O jornal australiano The Sydney Morning Herald preparou um guia turístico para aqueles que virão ao Brasil assistir a Copa do Mundo no mês de junho. O artigo faz uma contagem regressiva, dizendo que faltam apenas cinco meses para o evento, destacando pontos negativos, como o atraso nas obras, e os positivos. “[...] Cenários de praias e corpos cintilantes, a beleza da floresta Amazônica, a arquitetura surpreendente, cachoeiras e animais selvagens”, enfatiza o texto.

Apesar de não ser um país apaixonado por futebol, a Austrália possui muitas coisas em comum com o Brasil, principalmente o clima e o ar ‘praiano’ de algumas cidades. O artigo diz que todas as pessoas que desembarcarão por aqui serão vencedoras, pois a Copa é um dos acontecimentos mais populares do mundo.

O texto também destaca algumas dificuldades que os turistas poderão encontrar, principalmente se tratando da distância de um país para o outro. “Viajar ao país nessa época, no entanto, é um desafio logístico assustador em vários aspectos: encontrar um lugar para ficar, se locomover e tentar desfrutar da experiência em meio a todas as armadilhas para turistas, como engarrafamentos e potenciais protestos políticos”, explica o artigo.

De um jeito bem irônico, o jornal australiano também falou sobre os aumentos abusivos nos preços de hotéis e companhias aéreas. “Se você ainda não comprou suas passagens, tome uma bebida bem forte antes de continuar a ler”. Em seguida, a matéria destaca valores de voos que giram em torno dos US$ 3 a 4 mil por pessoa.

O artigo também dá ênfase ao tamanho territorial do Brasil, dizendo que o nosso país é 10% maior do que a Austrália. O autor também dá algumas dicas de passeios pelas praias de Natal, Recife e Fortaleza, além de descrever algumas cidades como o ‘esplendor colonial’ de Salvador, a influência argentina de Porto Alegre e as extraordinárias Cataratas do Iguaçu, no Paraná. Informações sobre hotel em Paraty, Rio de Janeiro e Brasília também receberam notoriedade.