Em minha experiência enquanto professor de Kung Fu pude notar que o indivíduo praticante desta Arte Chinesa, desenvolve um melhor comportamento social através dos códigos de Ética e Moral que predominam desde á época de Confúcio.  Essa ética com destaque na pratica  das aulas, pode-se adequar a personalidade do aluno de acordo com os movimentos culturais e sociais vivido nas diversas situações, se ajustando com as classes socioeconômicas em desnível entre os alunos estudantes desta Arte marcial Chinesa.

Este pequeno estudo, servirá como um dos guias de informações para Professores, Sociólogos, Psicólogos, e demais admiradores da Arte do Kung Fu, que queiram uma melhor compreensão dos aspectos da estrutura  e fundamentos desta Arte Marcial de origem Chinesa mundialmente conhecida.

Esse tema de estudo foi desenvolvido a partir de experiências pessoais e revisão literária.  -  Natali (1991)  afirma que Á filosofia e a ética moral do Kung Fu melhora e muito o comportamento social do aluno negrito meu.

A palavra KUNG FU pode ser traduzida como Maestria  Habilidade e eficiência

Na China , a palavra KUNG FU nunca é utilizada para designar a arte marcial ;

Dá-se preferência para o uso de dois outros termos.

A saber:

WU SHU ( WU = guerra e SHU = arte .

KUO SHU - ( KUO = nacional e SHU = arte.

As palavras WU SHU , serve para designar todas as artes guerreiras, militares marciais.

Para que possamos  avaliar melhor o KUNG FU e sua sabedoria , devemos primeiro compreender um pouco da mente chinesa , através de sua cultura e filosofia.

O KUNG FU pode ser desmembrado por suas bases no Taoismo, Confucionismo e  Chan  (Zen) . O conceito do Tao é um aspecto bastante singular filosófico na doutrina chinesa do KUNG FU.

R. Parulski  1996 , afirma que as disciplinas do KUNG FU deve-se a Confucio .

Que através desse modelo disciplinar que os alunos desenvolvem um melhor comportamento social

Confucio ; O GRANDE MESTRE:

Conhecido na China pelo nome de Kung Tzu, nasceu em 551 a.C., em Lu no sul da China, na província de Shantung. Confucio morreu em Lu,479 a.C.

O relato mais detalhado da vida de Confúcio encontra-se no SHIH CHI (86 a C.). Por meio dessa fonte, sabemos que Confúcio era pobre em sua juventude, e, com pouca idade foi promovido á superintendente dos campos. Perdeu sua posição política  e vagou pela china por 13 anos.

Durante esse tempo encontrou uma oportunidade de realizar seu ideal de reforma política e social, na qual os chineses ainda guardam muito até hoje dessa época remota.

Confucio deixou grandes obras literárias. Entre elas , I-CHING (livro das mutações), SHU SHING (livro de história), LI CHI (livro de cerimonia e ritos), CHUN CHIU (anais da primavera e do outono).

Confucio nos deixou o respeito que temos nas artes marciais chinesa.

Por exemplo: veneração ao mestre , respeito e obediência aos professores e colegas mais graduados,  todas as reverencias de respeito que fazemos ao entrar e sair da escola.

Ao contrario de qualquer outra arte marcial , o KUNG FU é um sistema integrado, levando em conta  Métodos físicos , Métodos de meditação, Praticas de cura, Filosofias e Ética moral.

A parte de WU-SHU refere-se as praticas voltadas para as artes de guerra.

Como o KUNG FU é um termo coletivo, leva-se em consideração muita faceta da arte, assim como muitos ramos e subdivisões das habilidades.

Por conseqüência , escrever algo completo referente ao KUNG FU é praticamente impossível, já que seriam necessárias muitas existências para estudar todos os diferentes estilos e variações de família, escolas e sistemas estabelecidos.

O máximo que pode se fazer é dar uma olhada em alguns sistemas.

