SMC em 2009 - Grupos de Capoeira do Ceará
Foto: Gerson do Valle
Grupos de Capoeira do estado do Ceará irão realizar projeto denominado "Sou craque na Capoeira e nas drogas dou rasteira". O objetivo é debater com autoridades, sociedade, entidades ligadas e pessoas preocupadas com a propagação das drogas na nossa capital, buscando uma forma de combate, usando neste caso, a Capoeira como meio de inclusão social. Estão envolvidos neste projeto cerca de 15 (quinze) Grupos de Capoeira da Capital e do Interior do Estado.

Em todo o Brasil, mais especialmente em nosso Estado, as drogas têm proliferado de maneira assustadora, levando muitos dos nossos jovens ao seu consumo e a morte; porem a Capoeira como instrumento disciplinador vem ocupando espaço de destaque nesse contexto e oferecendo contribuições significativas através de seus educadores.

Segundo o IBGE, 62% da população cearense vivem abaixo da linha da pobreza, em contraste com uma desigual concentração de renda nas mãos de uma minoria; o desemprego atinge 200 mil pessoas, principalmente os jovens. O consumo do crack em nossa capital, uma droga com o poder altamente nocivo e com capacidade veloz de degradação humana, tem crescido de forma assustadora entre a juventude, soma-se a isso o fato de Fortaleza conviver com mais de 700 favelas, a maioria sem previsão de políticas publicas de educação, cultura ou lazer, medidas estas que poderiam contribuir para amenizar sensivelmente o devastador quadro social que vem sendo mostrado diariamente.


Ver. Iraguassú, Alunos,Professores, C.Mestres e Mestres em
Capoeira - Foto Arquivo Gerson do Valle 

Desde 2007, o médico e vereador Iraguassú Teixeira PDT/CE, tem dado sua contribuição através de emenda parlamentar para alguns Grupos de Capoeira em Fortaleza, nas emendas para 2010, o parlamentar destinou R$ 160.000,00 o qual irá contemplar 15 Grupos de Capoeira e R$ 20.000,00 para a realização da Semana Municipal da Capoeira de 2011, projeto de lei 9041/05, que este ano terá como tema: "Sou craque na Capoeira e nas drogas dou rasteira". As emendas foram destinadas para que sejam executadas pelas Secretarias de esportes e lazer (Secel) e cultura de Fortaleza (Secultfor).

A Capoeira é sem sobra de duvidas na atualidade uma das maiores ferramenta de inclusão social no combate as drogas no nosso País, se não vejamos: como produto da cultura popular e esporte, podem e devem contribuir para reverter esse quadro e favorecer a aproximação das pessoas, valorizando-as pelo que são, em essência, e não pelas suas condições sociais e materiais. Contribui também para a construção de espaços democráticos, onde todos tenham direitos e oportunidades iguais; para a compreensão das relações entre passado, presente e futuro; sobretudo, para despertar a consciência política e a capacidade de afirmação da cidadania e dos direitos humanos fundamentais.

SMC em 2009 - Passeata no calçadão da Praia de Iracema
Foto: Gerson do Valle

Professores, Contra Mestres e Mestres em Capoeira são líderes e formadores de opinião e podem contribuir positivamente para despertar uma sociedade mais consciente, tolerante e fraterna. O processo de transformação já começou e deve continuar, promovendo mais políticas publicas para fomentar projetos de inclusão nas áreas afins, justiça e fraternidade entre os homens e entre as nações.

Seja nosso parceiro e colaborador, una-se na construção deste projeto e juntos vamos dar uma rasteira nas drogas.

Maiores informações: Mestre Gerson do Valle ? Cel. 085. 9954-8989 / 8754-2803 e 8107-6104 
Email. [email protected]

Copia das Emendas: