Jovens! Como Estamos Aproveitando as Oportunidades?

 

 

Leitura do texto do Evangelho segundo escreveu Mateus. 25. 1-13

 

PARÁBOLA DAS 10 VIRGENS

 

1.Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.

2.E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.

3.As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.

4.Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.

5.E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.

6.Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.

7.Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.

8.E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.

9.Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.

10.E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.

11.E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.

12.E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.

13.Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.

 

 

1. OPORTUNIDADE

Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.”(Autor desconhecido).

 

a) Definição:

 

Possibilidade de melhorar, ocasião favorável. Visão do futuro, de algo novo que traga benefícios.

 

b) Quem tem oportunidade?

 

Todos. Todos temos possibilidades de melhorar!

 

c) Quem não têm oportunidades?

 

Os Mortos”, pois eles não reagem, não podem fazer nada por eles mesmos, são carregados para qualquer "buraco"; Seu final é ser comida de minhocas! Que pena! Contudo, ainda existem Jovens assim nos bancos de nossas igrejas! (jovens- sem vida – mortos, inclusive espiritualmente) Mal começaram as suas caminhadas e já estão cansados, passivos, derrotados, jogaram a toalha, totalmente sem vida!

 

O jovem é um indivíduo chave na sociedade e é um agente importantíssimo na Igreja de Cristo.

Momentos que antecederam a Praga dos gafanhotos (8ª praga) enviada ao Egito, O Faraó não queria deixar (dentre os hebreus) que certas classes de pessoas deixasse o Egito, dentre eles os jovens. Como aborda o extrato bíblico do livro do Êxodo 10.9.

 

"9.E Moisés disse: Havemos de ir com os nossos jovens, e com os nossos velhos; com os nossos filhos, e com as nossas filhas, com as nossas ovelhas, e com os nossos bois havemos de ir; porque temos de celebrar uma festa ao Senhor."

 

Juventude é sinônimo de força! Todo jovem tem possibilidade de ser um grande potencial físico, mental, e principalmente espiritual. O diabo sabe dessas qualidades e sabe que não tem condição de mudar isso, porque Deus os fez assim vigorosos. Contudo, esse inimigo das nossas almas pretende manipular esse vigor juvenil para o mal, transformando os jovens em verdadeiras “POTÊNCIAS SEM CONTROLE”. Por isso, essa massa precisa ser lapidada, instruída, ensinada…

 

Atualmente, a carga de informações que nossos jovens recebem extrapolam o senso dos valores morais, transmitindo conceitos fortemente hedonistas (busca do prazer sem limites), comprometendo intensamente a sociedade futura. A massa juvenil está atualmente está moldando elementos " sem noções das coisas" ou seja, loucos!

 

Por isso, jovem pergunte a você mesmo:

que jamais pode ficar ocioso. Um dos problemas mais perceptíveis é a falta de uma ROTINA.

- Jovem! Você é prudente ou é louco? (Mt. 25.2)

 

d) Como as oportunidades aparecem ?

 

Ocasionalmente (condições, requisitos, situações); e

 

Construindo elementos. (planejamento, organização e foco), exemplo: Daniel, capítulo1.

 

Daniel e seus amigos, mesmo sob uma condição adversa, esforçaram-se, pois sabiam que iam ser submetidos a processos seletivos. Lembremos: No Livro do Profeta Daniel 1.3, 4, 18, 19, e 20 eles sabiam que seriam submetidos a uma espécie de CONCURSO, pois as melhores posições assistiriam o Rei Babilônico Nabucodonosor.

 

"3.E disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, e da linhagem real e dos príncipes,

4.Jovens em quem não houvesse defeito algum, de boa aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e doutos em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para assistirem no palácio do rei, e que lhes ensinassem as letras e a língua dos caldeus.”

 

Bem! Daniel não foi um “bobão”, ele fez diferente!

Quer dizer que Deus abriu a cabeça de Daniel e dos seus amigos para que eles aprendessem as ciências e culturas babilônicas como um passe de mágica? Acho que não! lembremos que eles tiveram um determinado tempo para aprender. Não sabemos se o tempo era suficiente. O que sabemos é que eles estavam vivenciando um quadro muito adverso ( eles ainda eram escravos!) Nesse tempo, qualquer manifestação do Rei poderia colocá-los em uma situação pior ou fatal (a morte). Mas isso não foi motivo de desânimo a eles.

