Autora: Maria de Fátima Moraes Medina

RESUMO

O assunto abordado neste artigo tem como objetivo analisar teorias e entender quais fatores contribuem para este processo, e, de que maneira a leitura influencia na realidade da sala de aula e dos alunos, em seu desenvolvimento escolar. A contribuição da leitura é fundamental na vida das pessoas e durante esta discussão entender-se-á qual sua influência para facilitar a comunicação do ser humano com o meio em que vive, e que novas experiências isto poderá trazer ao educando.  A dissertação sobre o tema se dará de forma simples, através da busca por autores que tratam do tópico em questão, reflexões e observações práticas de alunos em sala de aula e conversas com professores da área. Este trabalho busca maior compreensão sobre as circunstâncias e contribuições que a leitura pode promover.

 LEITURA EM SALA DE AULA

           A leitura e escrita são indispensáveis para que todos os seres humanos possam se comunicar, se fazer entender nas diversas situações propostas em seu cotidiano. Na atualidade é muito comum ouvir dizer que as pessoas já não leem tanto como há algum tempo atrás, e consequentemente a fala e o entendimento não são os mesmos quando se lê algo simples e de fácil compreensão como um cartaz ou um aviso. A internet e suas facilidades vêm mudando a realidade na comunicação, mas para que isto não se torne um problema é preciso tentar resgatar o prazer de ler e escrever aos que ainda não tem este costume. A escola é o ambiente que pode e deve incentivar a leitura e escrita de maneira que seja um ato prazeroso e até mesmo divertido.

          A prática da leitura não somente proporciona conhecimento, mas sim permite conhecer o tempo, as pessoas e novas sensações. Faz parte do processo de alfabetização assim como cria uma nova maneira de escrever.

          Ler é uma forma que o ser humano tem de entender diferentes ideias, conhecer novas possibilidades e saber mais sobre determinado assunto, enfim a leitura abrange um infinito de ocasiões, mas para que isso ocorra, é necessário que as pessoas façam a leitura da forma correta.  Na leitura deve haver uma atividade leitor/escritor, é preciso que o leitor esteja vivenciando mentalmente determinada situação enquanto lê. Desta forma entende-se que a leitura verdadeira faz com que o leitor “entre” na história e não simplesmente ler sem nem saber o que está escrito. A leitura permite horizontes distintos, apresenta o novo, mostra como cada história faz do leitor um personagem diferente. O mundo de descobertas através da leitura, as incríveis possibilidades e ainda o fato de que tudo pode mudar enquanto se lê,  fazem com que os alunos leitores busquem algo mais, tenham diferentes conhecimentos, afinal com a leitura de um livro pode-se descobrir o mundo.

            Com a leitura novas portas se abrem, novos caminhos são percorridos, novos ideais podem ser traçados, de maneira que isto desperte a busca pelo novo, o surgimento de questionamentos com objetivo de fazer com que as pessoas queiram mais, inovem e conheçam a si mesmos como forma de um personagem capaz de desvendar mistérios e enfrentar desafios. O incentivo à leitura é fator fundamental para influenciar nas outras diversas atividades e situações pelas quais as crianças e adolescentes irão passar ao longo de suas vidas. Por isso é interessante salientar a importância de realizar e manter a prática da chamada “ Hora da Leitura “, momento este dedicado somente para que os alunos leiam efetivamente.

 REFERÊNCIAS

 FREIRE, PAULO. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 17p.

 GERALDI, JOÃO WANDERLEY. O Texto na Sala de Aula. São Paulo. Ed. Ática. 2006. 4ed. 82p

KOCH, INGEDORE VILLAÇA. Ler e Escrever: estratégias de produção textual. São Paulo. Ed. Contexto. 2011. 2ed. 14p.

MARTHA, ALICE ÁUREA PENTEADO. Leitor, Leitura e Literatura. Teoria, Pesquisa e Prática: conexões. Maringá. Ed. Eduem. 2008. 27p