só linha de todos os 42 capítulos. Obviamente, houve muito mais por trás das cenas do que é revelado aqui.
O TESTEMUNHO DE SEU ESPOSO
Qual foi a reação de Jó? O que ele disse sobre sua fidelidade a Deus, mesmo apesar de grande dor? Jó 2:10 "Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios".
Em resposta à explosão de sua esposa, Jó não a chamou de louca. Ele disse que ela falava como uma das tolas. Ela não era louca, e esse não era seu comportamento normal; era impróprio dela. Assim, as palavras de Jó parecem indicar algo sobre ela; que sob circunstâncias normais, ela não era uma das "loucas". Mas aquela não era mesmo uma circunstância normal.
FIDELIDADE ATÉ O FIM
As criticas contra esta mulher são inúmeras. No entanto, ela pode ter sido a esposa modelo em todos os sentidos, cuidando da casa, ministrando ao seu marido enfermo, levando comida para ele em meio às cinzas, cuidando de suas feridas etc. Mas esses bons atos não estão registrados; a ênfase está no marido e em seu sofrimento, e ela só aparece aconselhando-o a fazer o que Satanás queria.
Tanto o marido como a esposa, como casal, sofria com suas perdas; cada um, entretanto, reagiu de modo diferente. Não somos chamados para julgá-los, mas a aprender e ter cuidado.
APOIO MUTUO
A mulher de Jó deve ter sido seu apoio de muitas formas durante sua provação. Ela deve ter sofrido enquanto preparava sua comida e banhava suas feridas. Seu corpo magro e sua pele descamando deve ter partido seu coração. Só ela se aventurava a chegar suficientemente perto para ser atingida por seu mau hálito. "O meu hálito se fez estranho à minha mulher; tanto que supliquei o interesse dos filhos do meu corpo". (Jó 19:17). Quando ela finalmente desmoronou, não foi contra ele, nem por sua própria causa, mas pela dele. Ela manteve o equilíbrio enquanto os bens pouco a pouco desapareciam. Não ficou registrada nenhuma palavra imprópria quando seus dez filhos foram mortos como por um sopro. Mas a visão de seu marido sofrendo foi à última gota em uma série de infortúnios. A indignação dela era legítima?
RECEBEU A RECOMPENSA POR SUA ATITUDE
Jó 42:10-17 "E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía. Então vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram acerca de todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro, e um pendente de ouro. E assim abençoou o SENHOR o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas. Também teve sete filhos e três filhas. E chamou o nome da primeira Jemima, e o nome da segunda Quezia, e o nome da terceira Quéren-Hapuque. E em toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos. E depois disto viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos, e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração. Então morreu Jó, velho e farto de dias".
Este texto nos conta como Deus virou o cativeiro de Jó e de como ele foi abençoado, mas em qual lugar do texto diz que Jó teve outra mulher, não existe. Aquela que foi participante do sofrimento agora também é participante das bênçãos, sobreviveu à calamidade, com fidelidade ao seu esposo.
Em meio a tantas dores podemos aprender com ela que mesmo por um momento quando o desespero nos atinge podemos ser fiéis, pois a uma recompensa a ser conquistada. Bom é o final de todas as coisas.