 

18E ao fim dos dias, em que o rei tinha falado que os trouxessem, o chefe dos eunucos os trouxe diante de Nabucodonosor.

19E o rei falou com eles; entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; portanto ficaram assistindo diante do rei.

20E em toda a matéria de sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu reino."

 

Será que eles foram submetidos a esse processo de escolha somente com seus conhecimentos básicos? Claro que não! Poderia ser básico no início do processo, contudo na hora da avaliação eles estavam “afiadíssimos”. Será que eles perderam noites acordados zoando, murmurando, conversando besteiras ou se dedicando a coisas fúteis? Ou eles promoveram o seu próprio sucesso com ações que valiam a pena! Reflitamos nesta última consideração!

 

e) Quem aproveita as oportunidades? Ou melhor, quem tem a possibilidade de sobressair!

 

- Os diferentes; Exemplo: Daniel 1.8 - "E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar."

A palavra chave neste trecho acima é a ESCOLHA ,"...propôs no seu coração..."

Lucas 2.40, 46 e 47 - 40." E o menino ia crescendo e fortalecendo-se, ficando cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele. 46. E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.47. E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas."

Observem, Jesus estava no meio de pessoas intelectuais, ouvindo-os e perguntando-lhes. Então, Questionemos o nosso interior : Com quem estamos andando? O projeto de vida desse amigo visa melhorar a vida ou gozá-la de modo irresponsável e indolente?"

 

- Os que dominam a Comunicação (sabem se expressar);

 

- Os que se atualizam (notícias, informações principalmente tecnológicas);

 

- Os que se preparam; Notas baixas na escola expressam um futuro medíocre...

 

- Os que não desperdiçam tempo; Não consegue sair das redes sociais, 24 horas por dia! Lembre-se você precisa de concentração para desenvolver suas atividades (trabalho, estudos, reflexões...)

 

- Os que perseveram; quem disse que tudo na vida do Crente é só vitória? Também há derrotas! Porém, muitos desistem após a primeira tentativa, obstáculos, decepções...

 

- Os que reagem mais cedo. (aproveitam mais!) A palavra-chave é PERCEPÇÃO.

Jovens QUE POSSUEM OBJETIVOS sempre observam situações por vários pontos de vista. Conseguem reagir mais rápido, quando algo pode dar errado. E se não há tempo de consertar antecipadamente, conseguem contorna situações difíceis, ou seja, são pró-ativos. E por isso, destacam-se mais, ganham projeção!

 

2) CONCLUSÃO:

 

Sendo assim, podemos afirmar que todo jovem tem um grande potencial. Ele precisa assimilar Segundo o livro de Eclesiastes 1.1. "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito (objetivos) debaixo do céu". Toda pessoa, incluindo o jovem deve ter uma rotina certa – estudo, leitura, auxilio nas atividades domésticas, lazer, igreja, responsabilidades... Como já foi mencionado, eles são peças importantes para Deus, para família, para sociedade. O jovem é a força de toda nação e deve marcar sua posição.

 

Algumas oportunidades para o Jovem Cristão se dedicar:

 

 

I- INDIVIDUAIS

 

Amar Deus sobre todas as coisas;

 

Honrar seus pais;

 

Respeitar os mais velhos;

 

Ler a Bíblia diariamente e praticar;

 

Separar um tempo para orar;

 

Evangelizar;

 

Dizimar;

 

Ser bom filho, bom aluno, excelente cidadão (respeitar as leis);

 

 

II - NA IGREJA

 

Chegar no horário;

 

Participar da Santa Ceia;

 

Interagir com colegas (+ visitantes);

 

Orar em grupo; Participar das Atividades;

 

Participar dos Eventos; e

 

Assumir sua posição como Membro;

 

Amados Mancebos lembremos:

 

"Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida." (Autor desconhecido)

 

Aproveitem as oportunidades!

 

Que o Senhor os abençoe abundantemente!

 

 

 

Por Jhalyson Lira