Seja por suas diversidades naturais, seu importante centro comercial ou os registros históricos que são respirados por todos os lugares, Jundiaí agrada seus moradores e é uma das cidades mais ricas e inspiradoras do estado de São Paulo e do Brasil e, para mim, é a cidade que mais alia lazer, bem estar e boa qualidade de vida, no país. Além disso,foi apontada primeiro lugar do ranking de municípios com melhor serviço público do país.

As qualidades e boas impressões na terra da Japi não param por aí. Segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Jundiaí é a quinta cidade com maior qualidade de vida do Brasil. Suas ruas e avenidas misturam o verde da preservação da natureza, junto com os asfaltos e recapeamentos bem feitos.

Outro ponto positivo nessa cidade, é que, apesar de ser considerado interior paulista, a cidade fica muito próxima da capital São Paulo. Pouco menos de 60 km separam os dois pontos, o que dá em torno de 1h de viagem.

Então, para quem tem tempo nos finais de semana e gosta de conhecer coisas novas e passear por lugares diferentes, como eu, sem ter que pegar um avião, é uma ótima pedida. Os pedágios não caros. Claro, é sempre bom ficar de olho na manutenção do carro, dos pneus, troca de óleo e do seguro auto, pois apesar de contar com boas estradas, o caminho pode dificultar e ninguém gosta de ser pego desprevenido.

Para mim, a melhor e maior parte dos encantos naturais de Jundiaí está concentrada na Serra do Japi, que consiste em uma reserva de mata Atlântica que conta com belas paisagens, trilhas, mirantes, cachoeiras e piscinas naturais. Qualquer um pode ter acesso ao local paradisíaco pelo bairro Eloy Chaves.

Por lá, você seguepelo Trial, um caminho incrível, cheio de cor e natureza. Respirando ar puro, você caminha por cinco quilômetros até chegar à reserva. Nada melhor do que poder dar vida aos seus pulmões e ainda admirar belas paisagens, não é mesmo? Mas algumas exigências devem ser respeitadas: somente 15 pessoas por dia podem entrar na reserva, sempre com o acompanhamento de monitores e guias que auxiliam e informam.

Diferente de mim, tem pessoas que preferem barulho, agitação, restaurantes e lojas, essas também podem se aproveitar de tudo que Jundiaí oferece. Quem quiser, pode circular pelo Centro. Outra opção é a visita ao Jardim Botânico, que conta com mais de 148 mil metros quadrados. É um parque que não recebe muitas pessoas durante o dia, mas me encanta e chama minha atençãopela paisagem e o ar paradisíaco, jardins temáticos, trilhas, cachoeiras, estufas com belas flores e lagos naturais.

Além disso, como toda cidade histórica que se prese, Jundiaí possui alguns museus que valem a pena uma visita. O meu favorito é o Museu Ferroviário, seu acervo conta com réplicas perfeitas de locomotivas a vapor, maquetes de ferromodelismo, além de máquinas, ferramentas e mobílias de vagões e estações de época, que fazem parte da história da cidade.

 Rebeca Fernandes