Uma pesquisa feita pela Rizzo Franchise em 2009 apontou que os jovens eram donos de 16% das franquias em funcionamento no país. Uma franquia de escola de idiomas pode ser um ótimo negócio para esse público. Eles formam a Geração Y e possuem entre 18 e 34 anos. Um novo levantamento feito pela Global Entrepreneurship Monitor indicou que a marca de empresários brasileiros nessa faixa etária chegou a 52%.

Esses jovens, oriundos de uma geração digital, habituados aos avanços tecnológicos e ao dinamismo dessa era, são mais ousados e estão investindo em franquias como forma de ingressar no mercado. As queixas da falta de oportunidades em empresas privadas somadas à estrutura e ao suporte que as redes oferecem dão a segurança necessária para que eles se arrisquem. As franquias proporcionam a independência de um negócio próprio, com os benefícios de um plano de negócios testado e estratégias de venda e marketing aprovadas.

Por que uma franquia de escola de idiomas?

O bom desempenho da economia no país é um fator de relevância inquestionável para que esses jovens resolvam investir em uma franquia. A maioria dos que passam uma temporada morando no exterior volta mais decidida a montar negócios próprios, principalmente que tenham retorno rápido.  Eles relatam que a experiência em outro país oferece uma boa base para conduzir uma empresa. Para esses jovens, o relacionamento com pessoas diferentes, culturas e classes diversas, faz com que se adquira humildade para efetuar tarefas de toda sorte e capacidade de achar soluções em situações adversas.  

Preparados para assumir a responsabilidade de uma empresa, eles baseiam-se no fato de que os grandes eventos esportivos que serão realizados no Brasil atrairão muitos investidores de todo o mundo na hora de escolher uma franquia.

A idade é o maior obstáculo quando se trata de ensino, porque é difícil transmitir credibilidade para os alunos sendo tão jovem, mas a certeza de que esse mercado tende a crescer é o que mais motiva a escolha de uma franquia de escola de idiomas como investimento.