Ler é um hábito esplêndido, mas para se tornar algo agradável devemos levar em conta o nosso alicerce que será desenvolvida nas etapas do nosso crescimento, sem isso nos tornamos um completo ignorante com até diploma de bacharel no âmbito.

A leitura começa pelos pais, lógico que não entro no termo da genética, mas sim pela implantação dessa cultura na vida dos pequeninos. É algo que se deve ter cuidado, a criança é como uma esponja absorve tudo até  certa idade, se o individuo absorve uma cultura de atos bons terá um futuro  radiante, mas se absorver atos ruins o seu futuro se despedaçara , mas devemos ter uma certa burocracia mantendo a liberdade e criatividade do seu filho, comece aos poucos com pequenos poemas à textos curtinhos, leia para seus filhos com entonação de um modo que se perceba como simples palavras podem ser vivas através da imaginação. Tente ler em momentos confortáveis e aconchegantes, mas nunca de forma excessiva, deixe que ele te procure para mais uma aventura épica, se for de modo forçado a criança enjoa  e daqui alguns anos quando for a hora de começar sua própria leitura, não terá mais tanta curiosidade e se tornará algo desinteressante.

Ah! Adolescência tempos difíceis para pais e filhos sempre foi e sempre será, mas temos como amenizar o estresse, do modo como mencionei acima, esse hábito vai se tornar intrínseco nesse jovem, mesmo se não desperte sozinho, incentive através de seus sermões ao longo das traquinagens, mas nunca de modo excessivo isso desperta o pior.

A criança é à base do adolescente por isso devemos implantar quando ainda for cedo, porque depois se tornará difícil.

Com esse desenvolvimento se tornamos pessoas com substâncias e opiniões plausíveis que ajudam ainda mais na democracia vivida por tantos na atualidade.