KARDEC E SUA OBRA

 

Hoje publicaremos a relação das obras de Allan Kardec:


1) O Livro dos Espíritos (1857): Esta obra traz os fundamentos do Espiritismo e expõe, através de respostas dadas por espíritos superiores, a síntese da filosofia espiritualista. Sua primeira edição, foi dividida em 3 partes, contendo 501 perguntas. A segunda edição, de 1860, já aparecia dividida em 4 partes, contendo as atuais 1018 questões.

 

2) Revista Espírita - Jornal de Estudos Psicológicos - Volumes I a XII entre 1858 e 1869: Publicação mensal composta de artigos e comunicações obtidas, principalmente, na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. Nas palavras do próprio Kardec: "O relato das manifestações materiais ou inteligentes dos Espíritos, aparições, evocações, etc., bem como todas as notícias relativas ao Espiritismo. - O ensino dos Espíritos sobre as coisas do mundo visível e do invisível; sobre as ciências, a moral, a imortalidade da alma, a natureza do homem e o seu futuro. - A história do Espiritismo na antiguidade; suas relações com o magnetismo e com o sonambulismo; a explicação das lendas e das crenças populares, da mitologia de todos os povos, etc..."


3) Instrução Prática sobre as Manifestações Espíritas (1858):
Obra contendo diretrizes básicas para a prática da mediunidade.

 

4) O que é o Espiritismo (1859): Pequeno livro que traz os princípios básicos do Espiritismo.

 

5) Carta sobre o Espiritismo (1860): Em resposta a um artigo publicado na Gazeta de Lyon.

 

6) O Livro dos Médiuns (1861): Trata da mediunidade, em seus aspectos teórico e experimental. Considerado o livro científico da doutrina espírita.


7) O Espiritismo em sua Expressão mais Simples (1862): Pequeno livro para iniciantes no estudo doutrinário.


8) Viagem Espírita em 1862 (1862): Contém diversos discursos feitos por Kardec ao iniciante movimento espírita da França, quando ele percorreu suas principais cidades. É o registro da viagem que ele realizou a partir de 1860.

 

9) Resposta à Mensagem dos Espíritas Lioneses por ocasião do Ano Novo (1862): Opósculo que Kardec dirigiu ao movimento espírita de Lyon, sua cidade natal .

 

10) Resumo da Lei dos Fenômenos Espíritas, ou Primeira Iniciação (1864): Mais um livrete voltado aos iniciantes do Espiritismo.


11) O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864): Trata da parte ético-moral da doutrina espírita, trazendo uma nova interpretação do Evangelho Bíblico de Jesus de Nazaré, analisado à luz do Espiritismo. Em sua primeira edição, chamava-se "Imitação do Evangelho Segundo o Espiritismo", adquirindo o nome definitivo a partir da segunda edição de 1865.

 

12) Coleção de Composições Inéditas (1865): Pequeno livro que contém trechos de "O Evangelho Segundo o Espiritismo".


13) O Céu e o Inferno, ou A Justiça Divina Segundo o Espiritismo (1865): "As penas e gozos segundo o Espiritismo". É um detalhamento da quarta parte de "O Livro dos Espíritos". Traz o aprofundamento de alguns conceitos cristãos, segundo a ótica espírita: A vida após a morte, o Céu, o Inferno, o Purgatório e a Justiça Divina.


14) Coleção de Preces Espíritas (1865):
Obra feita a partir de trechos de "O Evangelho Segundo o Espiritismo".

 

15) Estudo acerca da Poesia Medianímica (1867): Coletânea de poesias recebidas pelo médium Vavasseur, em que Kardec coloca seus comentários e interpretações.


16) Caracteres da Revelação Espírita (1868): Obra que contém trechos extraídos da Revista Espírita.


17) A Gênese, os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo (1868): Obra de caráter científico e filosófico, é dividida em 2 partes: A primeira, detalha a criação tanto material quanto orgânica e espiritual; a segunda parte trata de Jesus, dos milagres e das predições.

 

18) Obras Póstumas (1890): Publicada após o desencarne do mestre lionês, esta obra traz uma coletânea de textos inéditos que tratam de diversos assuntos como música, prece, história do Espiritismo e outros.

 

 (*) Fonte: http://www.espiritnet.com.br/kardec2.htm