A partir do momento que uma pessoa, de qualquer idade cronológica, adota a leitura como hábito em sua vida, passa receber benefícios surpreendentes, com os quais não contava antes. É como que uma janela do universo se lhe abrisse e, por ela, pudesse visualizar a imensidão do infinito na sua totalidade, e o mais incrível, em sua profundidade. É como se os ouvidos lhe fossem destampados, pudesse escutar a sinfonia das galáxias e perceber a combinação dos infinitos tons que compõem os sons que enchem o espaço numa agradável melodia. É como se lhes abrissem os poros e pudesse sentir na pele uma nova energia que inebria o corpo, fazendo vibrar suas entranhas. É como se suas narinas pudessem perceber, ao mesmo tempo e intensamente, todo o perfume exalado pelas mais belas flores do orbe.
O ato de ler, quando totalmente compreendido e experimentado, na essência e continuadamente, passa ser uma orientação segura para o leitor, aguçando sua bússola de orientação, para que o norte lhe seja indicado com toda certeza. A cada passo dado na prática, todo o caminheiro do universo vai sendo direcionado para que tome decisões acertadas para andar, com firmeza, rumo ao objetivo para o qual foi criado.
Além de tomar o norte correto em sua marcha e, certamente, chegar ao bom termo, experimentará, diferente dos outros, as maravilhas da natureza, existentes ao longo da estrada, em conseqüência de sua abertura mental, analítica e crítica não alienada, por meio da conquista do saber e da aquisição da cultura.
O saber é um bem extremamente necessário para ativar o movimento racional, alimentar a essência da vida e garantir um imenso leque de novas possibilidades e ricas descobertas, para o ser humano. A cultura é um valor enorme e indispensável, para garantir o equilíbrio emocional, o bom humor, o bem-estar e a sanidade das pessoas, das famílias e dos grupos humanos. E a leitura é o programa mais fácil e eficiente de desencadeamento desse processo.
Um dos inúmeros resultados práticos da leitura é o discernimento criterioso e prudente sobre a importância, a necessidade e a hierarquização dos bens e dos valores fundamentais para o homem e suas relações sociais. Descoberto os bens e valores, como a sabedoria e a cultura, o leitor passa perceber outras riquezas que antes não notara em toda sua existência.
O ato de ler é uma ação de desbravamento. É como se uma pessoa apanhasse uma foice e, no meio de uma mata fechada, principiasse abrir uma picada, ou seja, um primeiro caminho. Logo aparece o clarão e os horizontes começam se abrir e a luz do direcionamento se intensifica dando segurança e esperança ao transeunte.
Uma pessoa, que desenvolve, em si mesmo, o habito de ler e, conseqüentemente, abre seu intelecto para entender melhor o que venha ser o processo de aculturação, isto é, de absorver e adaptar-se à cultura de seu meio, transforma-se, necessariamente, em um agente ativo de promoção da paz, do desenvolvimento da prosperidade, e da felicidade da raça humana. Com essa prática, o ser humano, desenvolve habilidades interiores, para interagir diligentemente, em todas as instâncias do desenvolvimento sócio, cultural, econômico e politicamente em sua comunidade. Abre-se para a compreensão natural do que venha ser o mundo, o homem, a vida, a verdade, a sabedoria, a cultura, a política e o amor. Isso é viver. Isso é ser feliz.