Nessa quarta-feira, 14, a Legião da Boa Vontade (LBV) reuniu voluntários, parceiros, atendidos e colaboradores para festejar os seus 47 anos de atuação em Ipatinga, que serão comemorados no dia 30 de julho. A festividade também celebrou o 60º aniversário da Instituição, completado em 1º de janeiro, Dia da Paz e da Confraternização Universal.

O evento teve início com a Prece Ecumênica do Pai-Nosso cantada pelas crianças do programa LBV ? Criança: Futuro no presente!. Em seguida, o Hino Nacional Brasileiro foi executado pela Banda do 14º Batalhão da Polícia Militar. As crianças atendidas pela LBV entoaram canções em homenagem a todas as pessoas presentes. Apresentação do circo Esperança Circo Show, do Núcleo Assistencial Eclético Maria da Cruz.

Na ocasião, dezenas de voluntários, parceiros e colaboradores foram agraciados com o diploma Mérito à Solidariedade, em agradecimento à participação nas iniciativas empreendidas pela Legião da Boa Vontade e na manutenção dos projetos desenvolvidos pela Instituição no municipio.

Diversos órgãos foram representados na comemoração: o Conselho Municipal da Assistência Social de Ipatinga (CMASI), o Conselho Tutelar de Ipatinga, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), a Faculdade de Medicina do Vale do Aço (FAMEVAÇO), Faculdade de Direito de Ipatinga (FADIPA), a Faculdade Pitágoras de Ipatinga, a Liga de Desportos de Ipatinga (LDI), a Associação Comercial, Industrial,Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi), o Centro Vocacional Tecnológico de Ipatinga (CVT), a Central de Apoio e Acompanhamento às Penas Alternativas (CEAPA), o Grupo de Teatro HistoriArte, o 14º Batalhão da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar de Ipatinga, entre outros.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Ipatinga (CMASI), sra. Creuzenir Lúcia dos Santos Barreto, declarou, satisfeita: "É fundamental esse trabalho porque a Legião da Boa Vontade trabalha com a formação de caráter voltado para nossas crianças. Eu creio num futuro melhor, quando todos abraçarem esta causa, de trabalhar, de conscientizar, de fortalecer os laços familiares e a LBV faz muito bem esse papel. Nossas crianças são o futuro do amanhã, se ambas estiverem em um local seguro e protegido, com certeza teremos um Brasil melhor. Receber essa homenagem para mim foi um privilégio muito grande, porque é algo que eu faço com muito amor, eu creio na força do amor que é capaz de transformar a humanidade".

O sr. Gustavo Augusto Ataíde de Souza, presidente da Associação Comercial, Industrial,Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi), ressaltou: "Acreditamos que só teremos uma sociedade justa, mais humana e fraterna a partir do momento em que toda a sociedade civil se envolver com as questões sociais. O que hoje está em voga é a responsabilidade social, é a estratégia de marketing para muito, a LBV já o faz, há muitos anos, há 60 anos no Brasil, e também há muitos anos na nossa cidade. Para mitigar as desigualdades sociais e principalmente trabalhar com as crianças e livrá-las da terrível ameaça do crak e da violência. Tenho certeza que com o envolvimento de todos e a LBV como âncora dessa caminhada e instituições parceiras, nós teremos sem dúvida um país e uma região mais justa e fraterna".

Diversas pessoas atendidas pela LBV participaram da comemoração. A sra. Andréia Cristina Vieira, mãe de três crianças atendidas, afirmou: "Aqui na LBV é muito bom para mim e meus filhos, porque hoje eles não ficam na rua, ficaram muito educados, sabem conversar com todo mundo e aprendem muitas coisas boas. A melhor coisa para mim foi quando os coloquei aqui na LBV e gostaria de agradecer ao José de Paiva Netto e a todos da LBV pelo trabalho que realizam aqui, ajudando não só a mim e aos meus filhos como também a todos que precisam. Todos da LBV merecem todo agradecimento e parabéns".

A festividade contou com a cobertura da mídia local: a exemplo dos jornais Diário do Aço, Diário Popular, Cidade, Jornal dos Bairros; as emissoras de televisão TV Caravelas, TV UNI do Vale do Aço, TV Cultura; e também as emissoras de rádio Tropical FM, Itatiaia do Vale do Aço, Grande Vale FM, Cidade, Vanguarda AM.

Além disso, foi realizado um Mutirão Social com aferição de pressão e glicemia; orientações sobre os serviços prestados pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS); degustação e orientação sobre as propriedades medicinais de diferentes tipos de chás, pela equipe da Farmácia Verde. Também foram expostas fotos históricas das realizações da Instituição na cidade, onde hoje desenvolve os seguintes programas socioeducacionais: LBV ? Criança: Futuro no Presente! e Acolhimento Familiar.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Ipatinga, MG, o Centro Comunitário e Educacional da Legião da Boa Vontade está localizado na Rua João Patrício de Araújo, 225 ? Veneza I. Telefone para outras informações: (31) 3822-8600.