O Presente trabalho foi elaborado a partir de pesquisas realizadas em Lagoa Nova no intuito de estudar o fenômeno do turismo no município, correlacionando seus atrativos turísticos com a geografia e a historia do espaço ao qual estão inseridos, visando assim desvendar o despontar deste município serrano como um dos principais pólos turísticos do seridó.

Município serrano situado no Rio Grande do Norte, LAGOA NOVA fica a 198 km da capital do estado. Este nasceu e cresceu através de sua principal riqueza que é o plantio e a exploração do cajueiro e da mandioca, sendo um dos principais produtores da região norte-rio-grandense.

Lagoa Nova era só uma cidade serrana, com o potencial agrícola já definido, mas a partir de alguns projetos implantados, o município desperta para uma nova atividade que não havia sido explorada, o TURISMO. Este segmento na localidade é propiciado pelo clima, solo e localização geográfica do município.

Sendo assim foi despertado o interesse de aprofundar o conhecimento sobre os atrativos turísticos em Lagoa Nova por se tratar de uma localidade que está ganhando investimentos por parte de empresários ligados a essa atividade. Para entender como esse setor vem se desenvolvendo na localidade, e em toda a região do seridó, deve-se fazer uma análise interpretativa. Sendo assim despertamos o interesse de nos aprofundarmos no assunto sobre os atrativos turísticos em Lagoa Nova.

Partindo disto, desenvolvemos um projeto de pesquisa que abordou o tema “Natureza, história e cultura: Tecendo a trama do turismo seridoense” o qual aumentou nosso interesse e, portanto a necessidade de ampliar os conhecimentos sobre o tema. Para tanto desenvolveremos este trabalho com o titulo “LAGOA NOVA: O DESPONTAR DO TURISMO SERRANO NO SERIDÓ” com a finalidade de analisar o fenômeno do turismo no município de Lagoa Nova através dos seus atrativos turísticos reais e potenciais e sua formação histórica e geográfica. Para tanto foi feita uma pesquisa bibliográfica, realizada em fontes como o acervo da biblioteca pública do município de Lagoa Nova, na secretária municipal de turismo e no acervo da prefeitura municipal, os quais abordam teoricamente o tema e alguns objetos de estudo. Além de pesquisas de campo na cidade utilizando técnicas de observação in lócus e de entrevistas e conversas com populares e pessoas ilustres que conheceram e participaram de momentos importantes no desenrolar da história do município de Lagoa Nova.

Para isto pesquisamos e organizamos neste projeto de pesquisa, através de capítulos onde os relacionamos numa ordem cronológica de acordo com a história da cidade, seus aspectos geográficos e econômicos, além de suas manifestações sociais e culturais.