A crise económica afetou profundamente as pequenas empresas e os trabalhadores independentes, por isso não é de estranhar que estes procurem novas formas de financiamento para que possam  adquirir os produtos que necessitam. Precisamente por isso, o leasing de carros, que era uma opção de grandes e médias empresas, converteu-se hoje numa alternativa bastante popular entre os proprietários de pequenas empresas e trabalhadores independentes.

Uma olhada nos aspectos básicos do leasing

A grosso modo, pode-se afirmar que o leasing é uma via para o financiamento de carros, uma vez que o seu objetivo final é comprar um carro com condições melhores. O cliente deverá pagar prestações mensais e, quando terminar, pode ficar com o carro novo. Atualmente, não existe uma lei que regule qual o montante a que podem ascender estas prestações, que normalmente são determinadas em comum acordo entre a empresa e o interessado no carro. O contrato de leasing prevê, quase sempre, uma duração mínima de dois anos e, quando o contrato está a ponto de terminar, o cliente tem as seguintes opções: pagar o valor residual, entregar o carro à empresa em perfeitas condições ou renovar o contrato, quase sempre negociando mensalidades menores.

Os benefícios do leasing de carros

O leasing é uma das opções mais interessantes para adquirir um carro, já que as suas condições de financiamento são muito mais acessíveis em comparação com as dos bancos, que são bastante rigorosos no momento de conceder o crédito. De facto, com o leasing não só se consegue um financiamento de 100% do montante total do investimento realizado, como ainda se pode desfrutar imediatamente do automóvel.

Do ponto de vista fiscal, o leasing de carros também oferece algumas vantagens. Se a empresa ou o trabalhador independente tiver um carro de sua propriedade, só poderá deduzir aproximadamente 10% dos custos do mesmo mas se optar por um leasing, o aluguer é considerado como uma despesa e, como tal, poderá deduzir a sua totalidade. Além disso, em caso de insolvência, o titular só precisará cancelar o seu empréstimo e devolver o carro.