UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA

CENTRO DE FILOSOFIA, LETRAS E ARTES – CENFLE

CURSO DE LETRAS

 

 

“SEM MOTIVAÇÃO NÃO HÁ EDUCAÇÃO’’

LEITORES FLUENTES E ESCRITORES BRILHANTES

PROJETO PARA OS ALUNOS DO FUNDAMENTAL I - 5º ANO

 

Joélia Maiara Araújo Abreu

 

 

 

 

                                                                                                 

                                                                                                         

 

 

 

SOBRAL - 2012

“UM PAÍS SE TRANSFORMA COM HOMENS E LIVROS ’’

(Monteiro Lobato)

PROJETO: AUTORES DE SUA IMAGINAÇÃO

 

 

OBJETIVOS:

 

v  Conscientizá-los de que a leitura é essencial para a construção da formação crítica e social do cidadão;

v  Tornar crianças leitoras e escritoras a partir de sua própria imaginação;

v  Criar o hábito da leitura e estimular a criatividade das crianças;

v  Proporcionar momentos agradáveis de leitura e escrita, para que os alunos se tornem leitores fluentes;

v  Promover o crescimento intelectual do aluno.

 

JUSTIFICATIVA

 

Pelas experiências vividas em salas de aulas a partir das observações feitas nos vários estágios supervisionados, principalmente com alunos do 5º ano, percebe-se a necessidade de habilitar esses alunos à leitura, despertando o prazer em realizar tal tarefa, pois é perceptível o desestímulo gerado pela desvalorização dada a leitura no mundo tão voltado para acessibilidade tecnológica.

E em consequência disso, encontra-se hoje nas escolas alunos desmotivados à leitura e a escrita. Por está razão é que elaboramos um projeto onde o aluno possa descobrir, vivenciar e viajar no universo dos conhecimentos que os livros fornecem.

 A partir dessas leituras eles possam se sentir leitores fluentes, críticos e aperfeiçoados em seus conhecimentos. Como também, proporcioná-los o desenvolvimento e crescimento de uma escrita ortográfica, estabelecendo uma visão ampla diante da leitura e da escrita, para que assim, eles possam se sentir cidadãos no mundo letrado.

“O MAIS BELO TRIUNFO DO ESCRITOR É FAZER PENSAR OS QUE PODEM PENSAR. ’’

 (Eugéne Delacroix)

 

 

PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS

 

            Este trabalho se desenvolverá na Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição na direção de Antonio Anastácio Araújo, que se localiza Av. Antonio Benício na cidade de Moraújo – CE.

Atualmente a escola é frequentada por 364 alunos sendo todos do Ensino Fundamental I e 56 funcionários.

            O projeto acontecerá a partir de dois momentos:

PRIMEIRO PASSO:

 

            Organização do espaço: para que os alunos possam apreciar a leitura como algo agradável, faz-se necessário um ambiente chamativo, alegre, que desperte o interesse e a curiosidade dos discentes.

Isso se dará por meio de cartazes, um varal com vários gêneros textuais como contos, poemas, fábulas, receitas culinárias, entre outros. E livros para apresentar aos alunos as diversidades de modelos (formatos) de livros, como também, o que contém em cada um deles.

SEGUNDO PASSO:

 

            Acolher os discente no ambiente já preparado, e conversar sobre a leitura. Procurando investigar como eles se relacionam com os livros, o que eles pensam o que leem e se são estimulados a essa prática.

             Em seguida, relatar um pouco sobre o livro, argumentando que antes como não existiam livros e as histórias eram contadas oralmente, ocorrendo assim, mudanças nas histórias originais, pois cada pessoa tem sua própria maneira de contar e de interpretar o que lhe é repassado. Sem contar as inúmeras histórias que devem ter se perdido por não terem conseguido sobreviver às mudanças de gerações e costumes dos povos que evoluíram com o passar dos tempos.   

            E mesmo com a invenção do livro era privilégios para poucos, pois eram escritos a mão e demoram muitos a ser fabricados. Somente no século XV que o alemão Johannes Gutenberg inventa a técnica de imprimir surgindo desse modo, o livro impresso que hoje se deixar mofando nas prateleiras das bibliotecas escolares.

            Depois dessa breve discussão, deve ser narrada aos alunos uma história previamente escolhida e ensaiada. Como a utilização de adereços (a escolha do contador) ou se possível com o auxílio dos próprios alunos que poderão de improviso dramatizar o que esta sendo contado.

E por fim, deixá-los livres para o contato e a escolha do livro a ser lido. Podendo de fato apreciar a descoberta e o interesse pelo mundo das palavras.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

            Com a realização deste trabalho pode-se concluir que o trabalho com leitura é bastante satisfatório tanto para as crianças, quanto para nós professores, pode-se perceber também o envolvimento das crianças com os livros, revistas, jornais, gibis, dentre outros, onde os mesmos faziam comentários e perguntas bem interessantes.

            Enfim, o contato direto com essas crianças nos proporcionou momentos de grande aprendizagem, pois percebemos que apesar das dificuldades que elas sentem têm muita vontade de aprender, só precisam ser mais incentivadas.