ANA CRISTINA BAIA AMARAL

RESUMO

O processo de leitura nas instituições escolares e sua prática que envolve a interação do leitor em relação ao texto têm sido abordados por vários educadores, estudiosos, doutores de universidade e do campo lingüístico. Destacando a importância da leitura e como deve ser desenvolvida nas escolas através dos professores, e enfatizam também como o processo de letramento nas séries iniciais com as crianças foi trabalhado. Sendo que o exercício da leitura leva o leitor a interagir com o autor e texto, construindo assim, um processo criativo, de reconhecimento e de compreensão através da codificação e decodificação de um texto.

PALAVRAS CHAVE: Leitura. Construção. Interação. Decodificação.

Resumen

El proceso de lectura en las instituciones escolares y su práctica que envuelve la interación del lector en relación al texto, está siendo abordado por varios educadores, estudiosos y doctores de universidades y del campo lingüístico.Destacan la importancia de la lectura y como ella debe ser desarrollada en las escuelas a través de los profesores. Enfatizan también como el proceso de aprendizaje en las series iniciales con los alumnos fue trabajado.Siendo que el ejercicio de la lectura lleva el lector a interaccionar con el autor y texto,construyendo así, un proceso creativo de reconocimiento y de comprensión a través de la codificación y descodificación de un texto.

Palabras claves: Lectura. Construción. Interación. Decodificación.
INTRODUÇAO

A instituição escolar de maneira geral tem realizado um trabalho com textos diversos, que preparam o educando para ler e escrever narrações, dissertações, descrições e cartão. Sendo treinado para reproduzir textos modelares, com regras fixas preestabelecidas em uma linguagem escolar distante da realidade. Pois, esse trabalho geralmente leva o aluno a decodificar seu compreender e escrever sem expressividade. Há muitas discussões atuais a partir das pesquisas teóricas de Piaget, Vygotsky, Ana Taberosky e outros, que apontam para um trabalho de linguagem e tem como objetivo o letramento, a fim de capacitar aluno nos mais diversos tipos de leitura. Neste sentido será feito uma breve abordagem sobre as leituras escolares e as atividades relacionadas a este processo de leitura. Assim, tal discussão faz-se necessário diante do trabalho realizado pelos educadores em relação à prática da leitura nas escolas no âmbito cientifico.

1 FUNDAMENTAÇAO TEÓRICA

O ato de ler representa uma habilidade e construção de conhecimentos individuais ou coletivos, onde cada leitor busca diferentes objetivos durante a prática da leitura. Assim o trabalho de leitura realizado nas escolas deve possibilitar a diversidade de texto para que haja um desenvolvimento significativo no decorrer do processo de leitura. A Construção da leitura não deve ser desenvolvida sem também a construção da interação, porque ambos influenciam mutuamente nessa pratica. E a través do processo de interação sujeito/ linguagem gerado pela leitura que ocorre a ativação de todo um processo cognitivo, desde a percepção do texto e sua posterior decodificação, passando pela compreensão pelos processos inferenciais que permitem melhor interpretação ao desenvolver a leitura.
Desde modo, assim que uma leitura é feita, os processos inferenciais, baseados nos conhecimentos armazenados e organizados e organizados pela memória, geram expectativas. Segundo as pesquisas piagetianas "o desenvolvimento cognitivo se dá pela assimilação do objetivo do conhecimento a estruturas anteriores do sujeito e pela acomodação dessas estruturas em função do objeto a ser assimilado", como afirma Piaget:

"aprender é modificar, descobrir, inventar. A função do professor e propiciar situações para que a criança construa seu sistema de significação, o qual uma vez e organizado na mente, será estruturado no papel ou oralmente". (1999, p. 03)

E desse modo que a função do professor e propiciar situações para que a criança construa seu sistema de significação, o qual uma vez organizado na mente será estruturado no papel ou oralmente de certo o processo de conhecimento e de desenvolvimento da leitura esta relacionado a maneira que e oferecida a criança ou jovem a partir dos métodos trabalhados em sala de aula, podendo assim constituir resultados positivos no que dix respeito a leitura.
O professor principalmente de português deve estar familiarizado com uma leitura bastante extensa para posteriormente passar essas experiências de vários tipos de leitura para seus alunos durante as atividades. Portanto é necessário que o educador esteja preparado para propiciar e estimular seu alunado a construir uma leitura mais dinâmica.
É importante frisar que a passagem da pela educação infantil contribui ou pouco contribui para o letramento das crianças, tornando o processo de aprendizagens nas series seguintes, ou seja, do ensino fundamental, por exemplo, uma fase onde o desenvolvimento da escrita quanto da leitura apresentam limitações.
Nesse sentido o processo e historia de letramento das crianças influencia de forma significativa no desenvolvimento posterior de leitura, sendo nas primeiras series a criança constrói um conceito de leitura e texto de acordo com as praticas escolares, onde um texto significa somente um conjunto de palavras e a leitura e tida apenas como decodificação, como afirma Terzi:

a concepção de leitura e produção de textos dos professores os leva a uma ênfase na decodificação de palavras como um fim em si mesmo, que se concretiza na proposta de exercícios mecânicos sobre o texto, não envolvendo a busca do significado do mesmo. Isto faz com que as crianças criem uma pseudolinguagem, para falar do texto, que foge dos padrões de uso da linguagem, por centrar-se na forma, não no sentido. Rompe-se então o processo de desenvolvimento tanto da expressão oral das crianças como da leitura, uma vez que não lhes e permitido estabelecer relações entre a linguagem oral e a escrita. " (2002, p.148)