Não existe idade certa para começar aprender o KUNG FU;

Há muitas opiniões para serem consideradas! Para uma pessoa envolvida  em sistema com muitas acrobacias,  quanto mais cedo melhor.

Porém  para os sistemas sem partes acrobáticas, poderá ser aprendido em qualquer idade.

Deve-se dizer , contudo, que qualquer pessoa consegue aprender qualquer arte em qualquer idade.

É absurdo pensar que , alguém jovem pode aprender KUNG FU melhor do que uma pessoa com mais idade .

Deve-se classificar o aluno em potencial como um indivíduo, medindo pontos fortes e fracos, em vez de julgar apenas pela idade.

Na China antiga, alguém para se tornar membro de uma escola,  que era quase sempre um grupo seleto de alunos, haviam de passar por tarefas fáceis e difíceis do trabalho de manutenção da escola . Essas tarefas eram divididas entre outras , como por exemplo:

  • as longas horas de praticas coletivas e individuais,
  • aprendizado de filosofia e religião vigente,
  • estudo social
  • história
  • alquimia
  • medicina chinesa (com ervas e acupuntura, etc.). uma verdadeira universidade.

Naquela época as escolas de KUNG FU eram consideradas uma porta para um novo mundo.

Após examinarmos rapidamente a estrutura do KUNG FU notamos um verdadeiro conceito de arte refinada .As antigas escolas possuíam informações  e disciplinas em matérias, que deixariam desbancados nossos estudantes liberais  de Arte .

Somente para se ter uma idéia ,as escolas de KUNG FU  desenvolviam os seguintes tópicos: entre outros - Medicina, Musica, Fabricação de Armas, Religião , Cartografia, História, Matemática, Línguas e Traduções, Tecnologia Agraria  e naturalmente defesa pessoal do KUNG FU .

Em resumo o objetivo deste pequeno trabalho, foi comparar o perfil de comportamento social entre os estudantes e não estudantes de KUNG FU.

Podemos notar que os alunos naquela época, deviam ter mais predicados do que ser somente um bom lutador.

Sabemos que o povo chinês é conservadores de suas tradições.Tanto que ainda hoje é comum a cobrança de comportamento nas escolas de KUNG FU  quando as aulas são ministradas por professores com boa formação .

Em  30 anos de prática no KUNG FU entre os quais 20 anos como professor, pude notar muitas mudanças em alunos considerados de péssimo comportamento,  não só em meus alunos, como também em alunos de outros professores.

Muitos dos quais já propensos ao  mundo da vadiagem  e até mesmo do crime, que após algum tempo de prática foram moldados numa mudança radical. Estes, estão hoje estudando, trabalhando e praticando KUNG FU ,desfrutando da confiança de seu professor e também da sociedade.

O KUNG FU é uma arte marcial que vem crescendo muito no Brasil e no mundo justamente por esse diferencial em  relação as outras artes marciais. Ainda hoje é muito comum ver um professor de KUNG FU  reunindo seus alunos para cobranças filosóficas, conhecimento escolar de base e comportamento social  como nos moldes antigos.

Eu enquanto professor de KUNG FU procuro dar ênfase aos fatores intelectuais, emocionais, sociais, experiências  e específicos. Posso notar melhoramento em curto prazo.

Podemos concluir que realmente existe uma grande diferença de perfil psicológico no comportamento social entre adultos e crianças praticantes e não praticantes de KUNG FU.

Chegamos a conclusão de que as pessoas praticantes de KUNG FU possuem um melhor nível  no comportamento social  quando comparados aos elementos não praticantes ou praticantes de outras artes marciais.

Podemos afirmar também, que graças à tradição chinesa a Arte do KUNG FU ainda mantém as suas raízes.

Bibliografias consultadas:

Parulski,  George R .Jr. / os segredos do Kung Fu - editora Record de imprensa S.A R.J. 1996.
Natali,  Marco; O espirito marcial, Psicologia e Filosofia - Editora Tecnoprint S.A. 1991.
Henji Tsu Too / Kung Fu Arte marcial para todos - Cia Brasil Editora 1977