Leitura, uma chave para a inclusão

 

SOUZA, Danielle Medeiros de; AMARILHA, Marly. Literatura infantil e diversidade: construindo caminhos para a inclusão escolar.  Anais do 16 Congresso de Leitura do Brasil. p.336-51. jul. 2006.

          A “inclusão” é um fator essencial para o convívio na sociedade. É por meio dela que as pessoas, independente, de sua cor, raça, opção sexual, necessidades especiais, possuem voz ativa no desenvolvimento de sua região e até mesmo no crescimento de sua autoestima.

          Mas, por onde deve começar o trabalho com a inclusão? Preocupadas com essa problemática, Danielle Medeiros de Souza – UFRN e Marly Amarilha – UFRN realizaram um estudo ligado a pesquisas relacionadas com a interface da Literatura Infantil. O objetivo era observar as contribuições que a mesma oferece para o crescimento intelectual dos alunos, inclusive, aqueles que por questões ideológicas, sociais ou até mesmo pessoais se acham inferiores e, consequentemente, excluídos. Portanto, as mesmas desenvolveram um trabalho que revela que um dos berços da inclusão se encontra no ambiente escolar e pode ser trabalhado por meio da Literatura Infantil.

          O texto, “Literatura Infantil e Diversidade: Construindo Caminhos para a Inclusão Escolar” é dividido em duas partes, na primeira é abordada a importância da leitura para a inclusão social e na segunda observou-se por meio de uma pesquisa a relevância das crianças se envolverem com os “contos”, pois podem obter novas perspectivas quanto a um conceito.

          O interesse pelo estudo da prática pedagógica aliada à Literatura e à Educação Inclusiva procedeu de observações de práticas leitoras em escola inclusiva, principalmente, no trabalho de leitura com crianças com necessidades educacionais especiais.

          Frente a essas constatações, evidenciamos uma problemática pedagógica que articula a formação do professor no trato do texto literário e o fortalecimento do processo de inclusão escolar mediante a leitura. Portanto, utilizando sessões de leitura de obras clássicas e contemporâneas uma pesquisa foi realizada em uma escola pública e estadual de Natal - RN em torno da coleta de dados de questões referentes à leitura, à Literatura e a inclusão escolar.

          Segundo Martins (2002), o processo de inclusão implica na adaptação da instituição escolar para atender às necessidades especiais dos alunos na sala regular. Então, é função da escola conciliar o ensino com esse trabalho de inclusão. Assim, o profissional da educação pode perceber o ensino de leitura e Literatura como prática necessária aos alunos que possuem necessidades educacionais especiais.

          Dentro de uma perspectiva psicanalítica, Brunno Bettelheim (2004), coloca-se a favor do texto literário, principalmente, dos contos de fadas para o desenvolvimento psíquico e compreensão dos conflitos na infância. Dessa forma, a Literatura Infantil, mais precisamente o conto de fadas, ao tratar com profundidade de problemas da vida, torna-se veículo privilegiado para tratar de articulações entre Literatura e Educação Inclusiva, pois traz a discussão dos conflitos humanos de maneira única e expressiva e funciona como “portos que se abrem para determinadas verdades humanas.”

          No que se refere à pesquisa citada no início do texto, vale ressaltar que no início, o projeto de Literatura Infantil não foi totalmente aceito pelos alunos. Todavia, com o passar do tempo, as crianças começaram a sentir prazer em participar das sessões literárias, principalmente, pela leveza das palavras que encantavam  a todos.

          Sem dúvida, a Literatura Infantil é muito importante, pois permite não só às crianças, mas também aos adultos viajarem e assim esquecerem os problemas que os afligem. Logo, a leitura na escola é mais que essencial, é emergencial, pois atualmente o que mais se observa são pessoas angustiadas, estressadas, pois estão ligadas somente aos problemas sociais porque a leitura, o poder crítico, a busca de soluções para os conflitos não foram trabalhados na infância.

          É importante salientar, também, que o texto literário tem a capacidade de educar para incluir, visto que seu conteúdo de uma forma ou de outra possui características perceptíveis na vida do leitor, ou seja, das crianças. Por meio de histórias fictícias as mesmas adquirem uma base sólida, principalmente, quando se trata de resolução de conflitos.

          A Literatura Infantil é uma ferramenta importantíssima para o desenvolvimento de novos valores na sociedade. Iniciado na vida das crianças (alunos) que constituirão, sem dúvida, uma sociedade mais justa e tolerante, pois por meio da aplicação dos textos literários, paradigmas preconceituosos são quebrados ou até mesmo superados. Pois as histórias envolvem personagens de classe baixa, “excluídos” de amigos e outros, mas que por muita luta e perseveranças adquirem um “final feliz”.

          Tais histórias influenciam as crianças a compartilharem valores, serem unidas e desenvolverem habilidades que certamente lhes ajudarão na resolução dos problemas sociais, que infelizmente são inevitáveis. Por isso, verdadeiramente a Literatura possui um poder “inclusivo” e permite que os leitores sejam pessoas pacientes, habilidosas, críticas e tolerantes.

Resenhado por Aline Moreira Rodrigues, graduada no Curso de Letras pelo Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro - Oeste - UNIDESC.