Percebe-se então, que o professor deve enfatizar a relação entre texto- leitura e linguagem durante as atividades em sala de aula. Além disso, oferecer um grande número de textos acompanhados de atividades variadas, sendo individuais ou grupais para que futuramente esses educandos possam ir adquirindo habilidades e qualidades no processo de leitura

2 O PROCESSO DE INTERAÇÃO -AUTORTEXTO-LEITO

A leitura e uma atividade que exige do leitor uma atenção centralizada no texto, sendo que essa atenção dada leva a captação das idéias do autor, pois essa relação da inicio ao processo criativo de reconhecimento de compreensão e de sentido das palavras e estruturas de um texto. É nessa perspectiva que o processo de interação de leitura vai desencadeando-se e a partir daí estabelece um relação interativa que envolve o leitor e sua bagagem sócio cultural.
Considera-se então que a leitura de um texto exige do leitor não somente a codificação de um texto a ser decodificado pelo receptor, mais como um mecanismo pelo qual possa realizar uma construção de conhecimento e estratégias durante todo o processo de leitura. Desse modo, a pessoa que adquire todo essa construção de leitura consegue não apenas ler textos verbais, mas, também extra verbais como: música, pintura, e outros passando a entender que a mensagem, isto é, o texto transmitido ao receptor tende a ser uma leitura individual.
Contudo, a leitura de um texto exige muito mais que conhecimento lingüístico, indo além do que está escrito, ou seja, saber ler nas entrelinhas e preencher lacunas que o texto apresentar, onde o autor convida o leitor a participar e a recriar a realidade criada pelo autor. Como afirma CF. Solé (2003: 21) de que: Desse leitor espera que processe, critique , contradiga, ou a rechace, que de sentido e significado ao que lê.
Essa concepção de leitura focaliza o leitor como parte da construção de um texto, onde ele passa a dar continuidade às idéias do autor.
Conforme a legalidade da língua pautada nos Parâmetros Curriculares da língua portuguesa:

a leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo que sabe sobre a linguagem etc. Não se trata de extrair informação, decodificando letra por letra, palavra por palavra. Trata-se uma atividade que implica estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação, sem as quais não é possível proficiência. É o uso desses procedimentos que possibilita controlar o que vai sendo lido, permitindo tomar decisões diante de dificuldades de compreensão, avançar na busca de esclarecimento, validar no texto suposições feitas.

Espera-se, assim, que o trabalho realizado pelos educadores tenha como base os Parâmetros Curriculares da língua portuguesa e apresente aos seus alunos meios de realizar, interpretar e compreender um texto dentro de um processo de interação autor-texto-leitor. Desse modo a leitura será satisfatória tanto para o professor quanto para o aluno.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O objetivo das instituições escolares através dos professores é de inserir seus alunos e prepará-los para grandes desafios no âmbito do conhecimento. Proposta e mudanças em torno da educação vem surgindo com o intuito de promover um desenvolvimento educacional, de boa qualidade e valorização. Professores que em alguns momentos se organizam através de conferências e seminários para adquirirem mais informações e conhecimentos, para posteriormente aplicá-los dentro do processo pedagógico.
A importância da aplicação das propostas dos Parâmetros Curriculares da Língua Portuguesa nas atividades escolares é fundamental na construção de uma boa leitura. Frisando assim, a leitura como parte "dominante?? do processo educativo visto, que o ato de ler não é somente decodificar, mas, entender, interpretar, interagir e recriar, a partir de um processo chamado interação que envolve autor-texto-leitor.
Com isso a prática de leitura na escola torna-se fundamental no desenvolvimento intelectual através da competência e habilidades que foram adquiridos durante as atividades pedagógicas relacionadas com a leitura.

REFERÊNCIAS

TERZI. Sylvia Bueno. A construção da linguagem: Uma experiência com crianças de meios iletrados. São Paulo. Ed: Pontes. 2002
COCÓ. Maria Fernandes. A diversidade de textos numa proposta socialista. São Paulo. 1999
HAILER. Marco Antonio
KOCH. Ingedore Grunfeld Villaça. Ver e compreender: os sentidos do texto. São Paulo. Ed: Contexto. 2008.